Como usar Inteligência Artificial no seu setor de Atendimento

DSC_0641

Sumário

Clique para ouvir em formato de Podcast! 👆🏻

Algumas décadas atrás, entender sobre inteligência artificial parecia ser algo muito complexo. O conceito, que surgiu em 1955, já é uma realidade no cotidiano das pessoas e está presente em vários contextos; do profissional ao pessoal. A Inteligência Artificial é mais comum do que pensamos, um bom exemplo é o uso das redes sociais. Mas não para por aí, ela também é amplamente utilizada no mercado como forma de otimizar processos. 

No setor de atendimento, pode ser uma solução capaz de trazer o diferencial para o seu negócio. Quer saber como? Vem com a gente! Neste post vamos te explicar o que é essa tecnologia e como ela pode ser usada para revolucionar o atendimento dos seus clientes.

Antes de começar, você sabe o que é uma IA?

Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação focada em desenvolver softwares que possam simular o comportamento cognitivo humano e, com isso, trazer benefícios para a sociedade. Uma IA é capaz de receber informações, compreendê-las, tomar decisões, armazenar experiências vividas e, ao longo do tempo, ser capaz de aprender com essas situações.

Existem dois tipos de Inteligência Artificial

1. Machine Learning

O Machine Learning usa algoritmos para ordenar dados, encontrando um padrão e automatizando tarefas e soluções. Ainda que seja capaz de replicar a capacidade cognitiva do cérebro humano de aprendizado, ele tem um funcionamento mais linear e objetivo.

1. Deep Learning

O Deep Learning usa algoritmos mais complexos e com auxílio de redes neurais. Isso significa que ele tenta replicar o cérebro humano de forma ainda mais fiel, porque aprofunda o aprendizado, criando várias camadas de análises de dados.

Autoaprendizagem

Como citamos no começo, o grande objetivo de uma Inteligência Artificial é simular o cérebro humano. Por isso, ela está em constante evolução e precisa ser treinada para melhorar os seus resultados. Quando uma IA recebe uma informação, ela segue um fluxo:

  • Recebe a informação
  • Busca a solução
  • Processa os dados
  • Toma decisões
  • Disponibiliza a informação
  • Aprende com a interação

Ter essa autoaprendizagem é uma das maiores vantagens de usar uma IA para otimizar o trabalho da sua equipe. Ela vai se desenvolvendo sozinha, na medida que são propostas novas interações.

Como uma IA pode ajudar o seu negócio

Existem várias possibilidades de utilização de uma IA no seu negócio. Comece pensando em processos que podem ser escaláveis e veja se é possível automatizá-los. Mas não pare por aí! Se desenvolvida de maneira eficiente, também é possível usar uma IA em situações mais complexas – fazer isso pode demandar mais tempo e um resultado a longo prazo, mas é uma boa oportunidade de trazer desafios e inovação para a sua empresa. Confira algumas vantagens de ter uma IA.

  • Foco em tarefas estratégicas

O capital humano é muito valioso para uma organização. É importante deixar claro que uma IA não serve para substituir o trabalho de uma pessoa, mas para otimizá-lo. Pensando de maneira estratégica, é fundamental que o seu time esteja focado em demandas que exigem uma capacidade cognitiva mais complexa. 

Exemplo:

Imagine que a Carol, que faz parte do seu time de Sucesso do Cliente, tem um ótimo relacionamento com os clientes, consegue resolver problemas com empatia, de maneira ágil e encantando os clientes. A Carol recebe um alto fluxo de demandas de atendimento, porque a fila de espera está sempre cheia.  

Embora ela tenha todas essas qualidades, não consegue utilizá-las da maneira mais correta, por uma questão de tempo. Boa parte dos clientes que estão na fila desse atendimento esperam por demandas simples, como emissão de boletos ou dúvidas comuns.

O tempo que a Carol perde para resolver essas demandas poderia ser direcionado a outras ações, como atendimento a clientes com problemas mais complexos e, neste caso, ele poderia usar as suas qualidades de forma inteligente para a empresa. 

Use o seu capital humano para tarefas que realmente possam impactar o setor de forma estratégica. Automatize o que for possível.

DSC 0739
  • Análise de dados

Na sua organização não deve haver espaço para suposições. É preciso muito planejamento para alcançar bons resultados. Para montar uma estratégia eficiente, o primeiro passo é analisar o que você já tem, ou seja: observar seus dados.

