Benefícios do WhatsApp API que você precisa conhecer em 2023

Benefícios do WhatsApp API que você precisa conhecer em 2023

Sumário

O WhatsApp Business API é a ferramenta ideal para as empresas que possuem grandes demandas de conversas na plataforma de mensagens. O aplicativo permite a integração de demais recursos corporativos, como por exemplo, softwares de marketing, automatização de tarefas ou CRMs e os benefícios do WhatsApp API são muitos.

Além disso, o WhatsApp Business API também permite que a empresa tenha uma conta verificada, o que dá mais segurança ao consumidor quando entra em contato com a marca. 

Entender quais são os benefícios e como funciona o WhatsApp API em um novo ano de grandes possibilidades, é de grande importância.

O que é WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API foi desenvolvido pelo Facebook e lançado no mercado em agosto de 2018, voltado para médias e grandes empresas. O foco principal da ferramenta é simplificar e agilizar a comunicação e o relacionamento entre esses negócios e seus contatos. 

Desta forma, a comunicação fica mais rápida e eficaz, gerando uma imagem positiva para a empresa e um bom relacionamento com clientes e fornecedores. 

Essa agilidade é possível por meio da integração com outras ferramentas, com uso de chatbot, automatização, entre outros recursos. 

Antes do surgimento da API do WhatsApp Business, as empresas recorrem à versão corporativa do aplicativo de mensagens para criar uma conta comercial e ter recursos básicos de comunicação.

Como o WhatsApp API funciona?

O funcionamento do WhatsApp Business API tem como carro chefe a integração com outras ferramentas. Com ele, a gestão, logística e comunicação da empresa se tornam mais eficientes e rápidos. 

Assim, sua empresa ganha tempo e qualidade no serviço prestado por meio da tecnologia, que proporciona um trabalho corporativo completo. 

Na prática, saber como funciona a API do WhatsApp Business e implementá=la na gestão empresarial resulta em alguns pontos positivos, como:

  • Fidelização de clientes;
  • Aumento de lucros;
  • Melhor gestão de tempo;
  • Melhoria no marketing;
  • Atendimento completo;
  • Comunicação ampla. 

Vale lembrar que a API é o usuário que inicia as conversas. Mas a empresa pode iniciar a conversa se o cliente ou lead tiver autorizado o contato previamente, isso por meio de HSMS, que são chamadas outbound messages.

Quais são os benefícios do WhatsApp API em 2023?

Confira quais são os principais benefícios do WhatsApp API em 2023 para o seu negócio:

Oportunidades para ações de marketing

Saiba que é possível utilizar o WhatsApp Business API de forma criativa sem desrespeitar as normas da plataforma. Ao mesmo tempo em que é possível oferecer apoio às ações de marketing da empresa. 

Em 2021, o aplicativo liberou mais opções de comunicação entre as empresas e clientes. Com isso, abriu-se um leque de possibilidades para trabalhar o WhatsApp Marketing oferecido pela própria ferramenta. 

Escalabilidade

Um dos principais benefícios do WhatsApp API é a escalabilidade. Uma empresa escalável é aquela que tem um alto potencial de crescimento sem precisar elevar os seus custos para isso. 

O WhatsApp API, possibilita que a sua empresa potencialize a comunicação com os seus clientes, alcançando o maior número de contatos e atendendo diversos deles ao mesmo tempo a partir de respostas rápidas e automáticas. 

Respostas automáticas

As respostas automáticas estão diretamente conectadas à escalabilidade. Esse recurso permite configurar as respostas automáticas e personalizadas pelo WhatsApp Business.

É uma vantagem que agrega muito valor para os seus clientes, já que ele consegue tirar todas as suas dúvidas sempre que achar necessário. E tudo isso sem qualquer burocracia, apenas acessando a plataforma que ele já utiliza e que faz parte da sua rotina. 

Segurança e credibilidade

Um dos principais benefícios oferecidos pelo WhatsApp API é a segurança e credibilidade que ele agrega à sua marca, sendo percebidos pelos clientes. Só o fato da sua empresa estar presente no aplicativo é um fato que transmite uma mensagem positiva para o seu público, ainda que você não consiga ter essa percepção. Seus contatos e potenciais clientes entendem isso como uma empresa que está preocupada em facilitar a comunicação através do uso de uma ferramentas que é acessível à maioria das pessoas. 

Análise de dados

Tomar decisões não é uma tarefa tão fácil assim. Sem apoio, se torna ainda mais difícil. E quando envolve o futuro do seu negócio, cada ação deve ser bem pensada para não gerar transtornos, principalmente os que são irreversíveis. 

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, o ideal é fazê-lo com segurança, considerando informações de fontes seguras para ajudar. O WhatsApp API também te ajuda na tomada de decisões estratégicas para o seu negócio fornecendo dados preciosos. 

Tudo isso é feito por relatórios e dados estatísticos que permitem a análise de comportamento do seu público a partir de ações feitas pela sua empresa, como por exemplo:

  • Envio de mensagens;
  • Entrega das mensagens;
  • Recebimento das mensagens;
  • Valor investido.

Visando as grandes possibilidades e funções que o WhatsApp API tem a oferecer, que tal obter o melhor do atendimento digital em 2023? 

Conheça a TALLOS e o poder do atendimento omnichannel

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Os benefícios do WhatsApp API são muitos, por isso é importante buscar conhecer as suas inovações e mudanças em 2023 para realizar um acompanhamento mais detalhado. E para ajudar ainda mais no seu negócio, acesse agora mesmo o site da TALLOS e desfrute do atendimento digital!

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