5 perguntas para descobrir qual o melhor canal de vendas digital para o seu negócio

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Sumário

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Canais de vendas são os meios que uma empresa utiliza para se relacionar com os clientes; da venda ao suporte. Existem dois tipos de canal: online e offline. Neste post, vamos falar sobre o online. Dentro do online, existem várias possibilidades, vamos destacar os 4 principais. 

Marketplace

Um marketplace funciona como um shopping online, onde várias marcas podem anunciar. No Brasil, é uma tendência de mercado. Durante a pandemia do novo coronavírus, os shoppings físicos foram fechados e, com isso, houve um aumento significativo nas compras digitais, principalmente em marketplace.

E-commerce

Um e-commerce, assim como um marketplace, também é um shopping online. A única diferença é que no e-commerce você pode ter produtos de uma única loja. É uma ótima opção para quem quer fidelizar o cliente.  

Redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Além de fonte de entretenimento, também são um poderoso canal de vendas. Aos poucos, os aplicativos passaram a criar versões para negócios, com funcionalidades específicas para vendas, como vitrine, opção de pagamento pelo próprio aplicativo, métricas etc, como o Instagram e o Facebook.

Mensageria

Esse é o conceito de troca de mensagens entre empresa e cliente, que pode ser feito por plataformas de gestão de leads (com o envio de email Marketing) ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram, Instagram e messenger.  

Saber qual é o melhor canal para a sua empresa requer uma análise da sua operação comercial. Para te ajudar nessa missão, separa

1. Quem é a sua persona?

Conhecer o seu cliente é o básico. Aqui, o principal objetivo é saber por onde ele se comunica, mas outras informações também são importantes para o seu negócio, elas vão te ajudar a identificar as melhores estratégias para crescimento. 

Para saber a sua persona é preciso fazer uma pesquisa. Essa é a hora de envolver o time de Marketing. É comum ter uma ideia de quem é o seu público, mas ter dados concretos sobre isso vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas. 

Embora existam vários modelos prontos e pesquisa de persona, o ideal é que você monte de acordo com as necessidades da sua empresa. Use perguntas estratégicas! As respostas vão nortear os seus próximos passos. Por exemplo, se você quer saber qual o melhor canal de venda para a sua empresa, pergunte para a sua persona qual canal ela mais utiliza, em que horário, com que frequência etc.

2. Qual o posicionamento dos seus concorrentes?

Observe o mercado com atenção! Para quem está à frente da operação, ter um bom networking é um plus. Conheça os seus concorrentes – do mesmo segmento e de outros que fazem parte do seu universo. Descubra o ticket médio deles. Mas faça isso de maneira organizada, documente e crie dados. 

Uma boa opção é fazer um benchmarking, que é o processo de conversar abertamente com outras empresas, conhecendo o processo delas e gerando insights valiosos. 

3. Qual é a sua estratégia de vendas?

Analise qual é a sua forma e estratégia de venda atual. Em geral, isso é definido antes mesmo da empresa começar a vender, mas é importante ter em mente que quando falamos de estratégias para melhorar os resultados da sua empresa, as decisões precisam ser flexíveis. 

Isso quer dizer que você deve sempre observar se a sua forma de venda está funcionando. É inbound marketing ou outbound marketing? Sua equipe trabalha com inside sales, field Sales ou self sales?

É importante deixar claro que você pode adotar todas as estratégias de vendas que citamos acima. Mas, se o seu objetivo é fazer testes na sua operação comercial, comece aos poucos. Sua empresa precisa estar preparada! Por exemplo, no caso da adoção de um self sales, você vai precisar de uma plataforma de venda bem estruturada, para que o seu cliente tenha a melhor experiência possível. 

4. Quais os objetivos da sua empresa?

Para descobrir o melhor canal de vendas da sua empresa, observe o seu planejamento estratégico. Se você ainda não tem um, é um sinal de alerta máximo! 

O foco da sua empresa para os próximos meses é aumentar o faturamento? Fortalecer o branding? Criar uma base de leads? Desenvolver o Marketing de conteúdo?

Encontre o seu objetivo principal e trace desafios para alcançá-lo, faça isso com base em dados que você já tem, por mais que não sejam muito claros. Respeite o contexto da sua empresa e principalmente do seu segmento. Comece por um planejamento trimestral e considere as variáveis; datas comemorativas pertinentes para o seu produto, mudanças no produto/serviço, impactos econômicos e sociais etc. 

Procure entender os canais de venda como possíveis soluções para desafios encontrados na construção do planejamento.

5. Você tem um suporte bem estruturado e plataformas de automatização?

Como estamos falando de canais digitais para atração de possíveis clientes, você precisa trabalhar de maneira ágil e inteligente. Se você optar por usar o instagram como principal canal de vendas, precisa estruturar um atendimento específico para esse canal. Treine a sua equipe para ter uma comunicação que converse com a sua persona.

Além disso, pense em um suporte focado no digital. Isso quer dizer que você precisa de plataformas para automatizar processos de maneira inteligente, priorizando a experiência do seu cliente durante toda a jornada; da atração à retenção. Procure ferramentas que proporcionem dashboards de canais de atendimento.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de relacionamento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de Sucesso do Cliente e, como consequência, aumentar as suas vendas. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc).

Métricas de atendimento na TALLOS 

Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

Além disso, você pode criar filtros para esses dados. Observe os resultados de canal de vendas e atendimento. Quantos clientes chegam pelo facebook, WhatsApp, seu Site etc. 

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor 
  • Média de atendimento por operador
  • Tempo de atendimento
  • Palavras-chave nas conversas
  • Motivo de finalização de atendimento

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento 
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento

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