Ter acesso aos dados da sua operação é um grande diferencial competitivo. Com o uso de uma IA, isso é automatizado. Invista em fazer com que a sua IA possa colher o máximo de informações possíveis.

  • Segurança para a sua operação

Além de colher dados, é importante saber como armazená-los. A IA é uma solução totalmente digital e, por isso, traz mais segurança para o armazenamento dos dados da sua operação, além de facilitar o acesso a eles.

Usando Inteligência Artificial no seu atendimento

O uso de IA no setor de atendimento é muito comum, se você não ainda não utiliza essa tecnologia, é um sinal de alerta. É preciso acompanhar as tendências de mercado! Mas não é só isso, além de acompanhar, é preciso encontrar e trabalhar o seu diferencial. Abaixo, vamos te contar alguns benefícios de usar Inteligência Artificial no seu atendimento.  

  • Agilidade no atendimento

Na área de atendimento, uma dos exemplos mais básicos de IA é a utilização de chatbots, um software criado para desenvolver uma conversa com uma pessoa, simulando uma interação com um ser humano. Isso pode ser feito por meio de aplicativos ou plataformas. É uma maneira de otimizar tarefas e disponibilizar serviços e informações com mais agilidade.

  • Atendimento Inteligente

Com o uso de IA, seu atendimento fica mais inteligente, porque essa tecnologia vai trazer soluções. Além de proporcionar uma boa experiência para o cliente, também é uma forma de potencializar a redução de erros na sua operação, já que a IA vai te dizer onde está o problema. 

  • Evolução contínua

Como uma IA está sempre aprendendo, isso pode ser replicado no seu setor de atendimento. Observe os dados coletados e não esqueça de manter o ritmo de eficiência da IA. Embora ela seja capaz de aprender sozinha, você precisa estar atento e proporcionar as condições necessárias para que isso aconteça.

Atualize o software com frequência e coloque-o para trabalhar.

Invista em mais possibilidades com a TALLOS

Conheça a TAI

A TAI (TALLOS Artificial Intelligence) é a Inteligência Artificial própria da TALLOS, que foi criada para humanizar o atendimento na nossa plataforma. Confira duas possibilidades de utilização da nossa IA! 

Análise de emoções

Quando um cliente está na fila para atendimento e já sinalizou para a empresa qual é o seu problema, a nossa IA é capaz de entender o “sentimento” dele ainda na fila. É criada uma nuvem de palavras e com isso você pode priorizar clientes que estão com um alto índice de insatisfação. Essa nuvem permanece durante todo o atendimento.

Vamos supor que temos dois clientes: Jéssica e Alex, ambos estão na fila para atendimento, ao lado de vários outros clientes. Visualize as seguintes mensagens:

👨🏼‍🦳 Cliente Alex:

Olá, minha encomenda ainda não chegou, preciso resolver isso! Essa situação é péssima. 

👩🏾 Cliente Jéssica:

Olá, gostaria de saber quais as formas de pagamento. 

A nossa IA consegue te dizer que o caso do Alex é mais urgente do que o da Jéssica e, por isso, é possível priorizá-lo. Com um atendimento ágil, você pode evitar cancelamentos ou desgaste do cliente. É uma ótima opção para o seu time de retenção.

Além disso, a nuvem de palavras também é alimentada durante a conversa – em tempo real. A cada frase enviada, a IA vai sinalizar como o cliente está se sentindo e ao final do atendimento você terá um dashboard com as palavras mais recorrentes ao longo do atendimento.

Chatbot e fluxos de atendimento

Um chatbot serve para agilizar o atendimento ou evitar que problemas simples sejam encaminhados para a sua equipe. Nosso chatbot é criado de acordo com as necessidades do cliente. Para montar o seu bot, não é necessário usar códigos de programação. É rápido e intuitivo!

Imagine que o seu cliente quer apenas solicitar a segunda via de um boleto de pagamento. Com o nosso bot, você pode criar um fluxo de conversa em que ele selecione essa opção e o envio seja feito em tempo real. Isso evita que ele vá para a fila por algo que pode ser resolvido rapidamente. Com a TALLOS, sua empresa tem acesso a todos os dados do chatbot e as interações que aconteceram em cada conversa.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

WhatsApp Image 2021 03 09 at 16.52.07 1 scaled 3

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga nossas redes sociais

Conteúdos Relacionados

Veja mais

Posts relacionados