A comunicação é um fator importante para a humanidade, de modo que, ao decorrer dos anos, o mercado passou a se beneficiar das grandes inovações que passaram a surgir a partir dela. E uma das grandes inovações foi o Conversational Commerce.
O conversational commerce, nada mais é que uma estratégia baseada na interação instantânea entre empresas e consumidores. Apesar de toda autonomia natural proporcionada pelo e-commerce, garantir essa comunicação em tempo real é fundamental para a melhor experiência do consumidor.
Conhecendo o Conversational Commerce
O conversational commerce ou comércio conversacional, é a comunicação em tempo real entre marcas e consumidores. Aqui os consumidores podem esclarecer dúvidas, negociar melhores condições de pagamento, finalizar uma compra, fazer reclamações e até cancelar pedidos.
Ou seja, pode ser resumido como a união entre empresas e aplicativos de mensagens, disponíveis em redes sociais, a fim de tornar o atendimento ao cliente mais prático e melhorar o marketing da empresa.
Em vez de utilizarem aplicativos próprios, as empresas passam a usar aplicativos de mensagens já utilizados pelos clientes, para se comunicarem com os consumidores.
O conceito de marketing de conversação atende a uma demanda de mercado, na qual os consumidores deixaram de ser passivos e tornaram-se ativos, buscando informações sobre produtos e serviços.
Assim, a interação com as marcas também foi modificada e a tendência é que ela continue progredindo com o passar dos anos.
Quais são as vantagens de utilizar o Conversational Commerce para os negócios?
Tudo o que traz uma maior agilidade, comodidade e praticidade para as empresas, é algo a se estar bem atento. Portanto, conheça a seguir as principais vantagens de utilizar o Conversational Commerce para os negócios:
Comunicação mais fluída e rápida
Uma das grandes vantagens do Conversational Commerce é uma comunicação mais fluida e ágil. Mas tão importante quanto se comunicar de forma direta por aplicativos de mensagens, é enviar a mensagem certa para o cliente certo.
Mas, para que a estratégia seja eficiente, é fundamental analisar o histórico e as interações da marca com cada cliente e oferecer o que faz mais sentido para cada um, no momento adequado.
Facilidade na conversão da venda
As interações com os clientes são muito importantes para aumentar as chances de conseguir efetuar uma venda, principalmente se essas informações forem baseadas em dados. Afinal, ao surgir apenas opções baseadas em pesquisas e que estão de acordo com o perfil do consumidor, as chances de obter a conversão e satisfação do consumidor só aumentam.
Maior disponibilidade
Com o conversational Commerce, especialmente o realizado pelo WhatsApp, os clientes têm a possibilidade de se comunicar com a empresa sempre que precisam, e por meio de aplicativos que já são de seu uso cotidiano e estão disponíveis em seus smartphones.
Formato de conversão que já é familiar para usuários
Como os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são amplamente utilizados, até mais do que outras redes sociais, os clientes já estão familiarizados com esse canal de comunicação.
Atendimento humanizado
A humanização do atendimento é outra das grandes vantagens do Conversational Commerce, pois permite uma relação mais próxima com o consumidor, extraindo dados mais aprofundados sobre o seu perfil e suas preferências.
E isso pode ser feito ao mesmo tempo com vários clientes, sem a necessidade de se preocupar com a escola do atendimento.
E para melhorar ainda mais o uso do Conversational Commerce, conheça a seguir a TALLOS.
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O atendimento digital tem o poder de potencializar a comunicação, fidelizar e satisfazer o cliente de forma rápida e eficiente. Sendo assim, não perca mais tempo e venha para o Omnichannel!