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Ter promoções em longa escala no seu negócio muitas vezes pode ser algo positivo, principalmente em períodos como a Black Friday, em que os consumidores já esperam por esse tipo de ação no negócio. No entanto, é preciso ter uma grande previsão de como serão as vendas, um acompanhamento em tempo real de como elas estão e um balanço para entender se você fez de fato uma boa promoção.

É claro, para entender se a sua promoção funcionou ou não, você precisa primeiro saber por qual motivo você a fez: adquirir mais clientes, promover o seu produto, liquidar o seu estoque, entre outras opções.

Afinal, você não quer ficar sem saber o resultado da sua promoção né?

Nesse artigo, você vai conseguir compreender alguns conceitos que ajudam a saber se as suas promoções estão gerando resultado:

  • Promoção x Liquidação
  • Como interpretar os resultados
  • Possíveis erros
Vendas

A promoção x liquidação

A promoção e a liquidação são estratégias bastante utilizadas por times de vendas e atendimentos digitais de diversos tipos de negócios. No entanto, muitos desses não entendem a diferença e acabam pecando nos detalhes de cada uma delas – muitas vezes pensando que estão fazendo uma, mas na verdade, estão fazendo a outra.

De forma prática, a promoção funciona quando você quer, literalmente, promover um produto no mercado para clientes que são público alvo do seu negócio com uma finalidade de longo prazo. 

Já a liquidação funciona como uma forma de queimar o estoque rapidamente. Essa estratégia é mais presente em marcas de moda, que acabam precisando trocar o estoque conforme a nova linha de produtos começa a ser fabricada ou comercializada.

Interprete bem os resultados

Você já alinhou o propósito e a estratégia da sua promoção, já treinou seu time e já executou as vendas. Agora chegou a hora de sentar e avaliar os resultados.

Caso você tenha optado por fazer uma liquidação, você de fato conseguiu fazer uma queima do seu estoque liquidando o seu produto para dar espaço a novos? Tendo, posteriormente, um foco em um novo produto que veio até mesmo para substituir o anterior?

Se a sua resposta foi sim, então você deve ter conseguido alcançar o seu resultado. Caso contrário, sente e avalie com a sua equipe de vendas e atendimentos digitais para entender quais foram as complicações que vocês tiveram. Deixe tudo isso documentado e corrija esses pontos nas próximas vezes que esse tipo de estratégia for executado no seu negócio.

Em contrapartida, caso você tenha feito uma promoção, observe com a sua equipe: você conseguiu fidelizar e atrair mais clientes que são do seu público alvo? Conseguiu criar valor e de fato promover o seu produto no mercado?

É importante que, no caso de você ter feito uma promoção, seja bem observado no meses seguintes se os clientes que compraram na promoção voltaram a entrar em contato, ou se o seu produto ganhou uma relevância maior no mercado (caso tenha aumentado gradualmente o número de vendas no pós promoção).

Para fazer tudo isso da melhor forma, é bom que você tenha um CRM organizado para observar todas as suas movimentações de faturamento por produto durante um tempo antes, durante e pós promoção. Caso contrário, é difícil entender como foi o comportamento da sua estratégia.

Possíveis erros

Cuidado para não confundir as estratégias ou não executá-las da melhor maneira possível. Muitos negócios acabam confundindo os termos e fazendo liquidações ao invés de promoções. A confusão de ambos podem deixar seus resultados confusos e diferentes daquilo que foi planejado.

Então, ao executar essas estratégias, tenha muita calma e entenda totalmente os processos de uma promoção e de uma liquidação. Essa atenção com certeza fará com que seus resultados melhorem e você tenha um bom desempenho do seu time de vendas e atendimentos digitais.

Aproveite também para deixar seu atendimento e suas plataformas digitais preparadas para qualquer tipo de situação. Mantenha a qualidade não só no seu produto, mas também no seu time de vendas e atendimentos digitais.

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