Com a competitividade e inovação cada vez mais marcantes no mercado, há cada vez mais formas de conseguir avançar e atender a todas as demandas de sucesso que o mercado exige.
As técnicas de vendas são métodos desenvolvidos e aplicados por vendedores para criarem conexões entre o produto ou serviço oferecido e as necessidades de seus clientes.
Dessa forma, sabendo o que são técnicas de vendas e as 5 principais, é possível que os profissionais experimentem estratégias, testem abordagens e construam um método de trabalho mais personalizado, composto pelas melhores iniciativas aliadas às suas habilidades pessoais.
Os vendedores que conhecem boas técnicas de vendas, em geral, lidam melhor com situações desafiadoras do processo comercial. Afinal, a prospecção é um bom exemplo desta ação.
O que são técnicas de vendas?
As técnicas de vendas, nada mais são, que os conjuntos de metodologias de abordagem e condução do processo de vendas. Dessa forma, a absorção das melhores técnicas de vendas depende essencialmente das características do vendedor e de seus principais clientes. É por isso que, um bom “catálogo” de técnica de vendas só é obtido após uma série de tentativas, erros e acertos.
Há técnicas de vendas direcionadas para diversas etapas do funil de vendas, da captação à conversão. Assim, cada uma delas ajuda a alcançar um objetivo fundamental para fazer com que o potencial avance mais uma etapa em sua jornada de compra.
Sendo assim, conheça a seguir 5 técnicas de vendas para aplicar ainda hoje em seu negócio.
Técnicas de vendas para seu negócio
As boas técnicas de vendas e de atendimento ao cliente devem ser aplicadas constantemente, a fim de manter ou aumentar os resultados comerciais. Elas são utilizadas como uma excelente estratégia para auxiliar a equipe de vendas e facilitar a jornada de compra do cliente dentro da empresa.
1. Foque no benefício do produto vendido
Focar no benefício é uma técnica de venda na qual o mais importante é fazer com que o seu cliente enxergue valor no produto que você está oferecendo a ele.
Não se trata apenas de falar das vantagens em relação ao seu concorrente, mas, sim da forma de ver quais diferenciais o seu produto tem e como ele soluciona o problema do consumidor no momento.
Focar em resolver as dores do cliente funciona melhor do que simplesmente listar os atributos de um item.
2. Ajude o cliente a entender do que ele precisa
Nem em todos os momentos o cliente saberá bem o que está, de fato, precisando. Sendo assim, uma entre as boas técnicas de vendas é fazer pesquisas, como perguntas ao cliente. Parece simples, mas às vezes muitos empreendedores estão tão acostumados a falar dos seus produtos que esquecem de olhar com mais cuidado para quem o consome.
3. Seja flexível
Ser flexível é oferecer mensagens de qualidade e de vantagens para seu cliente. Contudo, essas vantagens não significam dar as coisas “de bandeja”, mas sim, ir preparando a negociação.
Se você oferecer algum desconto, crie também um senso de urgência ou de necessidade. Por exemplo: o desconto oferecido vale até o final da semana da reunião.
4. Não subestime o cliente
Nos dias de hoje, a informação está disponível a poucos cliques e com isso, pode ser que o cliente já tenha pesquisado sobre os produtos que você vende.
Nesse contexto, é preciso estudar bem a fundo todas as características desses itens, para que uma eventual pergunta complexa não pegue os vendedores de surpresa.
5. Técnicas de vendas imprescindíveis: crie uma relação de confiança
Um bom vendedor pode até perder uma venda, mas jamais clientes. É preciso criar uma ligação de sintonia e empatia com o cliente. Isso se dá por técnicas de relacionamento, como falar no mesmo tom, fazer perguntas, olhar no olho, ser empático.
Estabelecer uma relação de confiança é ser verdadeiro com seu cliente. Explique as vantagens que vale ter ao comprar seu produto, sem mentir. O cliente vai fechar a compra se ele se sentir confortável e enxergar valor na sua oferta.
É possível observar a tamanha importância de uma comunicação bem estabelecida, já que, uma comunicação de qualidade com o cliente abre portas para sucesso nas vendas, fidelização do cliente e atração de mais leads. E por falar em atendimento de qualidade, conheça a seguir a dica chave para as suas técnicas de vendas.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
As técnicas de vendas podem ser definidas como um conjunto de práticas e estratégias que visam aprimorar a performance de um profissional comercial, elevando sua eficiência e melhorando seus resultados através de tais práticas e habilidades adquiridas.
E nada melhor do que pôr em prática uma estratégia sabendo bem que ação está sendo realizada e qual seu grande objetivo e resultado final. Sendo assim, acesse o site da TALLOS e conheça mais do atendimento digital para sua estratégia de técnicas de vendas!