black friday

Fazer promoções com seus produtos, principalmente em períodos como a Black Friday, nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, é preciso ter uma grande previsão de como serão as vendas e se isso realmente terá um efeito positivo dentro do seu negócio.

Por isso, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados ao decidir como será feita essa promoção, principalmente com relação a quão grande será essa oferta – inclusive, por uma desorganização nesse sentido, muitos gestores acabam não fazendo promoções, mas sim liquidações.

Não se preocupe, neste conteúdo você entenderá exatamente o conceito de promoção e liquidação e a diferença entre essas duas estratégias. Dessa forma, além de conseguir compreender melhor qual que se encaixa mais com o seu produto ou serviço, você poderá ver qual delas tem mais alinhamento com o seu resultado esperado e escolher a melhor estratégia de vendas para a Black Friday.

Promoção

Um grupo de técnicas de marketing focadas em estimular uma demanda em determinados produtos, serviços e aumentar o conhecimento da marca. Sendo por tempo limitado, cria assim, uma senso de urgência, e é capaz de gerar novos leads e manter os clientes existentes engajados.

Ou seja, a promoção é focada em promover e não em zerar o estoque. Claro, existem diversas formas e estratégias de se usarem promoções, mas, em sua essência, a causa mais comum para o uso desse meio é uma visão de longo prazo de fidelização de clientes e reconhecimento de produto no mercado.

Um exemplo corriqueiro dessa estratégia de vendas é colocar “2 pelo preço de 1”. Existem várias maneiras de chamar a atenção do consumidor e, por isso, você precisa usar da criatividade e está constantemente inovando estrategicamente para que o cliente possa sempre participar ativamente dela. O que diferencia é o modo de divulgação e como o consumidor será atraído.

Liquidação

É uma venda com um desconto que geralmente não é rentável, com uma redução drástica do preço, tudo isso em prol de “queimar” o estoque para dar lugar a algum novo produto ou a alguma nova linha. 

Geralmente, lojas de moda é que seguem mais esse tipo de estratégia, já que precisam renovar o estoque constantemente. Logo, empresas que trabalham com serviços tendem a não trabalhar com essa estratégia.

Esse tipo de baixa no preço não foca em ter um engajamento tão grande do seu próprio público e não garante uma venda a longa prazo, além de não promover o seu produto e o seu reconhecimento de marca no mercado. É realmente uma estratégia bem pontual e focada em dar um espaço a outros produtos em seu estoque.

Qual estratégia de venda escolher na Black Friday?

No geral, o foco da promoção é de promover um produto com um pensamento de longo prazo, visando o seu crescimento de vendas futuras; já a liquidação busca apenas liquidar um produto para pôr outro em seu lugar.

É importante entender que um baixo preço sempre vai atrair clientes atuais e novos clientes, mas o seu foco precisa ser no seu objetivo. Então, qual o seu foco com essa baixa: Vender mais? Encerrar o seu estoque?

Essa deve ser a sua reflexão na hora de criar uma oferta de qualidade para períodos do ano que são bastante favoráveis a aumentar o número de vendas do seu negócio, como a Black Friday. É preciso deixar as estratégias de vendas bem alinhadas para que os seus resultados sejam mais assertivos.

Lembre-se de deixar todo o seu atendimento e suas plataformas digitais preparadas para qualquer uma das duas situações. Mantenha a qualidade não só no seu produto, mas também no seu time de vendas e atendimentos digitais.

Assim, com certeza, você conseguirá garantir resultados melhores e mais assertivos.

Aproveite nosso blog para ler mais conteúdos como esse e entender ainda mais sobre vendas e atendimentos digitais. Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para acompanhar todas as nossas novidades.

Leia também:

Sem Comentários

    Deixe um Comentário