Atendimento automatizado: 5 benefícios para a sua empresa

Quando uma empresa começa a crescer, é natural que surja a necessidade de automatizar processos. No mercado digital, esse é um momento decisivo para o desenvolvimento da empresa. Quando falamos em atendimento, a automatização é ainda mais importante, porque os benefícios da implementação de processos mais inteligentes podem ser o seu diferencial no mercado.

É importante destacar que automatizar não necessariamente tem relação com uma comunicação “robôtizada”. É possível automatizar e, ainda assim, ter um atendimento humanizado. Neste post vamos te mostrar 5 benefícios de automatizar o seu atendimento. 

1. Atendimento mais ágil

Para ter uma boa estratégia de venda, é fundamental conhecer o seu público. Se você está no digital, naturalmente quer atingir pessoas que estão antenadas com as transformações digitais. Isso quer dizer que o seu público é ágil e espera que o seu atendimento seja o mais interativo e inteligente possível.

Use as ferramentas certas

Umas das opções mais conhecidas para automatização de atendimento é a implementação de chatbots. Um chatbot é um software criado para desenvolver uma conversa com uma pessoa, simulando uma interação com um ser humano. Isso pode ser feito por meio de aplicativos ou plataformas. É uma maneira de otimizar tarefas e disponibilizar serviços e informações com mais agilidade. 

Com o uso de chatbots, é possível criar fluxos de atendimento que são capazes de otimizar o tempo da sua empresa, escalando atividades padronizadas. Neste post, te damos dicas de como criar um chatbot do zero.

2. Aumento de produtividade

A automatização não é uma estratégia criada para substituir o trabalho da sua equipe. Na verdade, ela serve como uma maneira de posicionar a sua equipe para tarefas mais estratégicas. Automatize atividades simples e padronizadas; qualificar leads, agendamento de tarefas, suporte automático, banco de perguntas e respostas, status de pedidos etc.

Invista em um time qualificado

Se as atividades padronizadas são realizadas por um software, você pode investir em um time com skills mais específicas. Foque em estratégia! Isso vai te trazer resultados mais satisfatórios e pode até ajudar a minimizar erros na sua operação. Um detalhe: prepare seu time, o treinamento precisa ser constante.

3. Tenha uma abordagem comercial mais assertiva

Otimizar tempo é o objetivo da maioria dos líderes. Em uma equipe comercial, por exemplo, isso pode ser um caminho para aumentar vendas. Dentro das estratégias de marketing, já existem funcionalidades que fazem isso, com funil de vendas. Mas, com uso de plataformas de automatização, isso vai ser ainda mais fácil e assertivo. 

Aborde o cliente na hora certa

Seja para atração, fechamento de negócio ou upsell, seu time precisa saber a hora certa de conversar com o cliente. Usando as ferramentas certas de automatização, você pode conhecer melhor o comportamento do seu lead e montar uma jornada do cliente mais estratégica.

4. Coleta de dados para tomada de decisão

Usar o feeling é algo muito positivo, principalmente para áreas que trabalham com criação e inovação. Mas pense que o seu feeling precisa ser validado. Você pode ter uma excelente ideia apenas com a sua percepção de mercado e experiência de vida, mas trate esses insights como exceção. Ou melhor, como um bônus. A coleta desses dados só pode ser feita por meio da automatização de processos. 

Antes de começar, consulte os dados

Faça perguntas, questione e incentive os colaboradores a provarem as suas percepções. Fazer isso vai agilizar a criação de processos mais escaláveis. Imagine que a sua equipe de produtos pensou em uma nova solução e ela parece genial. Mas, na reunião de brainstorming, alguém questiona que embora a solução seja muito boa, ela não conversa com o público da marca.

5. Integração com outras plataformas

Imagine que você atende e vende por vários canais: facebook, WhatsApp, chat do seu site ou Telegram. É muito trabalhoso gerenciar cada um desses canais de forma separada. O mesmo acontece para canais de CRM; Agendor, Nectar, Pipedrive e RD CRM, por exemplo. A integração é uma forma de facilitar o compartilhamento de dados entre canais. 

Escolha a plataforma certa

Para integrar os seus canais de forma eficiente, você precisa de uma plataforma. Aqui na Tallos, nós oferecemos uma plataforma de atendimento omnichannel que relaciona vários pontos de contato online da sua empresa.

Confira os canais com que a Tallos realiza integrações:

Canais de atendimento:

Facebook  | Messenger 

WhatsApp | Telegram 

Site  | Email 

CRM:

Agendor | Nectar

Pipedrive  | Rd CRM

Conheça a Tallos

A Tallos oferece uma plataforma de atendimento digital focada em melhorar a experiência do seu time de atendimento e do seu cliente. Conosco, é possível entender toda a jornada do seu cliente. Tenha um atendimento mais ágil, inteligente e capaz de encantar os clientes.

Métricas de atendimento na Tallos 

Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na Tallos 

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a Tallos, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor 
  • Média de atendimento por operador
  • Tempo de atendimento
  • Palavras-chave nas conversas
  • Motivo de finalização de atendimento
Armazenamento de dados

Com a Tallos você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento 
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da Tallos.

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