Como usar Conversational Marketing para atrair e fidelizar clientes?

Como usar Conversational Marketing para atrair e fidelizar clientes?

Sumário

O Marketing sempre mostrou o poder que possui sobre as vendas de uma empresas, como consegue colocar em ação a estratégia de fidelização e satisfação do cliente. E com o Conversational Marketing, não é diferente. 

Ferramentas como Chatbots em aplicativos como o WhatsApp facilitam o relacionamento de empresas e clientes fazendo o uso do Marketing Conversacional, que nada mais é que a estratégia que faz o uso de conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra. 

Se você deseja atrair e fidelizar os seus clientes, entenda melhor como utilizar o Conversational Marketing nesse processo. 

O que é Conversational Marketing?

O Conversational Marketing, é o marketing que envolve os clientes por meio do diálogo que coloca o foco nas interações com os clientes por meio de comunicações bidirecionais em conversas em tempo real. O marketing de conversação inclui envolver os visitantes do site, convertendo-os em leads ou sendo veículo para os clientes existentes continuarem a se envolver com uma empresa. 

O marketing de conversação permite um envolvimento mais rápido e incentiva um ritmo acelerado na jornada do cliente. Nesse tipo de marketing não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são programados previamente para realizar o atendimento a qualquer hora e sem necessidade de um atendente. 

No entanto, as conversas são feitas com mensagens de chatbots que reproduzem diálogos reais, humanizando o contato digital entre pessoas e marcas. Fundamentalmente, no fim das contas, o objetivo do marketing conversacional é melhorar a comunicação com leads e clientes. 

Para isso, ele une o conhecimento humano, as tecnologias de automação e a inteligência artificial para criar e desenvolver relações duradouras entre um negócio e o seu público. O formato usado para essa conexão é o chatbot. 

Como usar o Conversational Marketing na atração e fidelização de clientes?

Agora que você entende melhor o que o Conversational Marketing e como funciona, veja a seguir como utilizá-lo como estratégia para fidelização e atração de clientes:

Atendimento automatizado

A utilização de Chatbots pode ajudar bastante na estratégia de conversational marketing, pois essa utilização pode oferecer a oportunidade do seu cliente em iniciar conversas sem precisar entrar em filas de espera de atendimento. Por exemplo, ao invés de utilizar o recurso de formulários para que o cliente preencha e possa ser atendido, chatbots automatizados ficam disponíveis 24 horas por dia, oferecendo a opção para que eles iniciem a conversa quando for mais conveniente. 

Suporte de atendimento mais ágil

Além de oferecer o canal omnichannel no qual o cliente pode iniciar conversa onde e quando estiver e quiser, o conversational marketing também prega o atendimento rápido. Além das opções de chatbots e chats, a empresa também pode investir em outros recursos, como os assistentes virtuais, capazes de responder perguntas simples às mais complexas, com base na disponibilidade de informações mais relevantes, e que podem ou não ser acionados por voz. 

Estratégia para fidelizar o seu cliente

Com a estruturação de automatização pronta e seus bots funcionando de forma ágil com o suporte dos clientes, agora basta adotar a estratégia de Conversational Marketing para sua empresa, a fidelização de clientes se torna algo realmente alcançável, já que auxilia na boa experiência do consumidor com a marca e aumenta, por consequência, sua credibilidade e autoridade. Ou seja, a retenção e fidelização destes clientes é resultado de tudo o que você pode oferecer durante a jornada de compra dele, seja por um bot que esteja disponível antes, durante e após a compra e que garanta um atendimento personalizado e ágil na resolução dos problemas. 

Com isso, que tal conhecer uma plataforma Omnichannel com inteligência artificial, ideal para colocar sua estratégia de fidelização e atração de clientes em ação, como a oferecida pela TALLOS?

Quem é a TALLOS?

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Com a TALLOS, é possível tornar o cliente ainda mais satisfeito e fidelizá-lo de forma mais ágil e eficaz utilizando um atendimento personalizado de altíssima qualidade. Portanto, não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso site e aplique o poder do Omnichannel no seu negócio!

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