5 funções do WhatsApp Business que você não conhecia

5 funções do WhatsApp Business que você não conhecia

Sumário

WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados e usados em todo o mundo, seja o tradicional ou o Business para empresas. 

Apesar de ser tão conhecido, ainda há alguns recursos que são bastante úteis aos mensageiros, que chegam a passar despercebidos pelos usuários e acabam não sendo aproveitados no dia a dia. 

Sendo assim, para que você empresa, conheça e desfrute de todos os recursos que o WhatsApp oferece, conheça a seguir 5 funções do WhatsApp Business. 

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de chat mais popular do mundo e o aplicativo de mensagens mais utilizado pelas empresas. Esse aplicativo, funciona em qualquer lugar do mundo com apenas uma conexão à internet, sem que haja necessidade de rede telefônica ou tarifas de SMS. 

Trata-se de um software para smartphone utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão à internet. 

O nome WhatsApp, é um trocadilho com o cumprimento em inglês de “What ‘s up?”, que significa em português “E aí?” + “app”. Esse aplicativo foi oficialmente lançado em 2009 pelos veteranos do Yahoo: Brian Acton e Jan Koum. 

É considerado um aplicativo para celulares multi plataformas, o WhatsApp é atualmente compatível com todas as principais marcas e sistemas operacionais de smartphones do mundo, como o iPhone (iOS) e o Android. 

WhatsApp Business para empresas

O WhatsApp Business é um aplicativo criado por proprietários de pequenas empresas que gerenciam volumes moderados de solicitações de clientes. Esse aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp pessoal para consumidores, mas com alguns recursos adicionais, como: as empresas contam com um perfil comercial verificado para transmitir confiança aos clientes. Poderão configurar a opção Catálogos, uma vitrine móvel para que pequenas empresas mostrem e compartilhem produtos na plataforma, escolhidas pelas próprias empresas. 

Por enquanto, o aplicativo para empresas poderá ser usado por apenas um único usuário em um único dispositivo. 

5 funções do WhatsApp Business

O WhatsApp disponibiliza determinadas funções que podem facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários. Algumas são bastante conhecidas, já outras nem tanto. Sendo assim, confira a seguir as 5 funções do WhatsApp Business que você empresa precisa conhecer. 

1. Visto por último

Um ótimo recurso do WhatsApp para empresa, está em poder esconder o visto por último. Podendo ser visualizada, apenas, com a permissão do próprio usuário do WhatsApp Business. 

2. Catálogo de produtos

Todos os usuários que migrarem para o WhatsApp Business, poderão criar um próprio catálogo de seus produtos e serviços dentro do mensageiro. É possível cadastrar seus itens separadamente adicionando fotos, preço, descrição e um link para cada produto, que pode ser desde roupas a alimentos a depender do estabelecimento. A plataforma também permite enviar os detalhes dos produtos para os clientes, facilitando ainda mais a venda e economizando tempo. 

3. Mensagens automáticas de saudação e ausência

O terceiro recurso, permite que a empresa crie mensagens para o WhatsApp Business, que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem aguardando por uma resposta e sintam-se ignorados. 

É possível criar mensagens de saudação, para dar “boas-vindas e agradecer pelo contato”, e ainda de ausência, ideais para serem enviadas fora do expediente e nos fins de semana. 

O usuário poderá personalizar as mensagens como desejar, adequando o texto ao seu público e à identidade da marca, e ainda escolher os horários em que serão enviadas. 

4. Etiquetas para organizar conversas

Os usuários do WhatsApp Business, podem organizar as conversas com os clientes usando etiquetas coloridas. Dessa forma, é possível categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos de preferências, assim como identificar os contatos mais rapidamente, permitindo realizar uma triagem mais eficiente de conversas. O proprietário poderá criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do seu estabelecimento. 

5. Conferir estatísticas de mensagens

O próprio WhatsApp Business emite relatórios com dados sobre as conversas realizadas com os clientes. O proprietário do negócio poderá saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos. 

Essa função do WhatsApp Business, é bastante útil para verificar se uma campanha de marketing foi bem-sucedida, por exemplo, assim como ter o controle de tráfego de conversas, avaliando se é preciso melhorar as estratégias de comunicação. Os números podem ser acessados nas configurações do aplicativo, no próprio celular. 

Todas essas funções são essenciais para que as empresas consigam realizar um trabalho ainda mais eficiente e organizado, até para um dia a dia mais produtivo. Por isso, é importante buscar por recursos que ajudem a melhorar o desenvolvimento da comunicação em uma empresa, e contribua para uma melhor organização dos canais de vendas. Sendo assim, conheça a seguir a TALLOS!

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

O WhatAapp é um canal que possibilita realizar uma boa comunicação em qualquer lugar do mundo, por isso, para as empresas que estão entrando nesta plataforma, é preciso entender e conhecer bem as áreas do WhatsApp Business que beneficia ainda mais as empresas em seu uso. 

E mais, para ajudar o seu negócio a manter uma boa comunicação com seus clientes tornando-os consumidores satisfeitos, a TALLOS, é a escolha ideal, inclusive, para manter os canais de atendimento bem organizados e dinâmicos. Acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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