O atendimento digital tem potencializado a satisfação e fidelização dos clientes nas empresas. E por isso, muitas empresas que ainda não possuíam o atendimento personalizado passaram a adotá-lo de forma rápida.
Plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam com o uso tecnológico. E trata-se de um ambiente totalmente online que conecta quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda.
E possuir hoje uma plataforma de atendimento digital é uma das melhores formas de garantir vantagem competitiva em um mercado tão saturado. Afinal, para o cliente atual, muito mais informado e crítico, o atendimento é tão importante quanto o preço e a qualidade dos produtos adquiridos.
Conheça mais do atendimento digital
O atendimento digital nada mais é que, o uso tecnológico, como a inteligência artificial e de outras ferramentas, para a comunicação com os clientes em meios digitais.
Este serviço é normalmente realizado em canais online, como as redes sociais, aplicativos e chat online. A melhor opção é a que mais se adequa à necessidade do cliente e às métricas de vendas da sua empresa.
No caso de atendimento digital automatizado por meio de um chatbot, as respostas chegam de forma mais rápida para o consumidor e, assim, reduz os custos operacionais.
O que é a plataforma digital?
Existe todo um leque de princípios e valores que norteiam o universo das plataformas digitais. Um deles é conectar e aproximar pessoas e empresas, gerando um maior valor nesse relacionamento.
Esse valor, por sua vez, não é estático. Ele pode ir mudando conforme também evoluem as necessidades do usuário, que tem participação ativa na manutenção das plataformas digitais.
O modelo unilateral de negócios ficou para trás e um novo parâmetro surge preocupado não apenas em transformar a economia, como a sociedade de modo geral.
Quais são as vantagens do uso da plataforma de atendimento digital?
As plataformas digitais trabalham convergindo tudo o que há de mais valioso nos dias atuais: elas conectam interesses e pessoas, ao mesmo tempo que otimizam tempo, abrindo portas para uma maior satisfação e fidelização.
Para as empresas, os benefícios são quase infinitos, e entre eles estão:
- Redução de custos: você não precisa de espaço físico ou de um grande número de funcionários para operar;
- Maior alcance de clientes: a conexão com a internet possibilita atender a um número ilimitado de clientes;
- Melhora do diálogo entre clientes e empresas: nunca foi tão fácil manter um relacionamento bilateral;
- Automatiza processos: com essas tecnologias, uma série de tarefas que antes precisavam ser feitas manualmente agora podem ser cumpridas com a velocidade de um clique.
Hoje, o consumidor é digital e as compras online só crescem cada vez mais. De acordo com a Ebit, no 1º trimestre de 2021, o e-commerce brasieiro faturou mais de R$50 bilhões e registrou alta de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Assim, na plataforma digital significa um passaporte para esse horizonte de oportunidades. Além disso, considerando a operacionalização de um negócio online, os benefícios da estrutura tecnológica são, da mesma forma, bastante atrativos.
Quais são as plataformas de atendimento mais utilizadas?
Confira a seguir as plataformas digitais mais utilizadas para atendimento até o momento atual:
O WhatsApp tem se destacado como um importante ferramenta de comunicação, tanto entre aqueles que pretendem apenas um contato pessoal quanto por aqueles que desejam tirar algumas dúvidas com outras empresas.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa Infobip, 80% dos brasileiros já utilizam o aplicativo para se comunicar com a marca.
Youtube
Quando o assunto é plataformas digitais que contam com a disponibilização de vídeos para usuários, o YouTube ainda se destaca. Os vídeos de curta duração estão tomando conta do mundo digital. Mas, existem pessoas que ainda preferem conteúdos mais longos e com explicações mais detalhadas.
Além disso, esse canal também está atento às novas tendências e trazendo funcionalidades que se adaptam ao gosto do público.
O Instagram também é bastante popular. Com o crescimento do TikTok, tem se adaptado na produção de conteúdo, de modo que as pessoas também façam publicações de vídeos e até mesmo compartilhem as imagens em formatos diferenciados.
Cada uma dessas plataformas, são realizadas o atendimento digital e visando a grande usabilidade presente do público, cada vez mais as empresas estão buscando a melhor forma de se tornar presente em cada uma delas.
Portanto, para que sua empresa consiga oferecer o melhor do atendimento digital, conheça a TALLOS.
Quem é a TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Não perca mais tempo e adquira já o melhor da plataforma de atendimento digital com a TALLOS, e ofereça uma maior e melhor experiência ao cliente com a Startup. Acesse nosso site!