Como vender mais na Black Friday: Como saber se minhas promoções geraram bons resultados nas vendas

Costumer Success
Entenda de fato como saber se suas promoções deram ou não um bom resultado nas suas vendas.

Sumário

Ter promoções em longa escala no seu negócio muitas vezes pode ser algo positivo, principalmente em períodos como a Black Friday, em que os consumidores já esperam por esse tipo de ação no negócio. No entanto, é preciso ter uma grande previsão de como serão as vendas, um acompanhamento em tempo real de como elas estão e um balanço para entender se você fez de fato uma boa promoção.

É claro, para entender se a sua promoção funcionou ou não, você precisa primeiro saber por qual motivo você a fez: adquirir mais clientes, promover o seu produto, liquidar o seu estoque, entre outras opções.

Afinal, você não quer ficar sem saber o resultado da sua promoção né?

Nesse artigo, você vai conseguir compreender alguns conceitos que ajudam a saber se as suas promoções estão gerando resultado:

  • Promoção x Liquidação
  • Como interpretar os resultados
  • Possíveis erros
Vendas

A promoção x liquidação

A promoção e a liquidação são estratégias bastante utilizadas por times de vendas e atendimentos digitais de diversos tipos de negócios. No entanto, muitos desses não entendem a diferença e acabam pecando nos detalhes de cada uma delas – muitas vezes pensando que estão fazendo uma, mas na verdade, estão fazendo a outra.

De forma prática, a promoção funciona quando você quer, literalmente, promover um produto no mercado para clientes que são público alvo do seu negócio com uma finalidade de longo prazo. 

Já a liquidação funciona como uma forma de queimar o estoque rapidamente. Essa estratégia é mais presente em marcas de moda, que acabam precisando trocar o estoque conforme a nova linha de produtos começa a ser fabricada ou comercializada.

Interprete bem os resultados

Você já alinhou o propósito e a estratégia da sua promoção, já treinou seu time e já executou as vendas. Agora chegou a hora de sentar e avaliar os resultados.

Caso você tenha optado por fazer uma liquidação, você de fato conseguiu fazer uma queima do seu estoque liquidando o seu produto para dar espaço a novos? Tendo, posteriormente, um foco em um novo produto que veio até mesmo para substituir o anterior?

Se a sua resposta foi sim, então você deve ter conseguido alcançar o seu resultado. Caso contrário, sente e avalie com a sua equipe de vendas e atendimentos digitais para entender quais foram as complicações que vocês tiveram. Deixe tudo isso documentado e corrija esses pontos nas próximas vezes que esse tipo de estratégia for executado no seu negócio.

Em contrapartida, caso você tenha feito uma promoção, observe com a sua equipe: você conseguiu fidelizar e atrair mais clientes que são do seu público alvo? Conseguiu criar valor e de fato promover o seu produto no mercado?

É importante que, no caso de você ter feito uma promoção, seja bem observado no meses seguintes se os clientes que compraram na promoção voltaram a entrar em contato, ou se o seu produto ganhou uma relevância maior no mercado (caso tenha aumentado gradualmente o número de vendas no pós promoção).

Para fazer tudo isso da melhor forma, é bom que você tenha um CRM organizado para observar todas as suas movimentações de faturamento por produto durante um tempo antes, durante e pós promoção. Caso contrário, é difícil entender como foi o comportamento da sua estratégia.

Possíveis erros

Cuidado para não confundir as estratégias ou não executá-las da melhor maneira possível. Muitos negócios acabam confundindo os termos e fazendo liquidações ao invés de promoções. A confusão de ambos podem deixar seus resultados confusos e diferentes daquilo que foi planejado.

Então, ao executar essas estratégias, tenha muita calma e entenda totalmente os processos de uma promoção e de uma liquidação. Essa atenção com certeza fará com que seus resultados melhorem e você tenha um bom desempenho do seu time de vendas e atendimentos digitais.

Aproveite também para deixar seu atendimento e suas plataformas digitais preparadas para qualquer tipo de situação. Mantenha a qualidade não só no seu produto, mas também no seu time de vendas e atendimentos digitais.

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