O WhatsApp é sem dúvidas, o aplicativo de comunicação mais utilizado em todo o mundo. A tecnologia tem buscado, cada vez mais, uma forma de melhorar a comunicação entre as pessoas em qualquer lugar do mundo.
Contudo, é necessário entender que, embora, os usuários acreditem que o WhatsApp possa ser utilizado da forma como desejar, o aplicativo possui políticas estabelecidas para determinar o que pode e o que não pode ser feito. E quando se trata do WhatsApp Business, esse controle torna-se ainda mais específico.
As políticas de serviços WhatsApp para empresas proíbem o tráfego de mensagens e notificações de determinados segmentos e conteúdos. Dessa forma, o não-cumprimento dos itens estabelecidos nestas políticas podem ocasionar em penalidades para o detentor da conta.
Por isso, há uma grande importância em entender as diretrizes determinadas pelo próprio WhatsApp. Sendo assim, se você foi bloqueado pelo WhatsApp, confira a seguir como descobrir e como evitar que esta situação ocorra ou se repita novamente!
Como saber se fui bloqueado no WhatsApp?
Quando ocorre do usuário ser bloqueado no WhatsApp ou “banido”, antes de tudo, esse usuário recebe uma notificação de confirmação para o número cadastrado na conta.
Dessa forma, ao tentar cadastrar-se novamente, surge a seguinte mensagem: “Seu número de telefone (DDI) (DDD) xxxx-xxxx está banido do WhatsApp. Contate o suporte para ajuda”.
Como evitar ser bloqueado no WhatsApp?
Com tantas pessoas no mundo todo utilizando o aplicativo para diversas finalidades, a plataforma reconheceu a necessidade de filtrar os conteúdos para detectar possíveis irregularidades.
Algumas atitudes podem resultar em banimento temporário ou definitivo do seu número na plataforma.
Entenda quais atitude devem ser evitadas para que não ocorra o bloqueio da sua conta no WhatsApp e assim possa prosseguir desfrutando dos benefícios do aplicativo:
Ferramentas e automação
Tanto o WhatsApp pessoal como o Business, devem ser utilizados pelo aplicativo oficial do WhatsApp ou através do WhatsApp Web. Há diversas empresas que oferecem alternativas para o uso do WhatsApp em várias máquinas de forma oficial, e claro, o investimento realizado de início pode ser atrativo, mas ter o seu número bloqueado poderá sair mais caro.
Há somente uma forma oficial de abrir o WhatsApp em várias máquinas sem riscos. Você precisa encontrar uma empresa homologada pelo whatsapp que forneça a integração direta com o Whatsapp através do WhatsApp Business API.
Campanha de marketing agressiva
Muitas das empresas buscam estimular seus clientes por meio de sms e e-mail direcionando o cliente para entrar em contato pelo WhatsApp.
Essas campanhas realizadas, muitas das vezes, são criadas pensando em atrair cada vez mais clientes e a qualquer custo. Sendo assim, cuidado, pois esta prática é uma das principais causas de bloqueio do seu número. Busque utilizar mensagens mais amigáveis, referenciando o nome da pessoa e do destino.
Mensagem Spam ou indesejada
É fato que, nenhuma pessoa gosta de receber mensagens indesejadas, não é verdade? Essa prática está contra todos os termos do uso do WhatsApp, e com toda certeza, deverá ser evitada.
Chatbot
Caso você possua um Chabot, siga algumas dicas básicas e evite ser bloqueado no WhatsApp:
- Evite perguntas e respostas repetitivas;
- Não force o cliente a falar com um robô, apresente ao usuário alternativas eficientes;
- Tenha sempre o transbordo para um atendimento humano.
Atendimento humanizado
O atendimento humanizado, não pode, jamais, ser agressivo. Sendo assim, busque utilizar emojis e outras formas de cativar o seu cliente mesmo nas situações difíceis.
- Qualifique sua equipe de atendimento;
- Não envie mensagens fora de horário, mensagens de madrugada ou muito cedo poderão não ser bem vistas pelo cliente;
- Realiza respostas ágeis ao seu cliente, sendo a principal dica para evitar o bloqueio. Os clientes não gostam de esperar em uma fila de atendimento, evite fazer a divulgação do seu número em grande escala caso você tenha uma equipe ou uma plataforma oficial para realizar o atendimento ao cliente.
É possível observar que a forma de comunicação estabelecida, determinará bastante, a realização de um possível bloqueio ou não. Por isso, para auxiliar você empresa a evitar bloqueios na comunicação com seus clientes, conheça a TALLOS a seguir!
TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Estar atento às diretrizes exigidas pelo WhatsApp, é essencial para evitar que ocorra bloqueios da sua conta na plataforma de comunicação, ocasionando assim em perdas de clientes.
É por isso que caminhar com a TALLOS, torna-se um ponto chave para atrair cada vez mais clientes através da satisfação do consumidor, e tornar os canais mais organizados para a comunicação estabelecida e de forma bem otimizada. Sendo assim, para mais informações sobre a TALLOS, acesse o site e saiba mais!