4 dicas para melhorar a performance do seu time de vendas

DSC_0753

Sumário

Ter um time de vendas eficiente é a base para que a sua empresa possa crescer e oferecer soluções incríveis para o mercado – essa é a equipe que tem o primeiro contato com o cliente e, por isso, precisa ter ações estratégicas de atração. 

Para te ajudar nessa missão, criamos esse post com 4 dicas para melhorar a performance do seu time de vendas. Confira!

1. Tenha um planejamento estratégico

Para que a sua operação seja sustentável, é preciso criar um plano de ação estratégico. Assim, sua equipe vai ter um foco e isso otimiza o tempo, ajuda na produtividade e faz com que os resultados sejam mais assertivos.

Na construção desse planejamento, é importante que você decida ou reforce o modelo de vendas da sua empresa. No caso de você já ter um modelo, questione se ele tem dado resultados satisfatórios e se não seria o caso de testar outras possibilidades. Quando falamos em modelo, destacamos 3. 

  • Field Sales – Venda externa, quando o vendedor vai até o cliente de maneira física
  • Inside Sales – Venda interna, realizada de maneira remota
  • Self-sales – Auto serviço, quando o cliente compra sozinho

Lembrando: você não precisa escolher apenas um. É possível que a sua empresa adote mais de um modelo. É muito comum, por exemplo, que algumas organizações adotem inbound e outbound marketing como forma de venda. 

  • Outbound Marketing – Quando a empresa procura pelo lead
  • Inbound Marketing – Quando o lead que procura pela empresa

Depois de decidir qual modelo e estratégia de vendas seguir, desenhe o seu processo, mapeando a jornada do seu cliente. Faça um brainstorming e convide o seu time para participar desse rascunho.

2. Monte uma equipe focada no Sucesso do Cliente

Com o planejamento pronto, chegou a hora de montar o time que vai executá-lo. Se você já tiver um time, use esse passo a passo para treiná-lo. Para começar, invista em pessoas que estão alinhadas à cultura e aos valores da sua empresa – neste momento, converse com a área de gestão de pessoas.

Embora o perfil comercial tenha características básicas como competitividade, proatividade, boa comunicação e agilidade, você também pode sair do comum e procurar por perfis que desenvolvam outras habilidades. Invista em pessoas com alto nível de empatia, isso vai ajudar na hora de desenvolver um atendimento para encantar e a focar no sucesso do cliente.

A sua liderança é o pilar do setor

Unir muitas pessoas com potencial pode parecer uma ótima ideia – e é mesmo, desde que elas sejam bem orientadas. Isso quer dizer que você precisa ter uma liderança capaz de engajar o seu time. Como estamos falando de vendas, os resultados são variáveis e dependem de um contexto. Ter alguém com inteligência emocional e conhecimento de mercado para lidar com esses contextos é fundamental para o sucesso da equipe. 

Saiba organizar o seu setor

A área de vendas não é composta apenas por vendedores. Observe a sua operação e reveja as lacunas da equipe. Com mudanças de função e adoção de novos cargos é possível otimizar processos. Aqui, é importante destacar que cada empresa tem necessidades específicas, que vão variar de acordo com o segmento, tamanho da empresa, estratégia de vendas etc. 

Analise se o seu setor comercial precisa de uma área com profissionais focados na parte administrativa, de qualificação de produto, atendimento por canais específicos ou SDR (Sales Development Representative, também chamado de pré-vendedor).

 

3. Analise os seu dados

Embora a área de vendas passe uma ideia de que o trabalho é muito orgânico e intuitivo, é preciso considerar a análise de dados. Sem ela, não é possível obter respostas claras. Desenvolva um BI para o seu time comercial.

Crie metas para o seu time

É possível analisar os dados mesmo quando não há um número de parâmetro, mas não é uma maneira inteligente de trabalhar com os números. Criar metas para o seu time é o primeiro passo para isso. Quando esses números são claros, fica mais fácil compreendê-los. Defina essas metas de maneira coletiva, ouvindo o time, considerando experiências de meses anteriores e compartilhando os planos para o futuro da área.

Observe o contexto

O ideal é que você analise tudo dentro de um contexto. As métricas devem acompanhar as mudanças do seu negócio. Se em um determinado mês houve uma mudança no seu processo ou até no produto, isso precisa ser considerado na hora de metrificar os resultados.

4. Otimize o tempo da sua equipe

Com a transformação digital no mercado, tudo precisa ser ágil e inteligente. Fazer isso requer investimento em plataformas digitais e de automação. Sua operação precisa ter processos escaláveis.

Automação do trabalho

Procure ferramentas que possam executar tarefas padronizadas, otimizando o tempo da sua equipe. Por exemplo, você pode ter um chatbot capaz de qualificar o seu lead. Se ele não tiver fit com o seu negócio, não entra na fila para um pré-vendedor. Isso faz com que a sua mão de obra qualificada seja utilizada de maneira inteligente.

Gestão de equipe

Além de ferramentas que podem ajudar a potencializar vendas, busque soluções para automatizar a gestão do seu time. A análise de dados da sua equipe é fundamental para obter bons resultados de faturamento. Observe como os seus vendedores estão performando. Tenha dados completos sobre o seu time!

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da nossa plataforma temos um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo na sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS 

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor 
  • Média de atendimento por operador
  • Tempo de atendimento
  • Palavras-chave nas conversas
  • Motivo de finalização de atendimento

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento 
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga nossas redes sociais

Conteúdos Relacionados

Veja mais

Posts relacionados