Carrinho abandonado: 3 dicas de como recuperar clientes

3 dicas de como recuperar clientes de carrinho abandonado

Sumário

Uma realidade bastante contínua do e-commerce é quando o cliente enche o carrinho virtual com itens a serem adquiridos, contudo, não finaliza o pedido. Com esta realidade bastante comum e repetitiva, é preciso, primeiramente, aceitar e encontrar a melhor solução para resolver este problema. 

Portanto, entenda mais a fundo as principais causas do carrinho abandonado e as 3 melhores dicas para recuperá-lo a seguir. 

O que é carrinho abandonado?

O abandono de carrinho é a situação em que um determinado usuário navega pelo e-commerce, seleciona os produtos, mas não finaliza a compra. 

Segundo pesquisas, a taxa de abandono de carrinho chega a mais de 70% e, aproximadamente, 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Percebe como há uma grande oportunidade para os empreendedores?

Evitar que os clientes desistam de uma compra é um dos grandes desafios atualmente. Quanto maior a taxa de abandono de carrinho, menor é a taxa de conversão. Por isso, as lojas virtuais devem buscar constantemente os motivos para os consumidores não finalizarem a transação. 

O grande objetivo é eliminar as barreiras que impedem a concretização no momento em que o visitante está prestes a se tornar um cliente e, dessa forma, aumentar a efetividades das vendas. 

Quais são os principais motivos do abandono de carrinho?

Há diversas situações que levam ao abandono de carrinho. Por isso, esteja atento(a) às principais causas desse grande problema a seguir: 

Falta de confiança no pagamento 

É comum, que em uma compra online, muitas pessoas sintam medo de ter seus dados roubados enquanto finaliza uma compra pela internet. Com a quantidade de sites falsos e sem segurança alguma, a desconfiança no ambiente online torna-se uma necessidade. 

Esse fator, pode acabar atrapalhando a venda de comerciantes compromissados com seus clientes. Justamente na hora de efetuar o pagamento, os consumidores acabam desconfiando do ambiente virtual que estão e acabam desistindo da compra. Portanto, adquira certificações e garantias de segurança para a sua loja virtual. 

Forma de pagamento indisponível

A forma de pagamento que geralmente encontra-se disponível nos sites é o cartão de crédito. No entanto, nem todas as pessoas gostam de utilizá-los. As opções de débito e boleto, por exemplo, nem sempre são aceitas e muitas das vezes nem a bandeira de alguns cartões. 

Logo, o cliente encontra-se frustrado e irritado e acaba por desistir de realizar a compra naquela determinada loja. 

Excesso de etapas no processo de compra

Se existem muitas etapas até chegar à efetivação do pagamento, a probabilidade de desistência no meio do caminho é grande. Isso ocorre porque esse longo processo deixa o cliente impaciente que, sem muitas alternativas, desiste de concluir o pedido por falta de tempo. 

Como recuperar o carrinho abandonado?

Apesar de todos os motivos que ocasionam o abandono de produtos no carrinho de sua loja virtual, saiba que é possível reverter. Portanto, confira as 3 melhores dicas para a recuperação de cliente no carrinho:

1. Obtenha um e-mail marketing 

É bem provável que o cliente em potencial precise cadastrar o e-mail para iniciar as compras. Esse será o meio que o comerciante poderá usar para entrar em contato com o cliente e lembrá-lo do carrinho abandonado. 

De acordo com algumas pesquisas, mensagens enviadas em até três horas depois do abandono do carrinho geram 20% de cliques. Isso significa que as chances do consumidor efetivar a compra aumentam se a loja possuir um e-mail marketing. 

2. Proteja seus clientes

Faça uso de plataformas seguras para acolher da melhor forma o seu negócio virtual. O consumidor necessita ter total certeza de que seus dados não serão roubados. Portanto, utilize sites que possuem cadeado verde antes do endereço eletrônico que informam que o conteúdo depositado é criptografado, logo, é de fato, seguro. 

Dessa forma, apenas os responsáveis pela gestão do site terão acesso aos dados do cliente. Outra dica é pedir que as pessoas que já consumiram seus produtos relatem suas experiências com a compra. Essas avaliações despertam gatilhos mentais, que poderão ser disponibilizadas na homepage da loja para fazer com que os novos compradores sintam que podem confiar na sua loja virtual. 

3. Amplie as formas de pagamento

Ampliar as formas de pagamento é de grande importância, não apenas para evitar o abandono de carrinho, mas também para atrair um maior número de clientes. As lojas precisam estar atentas às novas tendências de pagamento para ofertá-las o quanto antes. Uma boa opção para ampliar as possibilidades é fazer acordos com intermediadores de pagamentos. 

Uma dica de bônus de ouro é entender a forma como o atendimento ao cliente e estrutura da página falam muito alto, e dessa forma, o cliente passa a visar profissionalismo quando estas são muito bem estabelecidas. Portanto, nada melhor do que utilizar ferramentas como plataformas digitais, que auxiliam no melhoramento do relacionamento entre cliente e empresa. 

Portanto, confira a seguir nossa dica bônus de ouro incrível e imperdível para o seu negócio!

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Oferecer demais opções acessíveis de parcelamento, também auxilia na visão do cliente diante sua loja, evitando assim, mais um motivo para a perda de clientes no carrinho de produtos. 

E com a TALLOS será possível, fidelizar e satisfazer seus clientes a cada compra, portanto, acesse o site e conheça mais desta plataforma de atendimento digital ideal para o seu negócio.

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