CRM e ERP: o que são e quais as suas diferenças?

CRM e ERP: o que são e quais as suas diferenças?

Sumário

As empresas que sonham alto e tem visão de crescimento, estão sempre em busca de melhorar sua gestão e relacionamento com o cliente. 

A profissionalização de uma empresa passa pela adoção de tecnologias que deem suporte à gestão. É o que fazem, por exemplo, empresas de grande porte, para as quais as duas tecnologias fazem parte do dia-a-dia. 

Contudo, se você possui um orçamento mais limitado para realizar investimentos, é importante entender as diferenças entre CRM e ERP. 

O que é CRM e ERP e quais são as suas diferenças?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. 

Portanto, trata-se de um software de aplicação menos amplo que o ERP, já que seu foco é o relacionamento e acompanhamento das negociações com o cliente, mas igualmente importante.  

O CRM ajuda a empresa a manter um relacionamento de longo prazo com os clientes, conhecê-los profundamente e fidelizá-los, ao descobrir as preferências de cada um deles para oferecer exatamente o que precisam, na hora certa e nas condições mais adequadas. 

Principais características de um sistema CRM:

  • Funcionalidades tanto para gerenciar os negócios e a força de vendas como conhecer melhor os clientes;
  • Base de dados sobre os clientes, com dados de contato unificados;
  • Histórico de todas as interações com os clientes;
  • Segurança de todas as informações comerciais;
  • Lembretes de atividades de Follow-up, por exemplo, visitas, telefonemas, envio de e-mails, entrega de mercadorias;
  • Um sistema CRM eficiente, hoje em dia, precisa estar baseado na nuvem e permitir acesso remoto por meio de qualquer dispositivo móvel;
  • Visualização ágil do funil de vendas e o fluxo de negócios;
  • Acesso a estatísticas e relatórios gerenciais sobre desempenho de vendedores, previsão de vendas, segmentação e outros. 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos da Empresa. 

Portanto, trata-se de um software de aplicação bastante amplo, normalmente dividido em módulos, e é a base para a gestão geral da organização, integrando informações de diversas áreas. 

O ERP centra-se na redução de custos como um todo e na eficiência da gestão. Assim, ao tornar os processos de negócios mais eficientes, ele reduz a quantidade de capital necessário para a operação da empresa. 

Principais características de um sistema ERP:

  • Sistema ERP são compostos por módulos de softwares;
  • São sistemas de informação integradas que utilizam diversos dados de maneira unificada;
  • Seu objetivo é implementar as melhores práticas aos processos de negócios;
  • Sua abrangência funcional é bastante ampla;
  • Sua flexibilidade responder às constantes mudanças nas empresas/operações;
  • Sua automatização permite a coleta de dados e processamento em tempo real, sem a necessidade de procedimentos manuais. 

Como escolher um bom sistema CRM e ERP?

Resguardando as características particulares de cada solução, podemos pensar em alguns requisitos que devem ser observados ao escolher uma ferramenta de gestão para sua empresa:

Reputação do fornecedor

Esteja atento à reputação do seu fornecedor juntamente com outros clientes. Busque por recomendações, converse com usuários, pesquise na internet em sites de reclamação e fóruns para construir sua percepção sobre o sistema que está considerando contratar. 

Funcionalidades

As funcionalidades do CRM ou ERP devem estar bem alinhadas às necessidades do seu empreendimento, não o contrário. Quando tentam mudar o processo para que eles se adequem a um sistema, as chances de falhas são bem grandes. 

Portanto, buscar as melhores ferramentas, assim como a TALLOS, é a melhor estratégia que sua empresa poderá adotar. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

É preciso ser bastante cuidadoso na hora de escolher uma ferramenta de CRM e ERP. E para trazer uma maior segurança e qualidade para sua empresa, apresentamos a TALLOS, acesse agora mesmo nosso site e conheça os benefícios do atendimento digital.

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