Como usar o o funil de vendas para aumentar o seu faturamento

DSC_0383

Sumário

Quando estamos falando em vendas e marketing, os resultados são consequência de ações estratégicas. Alguns processos são básicos e podem ser executados de maneira orgânica. Mas, para crescer no digital, é fundamental que você aprenda a extrair o melhor desses processos.

Um bom exemplo disso é o funil de vendas, uma ferramenta que acompanha a jornada do cliente com a sua empresa. Ele é um modelo muito utilizado para estratégias de marketing e criação de gatilhos para otimizar o tempo da sua equipe e potencializar vendas.

Com o funil de vendas é possível abordar o cliente na hora certa e essa pode ser a sua vantagem competitiva no mercado digital. Para te ajudar a entender como essa ferramenta pode te fazer crescer no digital, criamos esse guia sobre funil de vendas. Vem com a gente!

Conheça as etapas do funil de vendas

O funil de vendas está separado em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma das etapas tem um objetivo específico e, por isso, necessitam de estratégias personalizadas.

  • Topo de funil

No topo do funil está concentrada a maior parte do seu trabalho de conteúdo, em termos de volume. Nessa etapa, o foco é em atração. O conteúdo deve ser mais introdutório e ter um fluxo intenso de alimentação. Esse é o momento de chamar a atenção do cliente.

  • Meio de funil

Quando o possível cliente chega no meio do funil, você pode considerar que ele já sabe que tem um problema. Agora, o seu papel é convencê-lo de que a sua solução é a melhor. É comum que nessa etapa ele considere outras soluções. Por isso, produza conteúdos focados em mostrar o diferencial da sua marca.

  • Fundo de funil

Nesta etapa, o lead já sabe o problema que tem e conhece a sua solução. É hora de nutri-lo com conteúdos ricos, explicativos, objetivos e capazes de acelerar a compra, considerando que ele já está em negociação.

Benefícios de ter um funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta com o objetivo de potencializar as suas vendas. Mas, além disso, existem outras vantagens. Confira! 

  • Otimização da equipe

Tenha uma operação inteligente! Sua equipe deve entrar em contato com o cliente na fase certa. Assim, você vai otimizar o tempo e evitar que o seu time atenda o cliente quando ele ainda não está preparado para adquirir o seu produto ou serviço.

  • Dashboard estratégico

Cada fase do funil depende da fase anterior. Com o acompanhamento, você pode observar as estratégias que estão funcionando, o que precisa ser melhorado e metrificar o trabalho do seu time de vendas e marketing.

  • Conhecer o seu processo de venda

Depois da implementação, observe com atenção. Mapeie o seu processo de vendas e tire insights valiosos. Leve para a sua equipe e estude todos os dados coletados no funil de vendas.

Como montar o seu funil de vendas

Para montar um funil de vendas eficiente, você precisa seguir um passo a passo básico. Lembrando: ele pode ser alterado de acordo com as necessidades da sua empresa. Aqui, vamos te mostrar 3 etapas fundamentais. 

  • Mapeamento da jornada do cliente

Funil de vendas e jornada do cliente tem o mesmo objetivo, mas são coisas diferentes. O funil de vendas é uma estratégia usada para acompanhar a jornada do cliente. Já a jornada do cliente é o processo concreto da experiência do cliente na sua empresa.

A jornada precisa ser criada antes da implementação do funil. Assim, os resultados são mais assertivos. Um complementa o outro. Temos um post no nosso blog ensinando como montar a jornada do seu cliente, para ter acesso basta clicar aqui. 

  • Marketing de conteúdo

Como falamos no começo deste texto, o funil de vendas é baseado em uma estratégia de Marketing de conteúdo. Mas você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Investir em marketing digital é indispensável para atrair clientes para a sua empresa. Mas quando você atrai pessoas para o seu negócio, é importante que eles encontrem mais do que o seu produto ou serviço. 

É preciso conquistar o cliente! 

Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é usando o marketing de conteúdo.

Com essa estratégia, sua empresa expõe conteúdos relevantes, que fazem parte da jornada do cliente. Invista em ebooks, vídeos, posts. Além de conquistar o seu lead, também é uma forma de educá-lo. Olha só esse exemplo:

Imagine que você vende um software para relacionamento digital. Nos últimos meses o seu time comercial tem recebido muitos leads desqualificados, isso significa que aquelas pessoas não tem fit com o seu negócio. Com isso, seu time de vendas não está otimizando o tempo e sendo assertivo nos contatos. 

Com uma estratégia de marketing de conteúdo, é possível atrair o público certo para a sua empresa. Um cliente que baixou um ebook sobre relacionamento digital, provavelmente está preparado para ouvir a sua solução. 

  • Tenha uma plataforma de acompanhamento

Para atender seus clientes com agilidade, é preciso ter uma plataforma de relacionamento. Organize seus atendimentos e tenha a gestão completa da sua operação. Aqui na TALLOS oferecemos a plataforma ideal para o seu negócio. Neste post, vamos destacar a funcionalidade de funil de vendas. 

Conheça o funil de vendas da TALLOS

Dentro da nossa plataforma temos um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo na sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de Sucesso do Cliente e, como consequência, aumentar as suas vendas. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Métricas de atendimento na TALLOS 

Temos um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS 

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor 
  • Média de atendimento por operador
  • Tempo de atendimento
  • Palavras-chave nas conversas
  • Motivo de finalização de atendimento
Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento 
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre atendimento, automação, vendas digitais e muito mais? Basta acessar o nosso blog e acompanhar as redes sociais da TALLOS.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga nossas redes sociais

Conteúdos Relacionados

Veja mais

Posts relacionados