Como realizar um atendimento humanizado?

Como realizar um atendimento humanizado?

Sumário

A comunicação tem o poder de abrir ou fechar portas, seja ela em que área da vida humana for. E com as empresas não é diferente, já que a comunicação é a base de todo negócio, e por meio dela, é possível atrair ou afastar clientes, o que dependerá bastante da forma em que a comunicação está sendo estabelecida. 

Por esse motivo, existe o chamado “Atendimento Humanizado”, que toda empresa deveria conhecer e aplicar em seu negócio. 

Nos dias atuais, muitas pessoas afirmam que praticam o atendimento humanizado, porém, nem todos sabem, de fato, usá-lo. 

O atendimento humanizado é uma estratégia essencial no cenário atual das empresas. Isso porque os negócios precisam preocupar-se mais com a experiência do consumidor para promover a sua marca e atraí-lo, já que a humanização do atendimento é uma oportunidade de tratar o consumidor com uma maior empatia, criando assim, um vínculo e personalizar a comunicação. 

Em outras palavras, o público necessita se sentir satisfeito com a troca realizada pelas empresas, de modo que ele seja valorizado e tenha a percepção e sentimento de exclusividade perante as ações e respostas exercidas pela empresa. 

Sendo assim, a seguir você verá e entenderá melhor sobre o que é o atendimento humanizado, suas vantagens, como aplicá-lo em sua empresa e no final do conteúdo, encontrará uma dica chave para conseguir implementar uma comunicação de altíssima qualidade e satisfazer ainda mais seus clientes.  

Afinal, o que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é o tratamento baseado em um diálogo atencioso com o consumidor. Ele tem como objetivo resolver os problemas do cliente por meio de respostas acolhedoras. Trabalhando dessa forma, é possível fugir do esquema tradicional de muitos telemarketing que seguem um script rígido ao promover uma comunicação baseada na empatia. 

A humanização no atendimento prestigia a relação entre o cliente e a empresa. Isso ocorre porque, ao se sentir valorizado, o indivíduo tem a percepção de que sua marca é parceira e, assim, deposita total credibilidade nela, um aspecto que contribui bastante para o processo de fidelização do cliente. 

Isso significa, que o atendimento humanizado não representa somente o comportamento altruísta em frente das situações por parte de seus agentes, mas, configura, também, uma estratégia de negócio, já que ajuda a melhorar a experiência do cliente. 

Em outras palavras, a representação do atendimento humanizado em uma empresa, é quando ela atende às solicitações do consumidor e atende com sucesso as suas demandas, prestando atenção no que o cliente deseja e sendo bastante empático na resolução de seus problemas. 

Esse ponto de encaixe perfeito entre os desejos e as necessidades de um usuário com as respostas certeiras de um suporte mais humano, é o ponto chave para estabelecer o contato sem apatia alguma, promovendo assim, a comunicação e conhecendo melhor o consumidor.

Vantagens do atendimento humanizado

A grande importância de utilizar o atendimento humanizado ao cliente é inegável. Afinal, em um cenário globalizado e bastante competitivo dominado pela impessoalidade, a empresa que oferece um tratamento diferenciado, cheio de empatia, acaba ganhando um maior destaque frente à concorrência. Confira a seguir, as principais e maiores vantagens do uso de atendimento humanizado:

  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento na fidelização;
  • Cliente divulgando sua marca, atraindo assim, cada vez mais clientes;
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Melhora no ambiente de trabalho;
  • Garante autonomia. 

Como usar o atendimento humanizado na empresa?

Criar um bom relacionamento com o cliente por meio do atendimento humanizado não precisa ser uma tarefa chata e difícil!

É de suma importância, implementar esse modo de atendimento aos clientes, incorporando a humanização na cultura da empresa, um trabalho em conjunto para que essa estratégia possa envolver a todos e seja cultivada com sucesso. Para melhor aplicar o atendimento humanizado em sua empresa, confira e siga os ponto a seguir:

Unifique os multicanais de atendimento

O atendimento omnichannel unifica os pontos de contato por onde o consumidor realiza uma comunicação com as empresas. 

Dessa forma, a marca poderá iniciar o atendimento por telefone e terminar pelo chat do site, sem que ocorra prejuízos ao seu negócio com relação à comunicação.

Além de oferecer diversos pontos de bons contatos, é preciso que todos eles estejam conectados com o histórico do relacionamento desse cliente para que seja realmente eficaz.  

Treine sua equipe

É essencial que a equipe de suporte da empresa seja bem capacitada e esteja bem treinada para ser ágil, além de ouvir o cliente e colocar em prática o atendimento humanizado na corporação. 

Além de transmitir empatia, é necessário que a cultura organizacional inclua valores importantes como respeitar o tempo do outro, de modo a evitar aquelas transferências contínuas entre setores que irritam os consumidores. 

Dessa forma, os funcionários estarão bem treinados com as habilidades fundamentais que permitem resolver inúmeros problemas. 

Contextualize de acordo com a jornada de compra

A jornada de compra deve ser levada em consideração no atendimento para entender bem em que situação o cliente se encontra atualmente. 

Por exemplo, de acordo com os dados cadastrais, analise em qual parte do processo esse usuário está e o seu histórico com a empresa. 

Dessa forma, a experiência não se torna cansativa para o consumidor ter que repetir informações e nem repetitiva para o atendente, que irá extrair algo já gravado no sistema. 

O atendimento humanizado é um passo excelente e a chave que toda empresa deveria dar para envolver melhor seus consumidores a sua marca, estreitando assim, a relação no atendimento entre ambos. 

Para melhorar e humanizar o atendimento da sua empresa, conheça a TALLOS a seguir. 

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Sem dúvidas alguma, a empresa que utiliza o atendimento humanizado, tem obtido um bom relacionamento com seus clientes e transformando-os em consumidores fidedignos e que atrai outros clientes. 

E uma dica chave para tornar os consumidores da sua marca ainda mais satisfeitos, é a TALLOS como aliada da sua marca. Acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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