Banco de Leads: como nutrir?

Como nutrir seu banco de Leads

Sumário

Quando o assunto é sobre estratégias de Marketing Digital, é essencial entender que a geração de Leads é um dos pontos mais importantes a serem discutidos e entendidos por uma empresa, inclusive como nutrir o banco de leads.

Afinal, os Leads são potenciais consumidores que já demonstraram interesse por sua marca, produto ou serviço e provavelmente desejam saber mais sobre, representando uma grande oportunidade de negócio para sua empresa.

Sendo assim, confira no artigo de hoje, tudo o que você precisa saber sobre Leads e como nutri-lo!

Afinal, o que são Leads?

Leads são contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e informações pessoais ou profissionais, como: e-mail, nome e/ou telefone em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. 

A partir do contato estabelecido, a empresa já poderá dar início ao relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada. É por esse motivo que a gestão de Leads é essencial para o crescimento de uma empresa. 

Geração de Leads

Geração de Leads é o processo de transformar desconhecidos, os que estão interessados no contexto da empresa, em conhecidos, por meio da produção de conteúdos e de artefatos que são considerados relevantes o suficiente, para que esses leads escolham, de forma espontânea, entregar seus dados dando início em um novo relacionamento com um novo cliente.

Qual a sua importância?

Os Leads são a pedra fundamental do marketing nos dias atuais. Por meio da sua aquisição, é possível utilizar ferramentas de análise de métricas e calcular o nível de engajamento do potencial cliente. Dessa forma, serão abertas portas para sua empresa entender em que etapa o Lead se encontra em seu funil de vendas. 

O que significa nutri banco de Leads?

Esses consumidores em potencial fazem parte do motor de qualquer estratégia de marketing que vise o aumento das vendas que demandam um cuidado especial no processo de nutrição estabelecido. 

Ou seja, sua empresa necessita ter canais de comunicação abertos aos visitantes, sem limitar-se apenas ao marketing, facilitando o intercâmbio de informações e ganhando espaço para a construção de um bom relacionamento com cada visitante que esteja interessado na sua marca.

A nutrição de Leads alavanca bastante a propensão de compra de cada potencial cliente e visa fornecer conteúdos de qualidade que sejam capazes de educar e alimentar a relação estabelecida. 

Dessa forma, é possível obter muito mais segurança em relação ao interesse de cada contato estabelecido na finalização de uma compra, reduzindo o retrabalho para a equipe de vendas e eliminando aqueles que não possuem real propensão à aquisição do produto ou serviço. 

Diferente do marketing gota a gota, a nutrição de leads leva em consideração o comportamento total do consumidor no momento de personalizar o conteúdo oferecido e segmentar os seus interesses, por isso funciona como uma opção bem mais sofisticada e definida para o seu empreendimento.  

Como nutri-lo?

Agora que você entendeu bem o que são Leads e sua importância, confira a seguir como nutrir seus Leads:

Planejamento

Antes de tudo, o primeiro passo para o sucesso do seu fluxo de nutrição encontra-se na definição dos seus objetivos. Defina metas realistas sem esquecer-se do prazo estimado e dos dados que você possui sobre seu negócio. 

Lembre-se também, que é fundamental estabelecer o que define um Lead como preparado para a conversão. O que o Lead precisa dominar, os conceitos que é preciso entender, quando realmente estará pronto para ser atendido pela equipe de vendas?

A definição da persona, suas dores e como sua empresa pode ajudá-lo nessa etapa do processo, poderá ser decisivo para o resultado final. 

Com todos esses pontos em mãos, ficará muito mais fácil traçar seus planos e entender o percurso a ser completado por segmentos da sua base de Leads. 

Construção da base de Leads

Para a construção da base de leads, ou seja, otimização, será preciso dois passos:

1. Captura dos dados

Trabalhar com Leads mais detalhados é bastante fácil e assertivo para sua empresa, principalmente no momento da elaboração da sua estratégia. 

A forma mais utilizada nos dias de hoje é por meio do preenchimento manual de formulários online para download de material rico. 

Landing Pages bem construídas são altamente eficientes nessa captura de dados, que podem ser o seu carro-chefe na construção dessa base. Contudo, não será preciso limitar-se somente a esta alternativa. 

Outro ponto essencial a ser destacado é que formulários longos demais ou com pedido de dados muito específicos podem afastar o Lead e trazer prejuízos para seu negócio. 

Após tudo pronto dentro do seu fluxo de nutrição, será possível apresentar outros formulários mais complexos, como os que pedem a área de atuação, faixa salarial e, quem sabe, até mesmo o nome da empresa em que a pessoa trabalha. 

É de suma importância que as informações pedidas estejam em constante reavaliação, excluindo apenas aquelas que não possuem impacto no processo de vendas e definição estratégica em seu negócio. 

2. Segmentação das Leads

A segmentação dos Leads adquiridos depende da escolha do critério ideal desse processo. É possível optar por segmentar de acordo com a posição no funil de vendas, com a entrada do Lead, pela idade, profissão, sexo ou atuação no mercado. 

Tudo dependerá de como sua estratégia é organizada e como isso pode impactar na oferta de produtos e serviços, sem esquecer-se da previsão do comportamento do consumidor. 

Preparação de conteúdo de relevância para a nutrição

Com a base de Leads pronta e bem segmentada, é hora de ir em direção ao conteúdo que será entregue. Embora você já possua uma ideia dos principais interesses do seu público, ainda assim é preciso garantir que aquilo que você entrega possui valor real para o leitor. 

Definir linha do tempo

A definição da linha do tempo para a nutrição de um Lead depende de uma série de fatores, mas, acima de tudo, é necessário equilíbrio e paciência.

Medir resultados

Para finalizar, meça todos os resultados e aproveite os dados para descobrir como melhorar. É preciso ter controle sobre toda a sua estratégia e ser capaz de eliminar o que não está funcionando bem. 

Mesmo com seus fluxos prontos e ativos, é fundamental continuar buscando formas de otimizar o processo. E para ajudar você na jornada do Lead, conheça a seguir a TALLOS.

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Nutrir Leads aumenta bastante, de fato, a propensão de compra de cada potencial cliente, e visa fortalecer conteúdos de altíssima qualidade que sejam capazes de educar e alimentar a relação estabelecida. 

Dessa forma, é possível sentir uma maior autonomia sobre o interesse de cada contato estabelecido na finalização de compras, reduzindo o retrabalho para a equipe de vendas e eliminando aqueles que não possuem real propensão à aquisição do produto ou serviço. 

E na hora de contar com ajuda para a jornada de Leads, conte com a TALLOS para ir rumo ao crescimento e satisfação dos clientes!

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