WhatsApp API não oficial: 5 principais desvantagens de utilizá-lo 1

Clique para ouvir em formato de Podcast! 👆🏻

Com o uso frequente do WhatsApp para fins comerciais, empresas passaram a adotar o aplicativo como ferramenta de atendimento e vendas. Com isso, o WhatsApp criou a versão API, que possibilita uma comunicação com mais autonomia, eficiência e inteligência. 

A versão API é indicada para empresas que têm um fluxo intenso de atendimento pelo whatsapp e precisam de funcionalidades que não estão disponíveis no WhatsApp convencional ou no Business. 

Agora que você já entendeu o que é WhatsApp API, é hora de conhecer os dois formatos utilizados no mercado: oficial e não oficial. A versão oficial é homologada, está de acordo com a LGPD e oferece várias funcionalidades com qualidade e segurança.

  • Mais de um usuário atendendo
  • Base de clientes de qualidade
  • Integração eficiente com outras plataformas
  • Indicadores de atendimento
  • Segurança para o seu número

Já a versão não oficial é dependente do celular e, por isso, apresenta vários problemas que podem prejudicar o seu atendimento. Neste artigo, vamos elencar os 5 principais.

1. Dependência do celular

A versão não oficial funciona como um reflexo do aplicativo no celular. Com isso, a operação fica ligada às limitações do seu aparelho. Por exemplo, se a bateria do celular acabar ou o visor desligar, você perde a conexão. Ou seja, você tem que permanecer 24hs por dia com o celular ligado. Mesmo com softwares próprios para mantê-lo ligado ininterruptamente, uma hora pode acontecer algum problema e sua conexão ser perdida.

Outros exemplos:

  • Problemas na versão do celular
  • Falta de memória 
  • Backup inesperado
  • Atualizações inesperadas
  • Problemas de conexão

2. Lei Geral de Proteção de Dados

A versão não oficial não está de acordo com a LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em maio de 2021, exigindo que empresas mudassem a maneira de lidar com dados de clientes e colaboradores. Seu objetivo é proporcionar mais segurança e privacidade para informações pessoais; email, CPF, digital, nome completo, telefone etc. A multa para empresas que não seguem a lei é de até 2% do faturamento, além das implicações legais.

3. Delay de mensagens

Como explicamos lá no início, a versão não oficial é um reflexo. Há um delay na velocidade em que as mensagens chegam. Isso prejudica o seu atendimento, imagine que o cliente enviou uma mensagem às 17h e você só recebe às 17h30, e que essa mensagem é uma cotação do seu serviço ou produto, e que ele enviou para mais 3 empresas. Será que a empresa que o respondeu mais rápido não vai ter vantagem na decisão de compra.

4. Atraso em receber atualizações

O WhatsApp está sempre realizando mudanças no aplicativo e atualizações nas políticas de privacidade. Essas mudanças não são entregues aos usuários da versão não oficial, o que prejudica o seu setor de atendimento. Além disso, não ter acesso às atualizações pode diminuir a qualidade do atendimento em relação às empresas que utilizam a versão oficial. 

5. Suspensão e bloqueio do número

Esse é um dos maiores perigos de utilizar a API não oficial. Com ela, muitas empresas fazem listas de transmissão, que não são permitidas pela LGPD e, por isso, fazem com que as mensagens enviadas corram o risco de serem consideradas SPAM. Uma das punições mais comuns é a suspensão e o bloqueio do número. Imagine que a sua empresa tem o mesmo contato há anos e perde, é um grande impacto para o seu negócio. 

Agora que você sabe todas as desvantagens de usar a versão não oficial, que tal pensar em mudar? 

Aqui na Tallos temos um time focado em te ajudar a adquirir o WhatsApp API oficial. Conosco, você terá todo o suporte de implantação da API, além das funcionalidades da nossa plataforma, que podem te ajudar a aumentar suas vendas no WhatsApp e em outros canais, como seu site, facebook messenger, telegram e email.

Confira algumas funcionalidades da nossa plataforma: 

  • Análise de emoções
  • Criação de chatbots
  • Indicadores de atendimento
  • Dashboards em tempo real
  • Organização de tarefas
  • Armazenamento de histórico e dados do cliente

Converse com o cliente por onde ele escolher e ajude a sua equipe a aumentar faturamento e oferecer um atendimento personalizado, eficiente e prático.
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento no WhatsApp, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da Tallos. Para conversar com um dos nossos especialistas em atendimento digital, clique aqui.

As 5 principais desvantagens de usar o WhatsApp API não oficial 3

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário