Quem possui um negócio, sente a necessidade de realizar uma conversa com o cliente, como com o uso do Conversational Marketing. Afinal, é preciso informá-lo sobre o propósito, as ofertas e novidades do seu negócio e entender o que o público espera de você.
O e-commerce cresceu bastante durante a pandemia e se estende até os dias atuais, e com isso, as marcas buscam inovar cada vez mais nas conversas online, tornando-se mais atrativas e relevantes. Esse fenômeno impulsionou o uso de chatbots, lives chats e outros recursos oferecidos pela Inteligência Artificial voltados à interação com o consumidor.
E com as grandes inovações, surgiram grandes estratégias, e uma delas que vem se popularizando bastante nesse sentido é o Marketing Conversacional – também chamado de marketing de conversação ou Conversational Marketing – graças à sua relação com o Inbound Marketing e importância a experiência do cliente.
O que é Conversational Marketing?
Conversational Marketing, é a estratégia que faz o uso de conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra. Nesse tipo de estratégia, não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são programados previamente para fazer o atendimento a qualquer momento e sem necessidade de um atendente humano.
Entretanto, as conversas são realizadas com mensagens de chatbots que reproduzem diálogos reais, humanizando o contato digital entre pessoas e marcas. Fundamentalmente, no fim das contas, o objetivo do Marketing Conversacional é melhorar a comunicação com leads e clientes.
Para isso, ele une o conhecimento humano, as tecnologias de automação e a inteligência artificial para criar e desenvolver relações duradouras entre um negócio e o seu público. O formato usado para essa conexão é o Chatbot.
Quais são os benefícios de utilizar o Conversational Marketing no seu negócio?
O Conversational Marketing, é uma estratégia bastante eficaz de criar experiências autênticas para seus usuários. E isso oferece um triplo benefício: por um lado, você pode obter mais leads com menos esforço; além disso, esses leads serão de melhor qualidade e, com esse tratamento personalizado, serão mais propensos a converter; finalmente, você poderá obter clientes de fidelidade que irão sentir-se mais ouvidos e satisfeitos.
Este modelo de marketing oferece a oportunidade ideal para desenvolver sua Brand Voice. Ao interagir com seus salários, você pode testar suas estratégias de comunicação e obter um novo canal para destacar a personalidade da sua marca.
Esse tipo de interação ajuda a converter leads de forma mais rápida. Isso também significa uma melhoria na experiência do usuário, o que leva a um aumento no envolvimento. Não há nada melhor do que ter uma comunidade de usuários leais e entusiasmados com a sua marca e tudo o que ela oferece.
As conversas com seus usuários permitem capturar muitas informações sobre eles. Assim, você pode aprender sobre as dores e preferências deles e ajustar suas estratégias às necessidades deles. Além disso, esse tipo de marketing se adapta muito bem ao uso móvel, que está se tornando cada vez mais relevante, como o uso de chatbots que fazem perguntas ao usuário para obter as informações específicas do pedido.
As mensagens de texto e bate-papo funcionam porque são fáceis, rápidas, informais e estão mais próximas de uma conversa cara a cara. Portanto, eles fazem as pessoas se sentirem mais próximas da empresa e podem entrar em contato com você para resolver dúvidas e problemas a qualquer momento.
Por fim, o Conversational Marketing também pode ser integrado à pesquisa por voz, uma tendência que também está aumentando, mas, neste caso, funciona muito bem porque nada se aproxima mais de uma conversa real do que quando se fala.
E se você sente a necessidade e precisa usufruir de uma melhor comunicação entre a sua marca e o seu cliente, conheça a seguir o poder do atendimento digital com a TALLOS.
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Conheça agora mesmo o poder do Omnichannel e potencialize o seu atendimento digital com a plataforma de atendimento TALLOS. Acesse nosso site!