As vendas nas redes sociais têm aumentado cada vez mais, pois, com o sucesso dessas ferramentas, as plataformas viabilizaram uma forma das empresas passarem a vender seus produtos e serviços online.
Logo, o e-commerce passou a ser um sucesso e com tantas empresas adentrando para as vendas online a concorrência acabou aumentando. Sendo assim, surgiu a necessidade de utilizar ferramentas que auxiliem no aumento das vendas nas redes sociais. E todo empreendedor que busca conquistar seus clientes e aumentar suas vendas no mundo virtual precisa saber que, apenas estar presente nas redes sociais não é o suficiente.
A manutenção de sua loja nas redes sociais e a correta execução da estratégia de venda adequada para o seu negócio são fundamentais para ajudar a impulsionar as vendas online da sua empresa.
Conhecer bem os hábitos e preferências do seu público-alvo, utilizar ferramentas que facilitem o alcance do seus clientes e ter qualidade de informações e atendimento são algumas boas dicas a serem seguidas para iniciar. Sendo assim, confira a seguir ferramentas que apoiam seu negócio no aumento de vendas em redes sociais.
Quais são os benefícios das vendas nas redes sociais?
Levando em consideração a tamanha concorrência de vendas nas redes sociais, confira a seguir alguns dos principais benefícios de seu uso:
Decisão de compra
Segundo uma pesquisa realizada na SPC Brasil, 47% dos consumidores digitais procuram informações online antes de comprar um produto na loja física. Ou seja, significa que as pessoas estão tomando decisões com base em sites e mídias sociais.
E é aqui onde as redes sociais entram em atuação. Como o consumidor, de modo geral, já está adentrado na novidade, esse também passa a se tornar um canal de informação sobre a marca.
Portanto, quanto mais você oferecer um conteúdo de qualidade e for claro nas suas informações, mais confiança poderá despertar nos possíveis clientes. E como consequência, as chances de aumentar as vendas crescem.
Redução da jornada de compra
Há pessoas que se sentem incomodadas por ter que sair da página em que estão navegando para olhar um produto ou realizar uma compra. Quando se deparam com essa situação, acabam desistindo da compra.
Encontrar o produto desejado e conseguir realizar a compra pelo mesmo lugar é uma vantagem que facilita o cliente e agiliza a venda.
Além disso, essa relação de venda na própria rede social cria um vínculo com o consumidor, pois pode ser feita por meio de mensagens privadas, gerando aproximação.
Maior visibilidade para a marca
Investir na criação e consolidação da sua marca é uma estratégia que você precisa ter em mente se deseja fazê-la crescer no mercado. Neste caso, as redes sociais são úteis, pois podem ajudar a fixar a marca na mente do cliente e facilitar o engajamento.
Produzir conteúdos de qualidade, que agreguem valor à vida das pessoas, no mesmo local em que um cliente está passando o tempo, ajuda no fortalecimento da sua marca. O público se sente cada vez mais nutrido por você, criando intimidade.
Educar e nutrir leads
Manter uma relação próxima com potenciais clientes é um dos grandes diferenciais de vender pelas redes sociais. Para que essa relação seja cada vez mais forte e empurre a audiência para dentro do funil de vendas, é preciso criar conteúdos de alta qualidade para educar e nutrir os consumidores.
Além disso, essa aproximação ajuda a compreender ainda mais os desejos, necessidades e hábitos de seu público, melhorando a qualidade de seu produto e a comunicação da sua marca.
Usar as redes sociais para vender ajuda seu negócio a chegar diretamente ao seu público ideal, aumentando as chances de vendas.
Aumento de tráfego do site
O seu público-alvo busca informações sobre produtos nas ferramentas de busca, como o Google. Para que seu site apareça com sugestão entre os primeiros da pesquisa, ele deve ser relevante. Uma das formas para que ele alcance essa relevância está na quantidade de visitas orgânicas que ele recebe. Quanto mais visitas, melhor a posição.
Melhora na retenção, fidelização e controle de reputação
Muitos consumidores costumam acessar as redes sociais das empresas para saber sobre a experiência de outras pessoas com a sua marca. Dessa forma, os comentários e avaliações feitos pelo usuário são importantes para a decisão de compra de novos clientes.
Facilidade de acesso
O seu produto/serviço pode impactar o cliente em potencial enquanto ele está mexendo em uma rede social, sem pretensão de comprar nada. Mesmo assim, você pode despertar o desejo dessa pessoa de tal forma que ela vai decidir comprar o produto ali mesmo, na hora, após ver seu anúncio ou perfil.
Quais são as ferramentas que apoiam o aumento de vendas nas redes sociais?
As ferramentas a seguir auxiliam o seu negócio digital a realizar as melhores vendas nas redes sociais, confira:
mLabs
Essa ferramenta é considerada uma das maiores para gerenciamento de redes sociais do Brasil. Em um só lugar, é possível ter todos os recursos para destacar a sua marca do mercado digital. A plataforma oferece ferramentas de design para criação de posts, agendamento e impulsionamento das publicações nas redes sociais.
Possui mais funcionalidades com calendário de publicação, relatórios personalizáveis, interações no feed e por mensagens privadas, workflows e criação de equipes para organizar o fluxo de vendas, monitoramento da concorrência e criação de landing pages para link da bio e muito mais.
Canva
A ferramenta Canva facilita a vida do social media, com recursos fáceis de usar e modelos no tamanho certo para cada tipo de post. Entre as inúmeras funcionalidades, destacam-se a edição de fotos e vídeos, criação de artes e peças para diversas redes sociais, inserir textos nas imagens, editar balão de fala, deixar background transparente, adicionar ícones, stickers e emblemas.
Powtoon
Esta é uma ferramenta focada em vídeo e apresentações animadas, com templates e modelos para redes sociais, ideal para quem deseja contar histórias envolventes por meio de centenas de personagens animados, modelos, planos de fundo de vídeo, trilhas sonoras para cada produto, entre outras.
Quanto mais criativo e conteúdo de qualidade, maior será o interesse de seus potenciais clientes por aquele determinado produto/serviço.
TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Instagram,Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
A TALLOS agora, também possui integração direta com RD Station, a ferramenta para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados com o Marketing Digital, tudo o que o seu negócio precisa, encontrando em um só lugar.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Instagram, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
As ferramentas estão presentes com o objetivo de aumentar e melhorar suas vendas digitais, e nada melhor do que encontrar tudo em um local só, como a plataforma de atendimento digital TALLOS, com integração nas redes sociais e no RD Station, não é mesmo? Sendo assim, acesse agora mesmo o site da TALLOS e adquira o melhor do digital!