Atendimento integrado: os benefícios de centralizar seus canais de comunicação 1

Clique para ouvir em formato de Podcast! 👆🏻

Oferecer um atendimento diferenciado é fundamental para conquistar a nova geração de consumidores, que cresceram em meio a tecnologia e são acostumados com informações compartilhadas a todo momento e por vários canais. Para se destacar, é preciso focar em um atendimento capaz de atrair e encantar. É por isso que você está aqui, acertei?

Para começar, ter um atendimento integrado é fundamental. Essa é a base para que você possa desenvolver uma comunicação mais eficiente com os seus clientes. Um atendimento integrado pode trazer várias vantagens no mercado. Fizemos uma lista para te mostrar os benefícios de integrar seus canais de comunicação em uma única plataforma.

Nós vamos te ajudar a trazer o efeito “UAU” para o seu atendimento. Vem com a gente!

Mas antes de começarmos, você sabe o que é um atendimento integrado?

Imagine que você atende e vende por vários canais: facebook, WhatsApp, chat do seu site ou Telegram. É muito trabalhoso gerenciar cada um desses canais de forma separada. O mesmo acontece para canais de CRM; Agendor, Nectar, Pipedrive e RD CRM, por exemplo. A integração é uma forma de facilitar o compartilhamento de dados entre canais. 

Separamos 6 benefícios que você vai ter ao construir um atendimento integrado na sua empresa. Confira!

1. Rapidez no atendimento

Como falamos no início deste post, os consumidores atuais priorizam um atendimento ágil. Se um cliente fala com você, é muito importante que ele seja respondido rapidamente, mesmo que usando chatbots – uma ferramenta que pode desenvolver conversas de forma automatizada e integrada a canais de comunicação digital. 

As chances de perder uma venda apenas pela demora são grandes, principalmente no WhatsApp. Agora imagine que todos os seus canais de atendimento estão integrados em uma plataforma e quando o seu cliente falar, o seu time de atendimento só vai precisar checar em uma única ferramenta de atendimento, diminuindo o tempo de espera do cliente.

2. Resolução de problemas

Seu cliente está com um problema: comprou um produto e o prazo para entrega já expirou, mas ele ainda não recebeu. Agora, vamos supor que ele enviou uma mensagem de reclamação para o messenger, para o WhastApp e para o chat do seu site.

Se os seus canais forem gerenciados separadamente, é bem provável que o seu cliente demore mais para ser atendido, tenha 3 pessoas tratando o mesmo problema e, com isso, tenha uma experiência negativa com a marca. 

Quando você adota uma integração entre os canais de atendimento, é mais fácil fazer um trabalho de engajamento com um cliente que está insatisfeito, revertendo essa experiência negativa, além de gerenciar o seu time de atendimento para evitar casos de múltiplos atendimentos para um mesmo cliente. Muitos cancelamentos podem ser revertidos com a ajuda de um atendimento ágil e automatizado!

3. Um atendimento para encantar

Já ouviu falar em cases de sucesso de atendimento? Daqueles em que o atendente chama o cliente pelo primeiro nome ou pelo apelido? É o que chamamos de efeito “UAU”. A comunicação não é focada apenas em vender, tirar dúvidas ou resolver um problema. Há uma preocupação de deixá-lo encantado, proporcionando uma experiência diferente de atendimento..

Faça com que a sua marca seja referência de comunicação com os clientes. Para que isso aconteça, é preciso utilizar soluções inteligentes, com as integrações corretas para o seu negócio e assim alcançar o encantamento. Se você quer saber mais sobre a satisfação do seu cliente, basta conferir este outro post.

4. Praticidade para o seu time de atendimento

Antes de trabalhar a inovação com os clientes, é indispensável trabalhar dentro do seu time. Com as integrações você otimiza o tempo da sua equipe. Não importa de onde o cliente está falando, quando você tem um atendimento integrado, ele sempre vai cair no mesmo lugar. Sua equipe não precisa se preocupar em checar todos os canais. Tudo fica centralizado!

5. Organização

Se você já trabalhou com o time Comercial ou de CS (Sucesso do Cliente), certamente viu um mesmo cliente sendo atendido por várias pessoas, gerando desconforto para o seu time. É um risco que você corre quando não integra os seus canais.

Vamos supor que o mesmo cliente fale por dois canais, solicitando orçamento: WhatsApp e Telegram. Se você não tem um atendimento integrado, provavelmente ele será atendido por duas pessoas. Em caso de venda concretizada, fica bastante subjetivo entender de quem realmente foi a venda.

6. Dashboards

Embora a maioria dos canais de atendimento e de controle (CRM) tenham dashboards próprios, centralizar esses dados em uma única plataforma te proporciona uma visão mais ampla de resultados alcançados. 

Com isso, você pode realizar um planejamento estratégico mais assertivo. Confira algumas informaçõe que você pode ter:

  • Tempo médio de atendimento 
  • Palavras-chave para o seu negócio
  • Análise de comportamento dos clientes
  • Automatização de atendimento (criação de chatbots
  • Dashboards em tempo real
  • Organização de tarefas
  • Armazenamento de histórico e dados do cliente
Atendimento integrado: os benefícios de centralizar seus canais de comunicação 2

5. Plataforma de integração de atendimento e controle

Para integrar os seus canais de forma eficiente, você precisa de uma plataforma. Aqui na Tallos, nós oferecemos uma plataforma de atendimento omnichannel que relaciona vários pontos de contato online da sua empresa.

Confira os canais com que a Tallos realiza integrações:

Canais de atendimento:

Facebook  | Messenger 

WhatsApp | Telegram 

Site  | Email 

CRM:

Agendor | Nectar

Pipedrive  | Rd CRM

Usando a Tallos você poderá perceber o comportamento do seu cliente e tomar decisões mais estratégicas. Se você quer a interação entre seus canais e ganhar mais potência com o efeito omnichannel, expandindo as oportunidades do seu negócio/marca, entre em contato com a Tallos e descubra como encantar seus clientes com um atendimento ágil, inteligente e inovador.

Atendimento integrado: os benefícios de centralizar seus canais de comunicação 3

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário