Vamos conhecer agora sete dicas incríveis para aprimorar seu atendimento. Um atendimento eficiente é o primeiro passo para conquistar e, mais do que isso, fidelizar clientes.

Mas chegar a um serviço de excelência não é tarefa fácil e depende de um processo bem elaborado para atingir seus objetivos.

Abaixo preparamos uma lista com 7 dicas incríveis para aprimorar seu atendimento e te ajudar na arte do atendimento ao cliente:

1 – Conheça bem o seu cliente

Não basta apenas conhecer o seu produto, é preciso também conhecer bem o seu público alvo, e delimitar seus gostos, hábitos, faixa etária e etc. É necessário entender o que o seu cliente valoriza, e como o seu produto pode agregar valor para ele. Caso contrário, não será possível montar uma estratégia de venda adequada, na qual o cliente sinta de alguma forma uma identificação com o produto ou serviço. Por isso que apresentar o produto para o público errado ou da maneira errada pode ser fatal. Delimitar o público alvo é fundamental para fidelizar clientes.

2 – Aprenda a se comunicar com seu público

Após conhecer bem o seu cliente é preciso traçar a melhor estratégia para divulgar seu produto ou serviço. Lembre-se que mais importante do que falar sobre preços e promoções é mostrar para o cliente como o produto pode ajuda-lo. Fazer o cliente compreender a importância deste produto para ele é o primeiro passo para que o cliente confie em você e deseje seu produto.

3 – Atendimento de excelência sempre

Na hora de atender o seu cliente é importante ressaltar que não importa apenas o momento do atendimento em si, mas o processo como um todo. Não adianta tratar seu cliente com cortesia e atenção, se alguma outra parte do processo deixa a desejar. A qualidade do produto e a entrega no prazo são exemplos. Um atendimento de excelência é aquele que faz o cliente se sentir especial e o deixa satisfeito por completo. Além disso, para fidelizar clientes esse atendimento precisa ser de excelência sempre, não apenas da primeira vez que o cliente procura.

4 – Não seja Ansioso

Estudos mostram que ao entrar em contato com um produto pela primeira vez as pessoas ainda não estão preparadas para comprá-lo. Por isso, antes de fidelizar clientes, é necessário criar estratégias para que os clientes em potencial façam conexão com o produto e sintam confiança na marca. Não adianta ter pressa para fechar a venda rapidamente, é importante valorizar o relacionamento com o cliente que a venda virá como uma consequência.

5 – Atenção com os Prazos

Conforme dito anteriormente, para fidelizar clientes é importante ficar atento a todo processo, não adianta apenas encantar clientes e vender, é preciso atender, ou até mesmo superar as expectativas do cliente. Se o seu produto ou serviço precisa de um prazo para ser entregue, sempre informe um prazo maior que o necessário e busque a melhor alternativa de entrega. Estude bem as possibilidades e verifique o que se encaixa melhor dentro da relação custo benefício. Caso algum problema faça o prazo precisar ser prorrogado, informe ao cliente e garanta a ele todo suporte necessário. Além disso conceda outros benefícios como forma de se desculpar pelo transtorno.

6 – Esteja presente também no Pós Venda

Tenha em mente que a cada venda efetuada a relação com o cliente está apenas começando.

Por isso é importante criar mecanismos para ter acesso posteriormente a esse cliente e então enviar (por e-mails, cartas, mensagem de texto, telefonemas…) ofertas, promoções, brindes, convites e tudo o mais que servir de estratégia para uma nova venda. Além disso, essa é uma excelente estratégia para se manter presente e fazer com que seu público alvo sempre se lembre de sua marca.

7 – Meça a Satisfação do Cliente

Além de todas as dicas acima é de suma importância estar atento e medir a satisfação do cliente, uma vez que apenas assim será possível ao empreendedor compreender. Quais as melhores estratégias para converter vendas, quais produtos ou serviços deixam seus clientes mais satisfeitos, qual a qualidade do seu atendimento e etc.

Por isso de sempre atenção ao que seu cliente diz, haja de forma enérgica diante dos problemas e não esqueça:

– Mapeie as falhas rapidamente
– Tenha um protocolo para resolvê-los
– Tenha uma comunicação clara e eficiente para evitar que o problema se multiplique
– Seja humilde e sincero com seu cliente
– Alinhe as falhas em equipe e implemente melhorias de processos e treinamentos.

Com base nessas dicas fica claro de aprimorar o atendimento não é uma tarefa simples, porém com dedicação é plenamente possível e, sem dúvida, lhe trará muito retorno positivo. Espero que tenha gostado e deixe seu comentário!

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