Ao decorrer dos últimos anos, os Chatbots deram passos gigantescos e têm auxiliado no sucesso da comunicação nas empresas. Esses pequenos robôs estão evoluindo para uma melhor interação com as pessoas, como é o caso do Chatbot para WhatsApp, e com o grande objetivo de proporcionar uma experiência inesquecível para quem o utiliza.
Com a nova era digital, cada vez mais, as empresas estão visando cada uma dessas melhorias e acabam buscando, adquirindo e criando chatbots. Dessa forma, existem determinados aplicativos que estão expandindo suas plataformas para oferecer um atendimento mais personalizado, cheio de boas experiências e ágil. E um bom exemplo disso, é o WhatsApp.
Os bots no WhatsApp ainda são ferramentas recentes, contudo, contam com funcionalidades bastante interessantes na versão comercial do aplicativo de mensagens. E foi assim que surgiu o WhatsApp Business API, no ano de 2018. Com essa API, as grandes empresas aumentaram o leque de possibilidades, principalmente usando Chatbots para atuar de forma direta no mensageiro.
Sendo assim, que tal conhecer em detalhes, tudo o que você precisa saber sobre o Chatbot para WhatsApp? Confira em nosso artigo agora mesmo e uma boa leitura.
Afinal, o que é Chatbot?
Em um mundo cheio de tecnologias, em que estão sempre em constante evolução, e em prol de uma melhor solução para os problemas do dia a dia das pessoas, a tecnologia tem o poder de transformar os dias e a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. É possível, inclusive, encontrar a necessidade de uma tecnologia que melhore a comunicação na resolução de problemas, e é por isso que o Chatbot existe.
Assim como o nome mesmo já entrega: Chat + bot (robô), significa que são robôs que conversam. Os Chatbots estão presentes com a missão de realizar uma melhor comunicação com os usuários por meio de bate-papos, os famosos chats, utilizando inteligência artificial. Seu objetivo é sempre apoiar e dimensionar as equipes de negócios no relacionamento e comunicação da empresa com seus clientes.
Os Chatbots representam uma evolução gigantesca no relacionamento na comunicação entre as pessoas, marcas e tecnologia. Seu conceito é um pouco antigo, de fato, quando Alan Turing (grande matemático científico na computação) estabeleceu o grande “Teste de Turing”, em 1950. Mas foi em 2016, que de forma definitiva surgiu o Chatbot, em que o Facebook lançou o “Bot for Messenger”, que permite a criação de bots para interagir de forma simples e rápida com seus contatos na comunicação.
Esses robôs artificiais da comunicação, influenciam de forma direta em como as marcas de negócios se conectam com cada um de seus clientes e vice-versa. Atualmente, é bastante simples e rápido entrar em um chat de uma marca e tirar suas dúvidas com um bot, ao invés de tentar um telefonema e esperar minutos e até mesmo horas para receber uma ajuda.
Saiba mais sobre o uso de chatbot em nosso manual completo: Chatbot o manual completo: o que e como usar?
Chatbot para WhatsApp e sua forma de atendimento
O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para pessoas do mundo todo se comunicarem, não importando hora e nem local, apenas necessita de uma boa conexão à internet.
E para as empresas, a história não é diferente. Pois, por tratar-se do aplicativo mundial de comunicação mais utilizado, as empresas começaram a enxergar vantagens, e foi assim que surgiu o WhatsApp Business API. As empresas, contam com um perfil comercial verificado para transmitir confiança aos seus clientes, podem configurar a opção “Catálogos”, cujo é uma vitrine móvel em que as empresas podem mostrar e compartilhar seus produtos na plataforma.
Como funciona o Chatbot para WhatsApp?
Os Chatbots, podem responder a comandos gerados em tempos reais, como é o caso do Chatbot do WhatsApp, por exemplo. No mensageiro, a comunicação entre o usuário e o robô é mantida por meio de perguntas e respostas, com um conjunto de operações que precisam ser captadas e compreendidas pelo bot para que a resposta seja entregue de forma coerente ao usuário no final.
As respostas realizadas são processadas pelo Chatbot por meio da prática de Machine Learning. É por meio desse processo que o robô é capaz de coletar todos os dados fornecidos, compreendê-los e tomar decisões, gerando respostas capazes de direcionar todas as soluções aos usuários.
Como interagir com um Chatbot no WhatsApp?
Para interagir com o Chatbot para WhatsApp é preciso, em primeiro lugar, adicioná-los aos seus contatos, como se o número de contato do robô, na verdade, pertencesse a uma conta pessoal. Logo, inicie a conversa com o bot enviando um “Olá” e responda às solicitações enviadas por ele.
Geralmente, os Chatbots se comunicam por meio de perguntas cujas respostas já estão bem definidas: após a pergunta realizada, são enviadas sugestões de respostas pelo próprio robô. Assim, você deverá escolher, entre elas, a mais condizente com a sua, selecionando o número indicado para cada uma das respostas disponíveis.
Por que utilizar um Chatbot para WhatsApp?
Entendido o que é chatbot para WhatsApp e como funciona, é importante compreender quais são as maiores razões para a sua empresa investir nessa ferramenta. Portanto confira a seguir:
Maior presença digital
Uma das principais vantagens de utilizar WhatsApp Business API, é o reconhecimento e o fortalecimento de marca no ambiente digital.
Pesquisas indicam que cerca de 97% das pessoas que possuem um smartphone fazem uso do WhatsApp, sendo que 93% acessam todos os dias. O que coloca o WhatsApp entre as principais ferramentas de comunicação do Brasil.
Ter um contato oficial no WhatsApp vai muito além de criar um Chatbot para automatização de respostas. É estar onde as pessoas mais passam o seu tempo, posicionando sua marca como pioneira e inovadora em um mercado cada vez mais competitivo.
Funcionalidades
Com uma interface clean, intuitiva e sem grandes distrações, o WhatsApp conseguiu oferecer uma experiência gratificante ao usuário que deseja conversar com seus amigos. Tudo isso porque essa ferramenta é bem prática e direta.
Redução de custos
Além dessas vantagens, esse tipo de sistema tende a gerar mais economia para seu negócio, já que pode reduzir gastos os seguintes pontos:
- Custo por atendimento;
- Infraestrutura;
- Otimização das cobranças;
- Retrabalho;
- Investimento em aplicativos.
Para as empresas, o Chatbot para WhatsApp oferece esta e diversas outras vantagens. Além disso, é de suma importância mencionar a TALLOS como uma forma de melhoria no atendimento ao consumidor com altíssima qualidade.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Os Chatbots continuam a oferecer grandes benefícios para as empresas e os seus clientes. Com os Chatbots para Whatsapp acontecem da mesma forma, é hora de sair da rotina, buscar inovações e alcançar um novo nível de comunicação, e isso será feito desenvolvendo o Chatbots para o Whatsapp em sua empresa e escolhendo a TALLOS como a aliada ideal para uma comunicação de qualidade esse processo será ainda mais perfeito e cheio de experiências incríveis e inovadoras.
Sendo assim, acesse agora mesmo o site da TALLOS e conheça mais sobre o atendimento Omnichannel, ah e mais, não se esqueça de dar uma conferida em nosso manual completo do Chatbot, basta clicar aqui!