A interação entre cliente e empresa tem se tornado cada vez mais importante para as pessoas de modo geral. Na prática, as empresas precisam estar disponíveis a todo momento e prestar um bom atendimento aos seus clientes, e é aqui onde o Conversational Commerce entra em cena.
Com o Conversational Commerce as empresas encontraram uma forma de comunicação em tempo real mais prática e simples, melhorando o relacionamento entre sua marca e seu cliente. Que tal conhecer mais sobre Conversational Commerce? Confira no artigo de hoje, o que é e por que aplicá-lo em seu negócio.
Afinal, o que é Conversational Commerce?
O Conversational Commerce, é em essência, qualquer tipo de conversa em tempo real, entre marcas e clientes, por meio de aplicativos de mensagens. Desde chatbots a outros meios de inteligência artificial, ou pessoas em um sistema de atendimento, todos são exemplos de Conversational Commerce.
Nos dias atuais, com o auxílio da tecnologia, é possível otimizar esse canal e utilizá-lo de diferentes formas, como é o caso dos chatbots, aplicativos de mensagens em redes sociais, inteligência artificial e, até mesmo, o bom atendimento convencional.
Ou seja, a aplicação do Conversational Commerce tem se tornado a forma mais eficaz e rápida para que os clientes possam ter acesso às informações que desejam, com maior agilidade, sem ter que abrir o navegador, acessar o site e fazer a busca do que precisam. Além disso, a interação entre cliente e empresa cumpre o papel de validação da loja, transmitindo mais confiança para que o cliente conclua seu pedido sem medo.
Em outras palavras, o Conversational Commerce é uma modalidade que conta com aplicativos, como WhatsApp, Facebook e chatbots dentro de lojas virtuais, permitindo que os clientes interajam com os atendentes. Mais que isso, o comércio conversacional já está adaptando-se às novas realidades de compras.
Assim, ele também permite que o usuário realize outras operações além de conversar e tirar dúvidas, como:
- Procurar produtos;
- Solicitar assistências;
- Receber indicações personalizadas;
- Realizar pagamentos.
Ou seja, os aplicativos de mensagem tornam a experiência do usuário ainda mais completa e prática. Além disso, o comércio conversacional também representa a união das empresas com aplicativos e mídias sociais, em busca de otimizar o atendimento dos clientes.
Nesse caso, em vez de investir em aplicativos próprios, as empresas passam a usar aplicativos que já existem. Isso não permite apenas reduzir os custos do negócio, como também facilita para os usuários, que já estão acostumados com a interface dos aplicativos mais conhecidos.
Como o Conversational Commerce funciona?
Com o conversational commerce tudo se inicia a partir de um call action direcionando para uma conversa de forma rápida.
A estratégia de comunicação pode variar de empresa para empresa, podendo prever o comportamento do usuário e responder de forma automática com um chatbot. Ou então, utilizando um recurso de inteligência artificial e fazendo recomendações mais avançadas para cada perfil de compra.
Para quem ainda prefere não envolver a tecnologia na conversa, basta direcionar o call to action para uma conversa real com um atendente para solucionar as dúvidas do cliente.
É fato que com tecnologia é possível escalar essa conexão e tornar o processo de comunicação em tempo real muito mais ágil. Embora as respostas programadas dos chatbots sejam limitadas, oferecer um primeiro contato mais rápido antes da interação humana pode gerar economia para o negócio e antecipar as conversões.
Por que aplicar o Conversational Commerce em seu negócio?
Agora que foi possível conhecer melhor o Conversational Commerce, certamente vale a pena considerar essa modalidade para o seu negócio. Trata-se de uma nova forma de vender na internet, que está se tornando a rotina do público. Ou seja, a sua loja também precisa buscar se adaptar a esse novo comércio, para atender as demandas dos seus clientes e melhorar a experiência oferecida.
Se o seu público possui preferências por atendimento em aplicativos de mensagens, então com certeza você precisa pensar nisso. Além disso, apostar no comércio conversacional também pode trazer alguns benefícios bastante práticos. Por exemplo, trata-se de uma alternativa de comunicação mais em conta. Afinal, você não vai precisar desenvolver seu próprio aplicativo de mensagens, podendo utilizar um que já existe. A praticidade e agilidade que acompanham essa opção também são interessantes para o seu negócio. Você pode aumentar sua presença online, com um excelente custo-benefício e ainda alinhar seu comércio a uma prática que se torna cada vez mais utilizada.
Não é novidade que a comunicação é algo importante na vida das pessoas, e cada vez mais as empresas que almejam estreitar o relacionamento com seus clientes, atrair novos leads, fidelizá-los e obter um excelente posicionamento diante um mercado tão competitivo e inovador, estão em busca de melhorar seu atendimento ao cliente, podendo oferecer uma experiência de qualidade.
E é por isso que a TALLOS, a maior plataforma de atendimento digital no Brasil, está aqui para oferecer à sua empresa a possibilidade de trazer melhorias no atendimento personalizado, encantar e fidelizar seus clientes e muito mais.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Não perca mais tempo e obtenha agora mesmo o melhor do atendimento digital para a sua empresa com a TALLOS. Encante seu cliente com um atendimento digital ainda mais ágil e inteligente.