As empresas que sonham alto e tem visão de crescimento, estão sempre em busca de melhorar sua gestão e relacionamento com o cliente.
A profissionalização de uma empresa passa pela adoção de tecnologias que deem suporte à gestão. É o que fazem, por exemplo, empresas de grande porte, para as quais as duas tecnologias fazem parte do dia-a-dia.
Contudo, se você possui um orçamento mais limitado para realizar investimentos, é importante entender as diferenças entre CRM e ERP.
O que é CRM e ERP e quais são as suas diferenças?
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Portanto, trata-se de um software de aplicação menos amplo que o ERP, já que seu foco é o relacionamento e acompanhamento das negociações com o cliente, mas igualmente importante.
O CRM ajuda a empresa a manter um relacionamento de longo prazo com os clientes, conhecê-los profundamente e fidelizá-los, ao descobrir as preferências de cada um deles para oferecer exatamente o que precisam, na hora certa e nas condições mais adequadas.
Principais características de um sistema CRM:
- Funcionalidades tanto para gerenciar os negócios e a força de vendas como conhecer melhor os clientes;
- Base de dados sobre os clientes, com dados de contato unificados;
- Histórico de todas as interações com os clientes;
- Segurança de todas as informações comerciais;
- Lembretes de atividades de Follow-up, por exemplo, visitas, telefonemas, envio de e-mails, entrega de mercadorias;
- Um sistema CRM eficiente, hoje em dia, precisa estar baseado na nuvem e permitir acesso remoto por meio de qualquer dispositivo móvel;
- Visualização ágil do funil de vendas e o fluxo de negócios;
- Acesso a estatísticas e relatórios gerenciais sobre desempenho de vendedores, previsão de vendas, segmentação e outros.
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos da Empresa.
Portanto, trata-se de um software de aplicação bastante amplo, normalmente dividido em módulos, e é a base para a gestão geral da organização, integrando informações de diversas áreas.
O ERP centra-se na redução de custos como um todo e na eficiência da gestão. Assim, ao tornar os processos de negócios mais eficientes, ele reduz a quantidade de capital necessário para a operação da empresa.
Principais características de um sistema ERP:
- Sistema ERP são compostos por módulos de softwares;
- São sistemas de informação integradas que utilizam diversos dados de maneira unificada;
- Seu objetivo é implementar as melhores práticas aos processos de negócios;
- Sua abrangência funcional é bastante ampla;
- Sua flexibilidade responder às constantes mudanças nas empresas/operações;
- Sua automatização permite a coleta de dados e processamento em tempo real, sem a necessidade de procedimentos manuais.
Como escolher um bom sistema CRM e ERP?
Resguardando as características particulares de cada solução, podemos pensar em alguns requisitos que devem ser observados ao escolher uma ferramenta de gestão para sua empresa:
Reputação do fornecedor
Esteja atento à reputação do seu fornecedor juntamente com outros clientes. Busque por recomendações, converse com usuários, pesquise na internet em sites de reclamação e fóruns para construir sua percepção sobre o sistema que está considerando contratar.
Funcionalidades
As funcionalidades do CRM ou ERP devem estar bem alinhadas às necessidades do seu empreendimento, não o contrário. Quando tentam mudar o processo para que eles se adequem a um sistema, as chances de falhas são bem grandes.
Portanto, buscar as melhores ferramentas, assim como a TALLOS, é a melhor estratégia que sua empresa poderá adotar.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
É preciso ser bastante cuidadoso na hora de escolher uma ferramenta de CRM e ERP. E para trazer uma maior segurança e qualidade para sua empresa, apresentamos a TALLOS, acesse agora mesmo nosso site e conheça os benefícios do atendimento digital.