Muitas empresas buscam as melhores estratégias para escalar as vendas e ganhar uma maior visibilidade de sua marca, produtos e serviços. E cada dia mais com a era da tecnologia, os chatbots estão em uma grande escala de evolução e assim, passam por grandes mudanças da forma como as empresas se comunicam com os seus clientes.
E como estamos na era digital, a inteligência artificial e as empresas com grande serviço ao cliente estão começando a entender bem isso. E cada uma das ferramentas que o mundo digital tem oferecido ao mercado podem ser usadas nos mais variados setores, como é o caso do Chatbot Conversacional.
O que é Chatbot Conversacional?
Chatbot Conversacional nada mais é que programas de computador que possuem a capacidade de estabelecer uma comunicação com os usuários com uma linguagem natural, entender a intenção e responder com base nas regras e dados.
Esse tipo de chatbot foi construído utilizando a Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e tecnologias de PNL e, portanto, podem processar a linguagem e compreender a fala humana.
Uma das principais características de um Chatbot Conversacional é decifrar perguntas ou escritas e possibilitar respostas com as informações corretas. Para uma empresa, esses chatbots podem ser bastante benéficos para lidar com reclamações ou dúvidas dos clientes e manter uma comunicação bidirecional sem esforço.
Ao contrário dos chatbots baseados em regras, uma solução de chatbot de conversa pode entender facilmente o significado por trás das palavras, o que os torna capazes de decidir até mesmo as perguntas com erros ortográficos. Ao usar esse tipo de Chatbot, uma empresa achará fácil fornecer uma ótima experiência ao usuário e obter um impacto positivo nos resultados.
Quais são os benefícios do Chatbot Conversacional?
Os Chatbots que liberam respostas predefinidas não são compatíveis com a capacidade de processamento de linguagem dos bots de conversação. E nos dias atuais, as empresas podem implantar um bot e substituir a mão de obra sem nunca afetar a comunicação com os clientes, e isso também é positivo por natureza.
Os benefícios são muitos quando uma empresa usa um chatbot de conversação para dar suporte a vários aspectos do negócio.
- Conversas semelhantes às humanas: conversas robóticas podem ser ideais para pequenas ou médias empresas, mas certamente não são adequadas para todos. Grandes organizações onde o atendimento ao cliente é um aspecto fundamental precisam de um chatbot que tenha a capacidade de conversação para garantir suporte aos clientes durante as etapas da jornada.
- Atendimento ao cliente aprimorado: a qualidade do atendimento ao cliente melhora quando há um chatbot orientado por IA, ML e NLP. Esse bot será capaz de entender as consultas dos clientes de qualquer complexidade e permitir respostas rápidas e em tempo real, sem a necessidade de qualquer envolvimento humano.
- Interações e ofertas personalizadas: Um chatbot de conversação para sites pode aproveitar e fornecer respostas em sintonia com as características demográficas do público. Isso garante valor para cada cliente que se conecta com o negócio em qualquer nível.
- Impulsionar a conversão: Uma empresa pode envolver melhor os clientes quando usa chatbot de conversão. E quando os clientes estão mais engajados ou quando obtêm respostas oportunas e instantâneas para suas perguntas, sempre há uma probabilidade de mais conversão.
Como expandir os negócios?
Os Chatbots são uma das ferramentas indispensáveis para as empresas agregarem valor a diferentes aspectos das operações. Eles podem não apenas afetar a prestação de serviço ao cliente, mas também simplificar processos e sistemas em marketing e vendas. E usá-los de maneira inteligente pode garantir muito valor para sua empresa.
Sua empresa pode usar um serviço de chatbot conversacional de várias maneiras e alcançar um crescimento geral.
Forneça uma abordagem baseada em dados para o envolvimento do cliente
Para a empresa, o envolvimento do cliente é tudo. Tem o potencial de fazer ou quebrar a fundação. Na verdade, o engajamento é essencial porque 86% dos compradores pagarão mais por uma melhor experiência do cliente.
Com tanto valor associado ao engajamento, é óbvio ver por que mais empresas desejam usar chatbots avançados para se destacar.
Muitos entendem o valor de usar chatbots de IA de conversão, pois podem gerar engajamento com base nos dados do usuário. Esse bot também pode tornar as interações mais interativas.
Quando uma solução de chatbot conversacional faz parte do processo de entrega de atendimento ao cliente, respostas consistentes e coerentes se tornam realidade. É também assim que as marcas conseguem oferecer respostas rápidas e em tempo real. Com esses tipos de interação, é natural que o nível de engajamento aumente.
Aumente sua geração de leads ao longo da jornada do cliente
O engajamento está sempre na raiz dos leads. Sua empresa simplesmente não pode gerar leads de qualidade se não souber como engajar melhor os clientes. E quando o assunto é engajamento, os chatbots sempre aparecem como uma ótima ferramenta.
Rastreie e monitore os dados do consumidor para insights
Os dados são reais. Quando você possui dados, é sempre fácil obter uma visão profunda dos clientes e de seus comportamentos. Na verdade, as marcas podem aproveitar os dados para rastrear padrões de compra na web e usar análises para atender melhor os clientes.
Reforce sua estratégia de marketing conversacional
As conversas estão sempre na raiz do envolvimento do cliente. E as marcas que conhecem a arte de conversar bem sempre têm um desempenho melhor na frente do engajamento. Esse mesmo conceito pode ser usado na elaboração de uma estratégia de marketing conversacional, na qual as empresas podem usar interações com clientes em tempo real para vendas.
A comunicação é de grande importância para as empresas, e é visando isso que apresentamos a você a TALLOS, uma das maiores startups do Brasil.
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O atendimento digital está adentrando no mercado com força total no mercado, e são muitas as empresas que estão passando a acompanhar essa inovação e evolução do mundo digital, portanto, não perca mais tempo e conheça o poder de ser Omnichannel.