As inovações tecnológicas têm realizado um sucesso um após o outro tanto para as pessoas como para as empresas. E o WhatsApp, é uma dessas grandes inovações, pois o que antes servia apenas para a troca de mensagens pessoais, hoje, é de grande importância no mundo dos negócios, pois ele é utilizado para negociar, manter contato, criar relacionamento com clientes e até mesmo, para realizar vendas.
Pensando nas melhorias de vendas via WhatsApp, o aplicativo passou a contar com o WhatsApp Business e com um recurso a mais que torna a apresentação de produtos e serviços ainda mais prático, que é o catálogo de produtos dentro da plataforma.
Criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business para versão comercial do mensageiro instantâneo voltado para empresas e empreendedores, é um passo de grande importância para quem deseja divulgar o seu negócio e vender online. O processo é bastante simples e uma vez criado, pode ser compartilhado por outros usuários.
Trata-se de uma função do WhatsApp Business que veio para facilitar as vendas do empreendedor e as compras dos consumidores. Sendo assim, conheça mais a seguir sobre o catálogo de produtos.
Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business?
O WhatsApp Business possui uma função de catálogo, que permite ao empreendedor incluir os produtos e/ou serviços que fornece, que podem ser consultados por usuários da versão normal do WhatsApp.
O aplicativo tradicional, já não conta com esta função, pois é voltado, principalmente, à comunicação entre as pessoas e não para as empresas.
É de suma importância lembrar que o WhatsApp Business é um aplicativo independente e demanda um número de celular exclusivo e dedicado para funcionar para empresa, que idealmente não deverá ser usado para o WhatsApp tradicional. Caso você utilize novamente o número, o seu perfil social será convertido em comercial. O mesmo número, com outro aplicativo.
Com isso em mente, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Instale o WhatsApp Business em seu celular;
- Crie seu perfil comercial, fornecendo os dados de sua empresa;
- Acesse as configurações e toque em “Configurações da empresa”;
- Toque em “Catálogo”, “Adicionar produto ou serviço”;
- Ainda na tela, toque em “Adicionar imagens”;
- Toque em “Nome do produto ou serviço” e defina um nome;
- Toque em “Preço R$” para definir um preço;
- Toque em “Mais campos” para adicionar a descrição, como detalhes, código de barras, link e etc;
- Toque em “Salvar” o cadastro do produto ou serviço;
- Repita os passos para cada item que deseje adicionar ao catálogo e pronto.
Se você é usuário e deseja compartilhar um produto ou serviço do catálogo de uma empresa no WhatsApp, basta:
- Abrir o perfil da empresa no WhatsApp;
- Clicar em “Ver tudo”, próximo a “Catálogo”;
- Clicar no produto ou serviço, e depois no ícone de “Encaminhar”;
- Selecionar o contato ou grupo para o qual deseja enviar o produto ou serviço;
- Clicar em “Enviar” e pronto.
Qual a importância do catálogo de produtos no WhatsApp Business?
Criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business é essencial para a divulgação da empresa, alcançar novos clientes e obter vendas online. Além de ser uma ótima oportunidade de crescimento para os seus negócios, o processo de criação é bastante rápido e simples e são várias as vantagens.
A ferramenta possibilita que os produtos sejam divulgados de forma ágil e fácil, por meio do carregamento de fotos, preço, descrição, link e código do produto.
O catálogo de produtos ajuda a potencializar as vendas de micro e pequenas empresas por meio da promoção da vitrine sem que haja uma necessidade obrigatória de site, agilizando a interação e o atendimento ao cliente.
O catálogo de produtos torna o perfil do negócio ainda mais profissional e seguro, e pode ser o facilitador do fechamento de vendas, já que através das fotos e informações disponibilizadas, o cliente terá a maioria das respostas que procura e ainda poderá avaliar os produtos antes mesmo do atendimento.
E visando a grande importância do catálogo de produtos no WhatsApp Business, a TALLOS, que é uma plataforma de atendimento digital, irá lançar em breve a função na plataforma já integrada, podendo assim encontrar tudo o que o seu negócio precisa em um só lugar.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Instagram, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Instagram, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O catálogo de produtos é uma função bastante benéfica e vantajosa, tanto para as empresas com melhores e maiores vendas como para os clientes com compras mais acessíveis, assertivas e rápidas.
E para estabelecer uma melhor comunicação com seus clientes via WhatsApp Business API utilizando o catálogo de produtos, acesse agora mesmo o site da TALLOS!