5 dicas para ter um chatbot mais humanizado

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Ter um atendimento ágil e inteligente é fundamental para acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Proporcionar uma boa experiência nos primeiros contatos com um possível cliente pode ser o seu diferencial no mercado. Em tempos de transformação digital, atingir esse diferencial exige um atendimento ágil, inteligente e, ao mesmo tempo, humanizado. Uma excelente forma de fazer isso é usando chatbots.

Mas você sabe o que é um chatbot?

Um chatbot é um software criado para desenvolver uma conversa com uma pessoa, simulando uma interação com um ser humano. Isso pode ser feito por meio de aplicativos ou plataformas. É uma maneira de otimizar tarefas e disponibilizar serviços e informações com mais agilidade.

As vantagens de ter um chatbot

Embora seja mais comum lembrar de chatbots na área de suporte e atendimento, eles também podem ser usados por diversas outras áreas da sua empresa. É importante entender que eles não são um substituto da sua equipe. Um bot serve para evitar que o seu time perca tempo com demandas comuns e que podem ser automatizadas.

Confira algumas vantagens de usar um chatbot:

  • Agilidade no atendimento
  • Automatizar processos
  • Atendimento 24h
  • Redução de custos
  • Integração em vários canais (WhatsApp, Telegram, Messenger, seu site, plataformas de atendimento e muito mais)

Agora que você já sabe como um chatbot pode potencializar o seu negócio, chegou a hora de falar sobre a humanização dessa ferramenta. Ter um atendimento personalizado pode te ajudar a encantar seus clientes. O uso do chatbot, quando feito apenas como forma de agilizar o atendimento, não traz esses benefícios. Na verdade, ele pode afastar o seu cliente.

Para te ajudar, preparamos este post com 5 dicas de como humanizar o seu chatbot.

1. Use chatbots com inteligência Artificial

Existem dois tipos de chatbot: baseados em dados pré-definidos e criados com Inteligência Artificial. É importante que você entenda que não existe um formato melhor ou pior. Aqui, é importante entender quais as necessidades e os objetivos da sua empresa. Se o seu objetivo for ter um chatbot mais humanizado, o ideal é que você use um que seja criado com a ajuda de uma IA. Veja as diferenças.  

Baseados em dados pré definidos:

Um chatbot baseado em dados pré-definidos é aquele desenvolvido com um objetivo muito específico. Ele só responde a questões que já foram definidas em um código de programação e, por isso, tem um vocabulário mais limitado. É ideal para automatizar processos básicos, como emissão de boletos, solicitação de documentos, informações de horários etc. 

Baseados em Inteligência Artificial:

Um bot com base em Inteligência Artificial tem uma característica que pode revolucionar o seu atendimento. Assim como o cérebro humano, ele aprende com cada interação e é capaz de interpretar as mensagens de usuários. Quanto mais ele for utilizado, melhor vai ser o seu desempenho.

2. Inicie com uma boa carga de informações

Embora um chabot com IA vá se desenvolvendo ao longo das interações, é importante começar com uma bagagem de informações. Isso vai evitar problemas no início, facilitar o aprendizado e agilizar o atendimento, melhorando a experiência do seu cliente. Além disso, seu cliente não vai se sentir perdido no início da conversa.

3. Conheça o seu cliente 

Um atendimento humanizado precisa ser personalizado. Conhecer o seu cliente é fundamental para criar esse tipo de atendimento. Faça um brainstorming com áreas que lidam com o seu cliente, como o CS (Sucesso do Cliente). Aprenda como ele se comunica, as palavras mais utilizadas e o perfil de comportamento.

4. Tenha um chatbot com atendimento híbrido

Por mais que você treine o seu chatbot para que ele tenha o maior número possível de informações, é possível que o seu cliente queira falar com um operador. Se isso acontecer, seu bot deve estar preparado para fazer essa transição de atendimento.

Dicas:

  • Evite que o cliente mude de tela, quando isso acontece, ele tem a sensação de que o próximo atendimento vai demorar. 
  • Use o histórico de conversas! Permanecendo na mesma tela, seu operador pode entender a solicitação do cliente com mais rapidez.

5. Tenha uma linguagem descontraída

No passo número 3 falamos sobre a importância de conhecer o cliente. Além de dados comerciais, é muito estratégico para o seu negócio entender como ele gosta de se comunicar, é um ponto positivo para o seu time de Sucesso do Cliente e para o seu chatbot, seja ele com IA ou sem. Uma comunicação simples e acessível vai fazer com o que o seu cliente tenha a sensação de que está conversando com uma pessoa.

6. Crie uma identidade para o seu chatbot

Quando alguém entra em uma empresa geralmente recebe um crachá ou um cartão para acesso. Por que o seu bot não pode ter isso também? Seu bot pode e deve ter uma identidade. É bom para aumentar o engajamento com seu público (interno e externo). E ajuda você a humanizar o que é robotizado. E não é preciso ser um robô humano não! A criatividade e a sua marca é quem vão definir a melhor identidade do seu assistente virtual.

Invista em mais possibilidades com a TALLOS

A TALLOS oferece uma plataforma de atendimento digital focada em melhorar a experiência do seu time de atendimento e do seu cliente. Conosco, é possível entender toda a jornada do seu cliente. Tenha um atendimento mais ágil, inteligente e capaz de encantar os clientes.

Chatbots sem código de programação

Com a TALLOS você pode automatizar o seu atendimento usando chatbots. Aqui, oferecemos os dois tipos: com e sem uma IA. No caso do nosso chatbot com IA, usamos a TAI, nossa inteligência artificial própria. 

Conheça a TAI

A TALLOS Artificial Intelligence foi criada para humanizar o atendimento na nossa plataforma. A análise de emoções desenvolvida por nós é capaz de entender o sentimento do seu cliente antes, durante e depois do atendimento.

Métricas de atendimento na TALLOS

Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS 

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor
  • Média de atendimento por operador
  • Tempo de atendimento
  • Palavras-chave nas conversas
  • Motivo de finalização de atendimento

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento 
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

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