Vender no digital não é tão simples quanto parece. Com uma vitrine repleta de opções, se destacar no mercado requer muita estratégia. Se você quer saber como aumentar as suas vendas no digital, vem com a gente. Confira o nosso passo a passo!
1. Tenha um planejamento periódico
Você já deve saber que ter um planejamento é fundamental para qualquer empresa. Mas quando o seu foco é aumentar vendas, alguns detalhes devem ser destacados nesse planejamento. Para começar, ele precisa ser feito periodicamente! O ideal é reunir seu time de estratégia no início do ano, fazer uma leitura de dados do ano anterior, considerar os objetivos para o futuro da empresa e traçar a estratégia para os próximos 12 meses.
Em caso de empresas que fazem parte de mercados que possuem mudanças frequentes, como startups, esse processo pode ser feito semestralmente. É importante pré definir esse espaço de tempo entre um planejamento e outro, para que toda a sua operação gire em torno de resultados que devem ser apresentados ao final de cada período.
Revise o seu público
Se a sua empresa já tem uma persona, ponto positivo! Mas lembre-se de sempre revisar essa persona. Com as mudanças no comportamento de consumo, seu público alvo pode mudar e se isso não for observado, sua estratégia de vendas pode não obter os resultados esperados. Lembre-se: ninguém vende para todo mundo. Colha dados para saber exatamente para quem você quer vender.
2. Desenvolva uma comunicação clara
Seu cliente precisa saber exatamente o que a sua empresa vende. Em caso de produtos digitais, essa pode não ser uma tarefa fácil, por isso, converse com o seu time de marketing e construa uma comunicação clara e objetiva. Use palavras chave que fazem parte do seu mercado.
Marketing de conteúdo
Uma excelente forma para desenvolver uma comunicação clara com o cliente é investir em marketing de conteúdo. Com essa estratégia, sua empresa expõe conteúdos relevantes, que fazem parte da jornada do cliente e ajudam o seu possível cliente a entender o produto da sua empresa e como ele pode ajudá-lo. Invista em materiais informativos: ebooks, vídeos, posts etc.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo, é possível atrair o público certo para a sua empresa. Um cliente que baixou um ebook sobre relacionamento digital, provavelmente está preparado para ouvir a sua solução.
3. Foque na experiência do usuário
Quando falamos em vendas no digital, precisamos considerar que atrair os clientes não é algo que acontece de forma totalmente orgânica. Para ter bons resultados, é fundamental investir em mídia paga, esse é o seu grande motor de vendas.
Depois de atrair, você deve proporcionar uma experiência de compra eficiente. Prepare o seu site para ser responsivo, rápido e visualmente atraente. Assim, a jornada de compra será mais assertiva.
Treine a sua equipe
Organize a sua empresa! No início do post falamos sobre a importância de um planejamento estratégico. No caso do seu setor comercial, isso é ainda mais importante. É preciso observar como está a sua operação hoje e considerar que vender não é um processo orgânico. Treine a sua equipe!
Invista em workshops, feedbacks constantes e networking. Observe o que o mercado está fazendo, analise os seus concorrentes.
4. Organize a sua gestão
Para aumentar vendas, você precisa ter processos escaláveis. Isso exige o uso de plataformas de automatização. Adquira um CRM para a sua equipe de vendas e uma plataforma de atendimento para acompanhar o desempenho do seu time. Assim, você pode observar os dados do seu processo de vendas e tirar insights que podem potencializar vendas.
5. Automatize a venda
Agilidade é o ponto chave para conquistar o cliente no digital. Use ferramentas que podem te ajudar a ter um atendimento mais ágil e inteligente. Procure automatizar processos padronizados, como qualificação de leads e compartilhamento de informações básicas; horário de funcionamento, valores pré definidos etc. Você pode fazer isso por meio de um chatbot.
Um chatbot é um software criado para desenvolver uma conversa com uma pessoa, simulando uma interação com um ser humano. Isso pode ser feito por meio de aplicativos ou plataformas. É uma maneira de otimizar tarefas e disponibilizar serviços e informações com mais agilidade.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de Sucesso do Cliente e, como consequência, aumentar as suas vendas. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Métricas de atendimento na TALLOS
Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor
- Média de atendimento por operador
- Tempo de atendimento
- Palavras-chave nas conversas
- Motivo de finalização de atendimento
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

