O Marketing sempre mostrou o poder que possui sobre as vendas de uma empresas, como consegue colocar em ação a estratégia de fidelização e satisfação do cliente. E com o Conversational Marketing, não é diferente.
Ferramentas como Chatbots em aplicativos como o WhatsApp facilitam o relacionamento de empresas e clientes fazendo o uso do Marketing Conversacional, que nada mais é que a estratégia que faz o uso de conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra.
Se você deseja atrair e fidelizar os seus clientes, entenda melhor como utilizar o Conversational Marketing nesse processo.
O que é Conversational Marketing?
O Conversational Marketing, é o marketing que envolve os clientes por meio do diálogo que coloca o foco nas interações com os clientes por meio de comunicações bidirecionais em conversas em tempo real. O marketing de conversação inclui envolver os visitantes do site, convertendo-os em leads ou sendo veículo para os clientes existentes continuarem a se envolver com uma empresa.
O marketing de conversação permite um envolvimento mais rápido e incentiva um ritmo acelerado na jornada do cliente. Nesse tipo de marketing não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são programados previamente para realizar o atendimento a qualquer hora e sem necessidade de um atendente.
No entanto, as conversas são feitas com mensagens de chatbots que reproduzem diálogos reais, humanizando o contato digital entre pessoas e marcas. Fundamentalmente, no fim das contas, o objetivo do marketing conversacional é melhorar a comunicação com leads e clientes.
Para isso, ele une o conhecimento humano, as tecnologias de automação e a inteligência artificial para criar e desenvolver relações duradouras entre um negócio e o seu público. O formato usado para essa conexão é o chatbot.
Como usar o Conversational Marketing na atração e fidelização de clientes?
Agora que você entende melhor o que o Conversational Marketing e como funciona, veja a seguir como utilizá-lo como estratégia para fidelização e atração de clientes:
Atendimento automatizado
A utilização de Chatbots pode ajudar bastante na estratégia de conversational marketing, pois essa utilização pode oferecer a oportunidade do seu cliente em iniciar conversas sem precisar entrar em filas de espera de atendimento. Por exemplo, ao invés de utilizar o recurso de formulários para que o cliente preencha e possa ser atendido, chatbots automatizados ficam disponíveis 24 horas por dia, oferecendo a opção para que eles iniciem a conversa quando for mais conveniente.
Suporte de atendimento mais ágil
Além de oferecer o canal omnichannel no qual o cliente pode iniciar conversa onde e quando estiver e quiser, o conversational marketing também prega o atendimento rápido. Além das opções de chatbots e chats, a empresa também pode investir em outros recursos, como os assistentes virtuais, capazes de responder perguntas simples às mais complexas, com base na disponibilidade de informações mais relevantes, e que podem ou não ser acionados por voz.
Estratégia para fidelizar o seu cliente
Com a estruturação de automatização pronta e seus bots funcionando de forma ágil com o suporte dos clientes, agora basta adotar a estratégia de Conversational Marketing para sua empresa, a fidelização de clientes se torna algo realmente alcançável, já que auxilia na boa experiência do consumidor com a marca e aumenta, por consequência, sua credibilidade e autoridade. Ou seja, a retenção e fidelização destes clientes é resultado de tudo o que você pode oferecer durante a jornada de compra dele, seja por um bot que esteja disponível antes, durante e após a compra e que garanta um atendimento personalizado e ágil na resolução dos problemas.
Com isso, que tal conhecer uma plataforma Omnichannel com inteligência artificial, ideal para colocar sua estratégia de fidelização e atração de clientes em ação, como a oferecida pela TALLOS?
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Com a TALLOS, é possível tornar o cliente ainda mais satisfeito e fidelizá-lo de forma mais ágil e eficaz utilizando um atendimento personalizado de altíssima qualidade. Portanto, não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso site e aplique o poder do Omnichannel no seu negócio!