Nos dias de hoje, os consumidores de vários nichos diferentes estão cada vez mais exigentes, não só quanto a qualidade do seu serviço, mas também quanto a qualidade do seu atendimento digital e da capacidade que o seu negócio tem de oferecer uma ótima experiência a ele.
E, claramente, como várias empresas já começaram a perceber que essa demanda do mercado está cada vez maior, tem sido mais difícil de conseguir diferenciar-se do seu cliente utilizando esse tipo de técnica.
Para ajudar você com isso, separamos aqui 5 técnicas essenciais que você pode adotar para personalizar os seus atendimentos digitais.
Mas antes, é importante que você entenda porquê é tão importante assim buscar esse diferencial no seu negócio, mesmo que outras empresas do seu mesmo nicho já usam esse tipo de abordagem.


O que é um atendimento personalizado?
A resposta para essa pergunta está muito além de simplesmente atender o seu cliente chamando o mesmo pelo nome.
Para ter esse tipo de atendimento, é preciso conhecer o seu cliente.
A personalização se baseia basicamente em ter uma atendimento digital que contemple o conhecimento que você tem do cliente, das dificuldades que ele tem e de quais são as suas necessidades, além de uma proximidade necessária.
Com esse tipo de atendimento, você não trabalha só com a realização do seu serviço ou apenas com a entrega do seu produto. Na verdade, você vai estar trabalhando com a experiência e com a resolução de uma dor que o seu consumidor possui.
Técnicas para atender de forma personalizada
1. Conheça o seu público
Entender e conhecer o seu público é praticamente uma obrigação para qualquer negócio. Afinal, fica mais fácil fazer vendas de produtos e serviços para quem você “conhece”.
Comece focando em conhecer a persona do seu consumidor: gostos, preferências, como ele se comunica, sua personalidade… Isso varia bastante de acordo com o seu nicho. O importante é que você consiga coletar informações relevantes do seu cliente.
É importante fazer pesquisas de satisfação para avaliar se o seu atendimento está bom e para coletar ainda mais informações do seu cliente.
2. Interaja de forma humanizada
Hoje, mais do que nunca, as pessoas possuem uma facilidade e uma preferência muito maior em interagir com outras pessoas. Grande parte disso acontece por conta do advento das redes sociais, que fortaleceram ainda mais essas relações e obrigaram as empresas a se portarem ainda mais de forma humanizada.
Foque em fazer com que seu cliente tenha a sensação de que está falando com um bom amigo, mesmo que você utilize automações no seu atendimento digital, deixe a comunicação o mais natural possível.
3. Guarde informações do cliente
É interessante que você tenha um bom CRM para coletar informações de compra do seu cliente:
- Número ou email de contato.
- O que comprou.
- Quando costuma entrar em contato.
- Se teve algum problema com o seu produto.
Esse tipo de informação é importante para que você consiga fazer pós-vendas e entrar em contato já conhecendo ainda mais do seu cliente.
O uso de programas e de ferramentas de inteligência artificial podem te ajudar de forma mais simples com esse tipo de atividade durante o atendimento digital.
4. Ofereça promoções
Quando você já conhece melhor o seu cliente, é mais fácil de conseguir realizar essa dica. Afinal, será mais fácil de entender o tipo de produto ou de promoção que seu cliente é mais suscetível a comprar.
Una este tópico ao anterior e mapeei bem o comportamento e os desejos do seu cliente, para que você consiga ser assertivo na sua estratégia de promoção e pós-venda.
5. Utilize plataforma de atendimento digital
Adquira ferramentas como a TALLOS, que te ajudam a ter atendimentos digitais mais produtivos e personalizados.
Com ferramentas de automação de vendas e atendimentos digitais você consegue utilizar robôs para tirar dúvidas mais básicas ou atender quem tem algo mais simples para ser resolvido com você. Além de conseguir reduzir a fila de espera no seu atendimento.
E claro, você consegue fazer mais vendas por redes sociais com um time de vendas bem menor. É uma ótima ideia, não é?
Se você chegou até aqui e gostou do nosso conteúdo, fique à vontade para ler outros artigos do nosso blog e seguir nossas redes sociais. Aqui você encontrará muitos conteúdos legais sobre atendimento e vendas.