WhatsApp API: como grandes empresas utilizam o WhatsApp para atender e vender

WhatsApp API: como grandes empresas utilizam o WhatsApp para atender e vender

Sumário

A plataforma WhatsApp tem se tornado uma ferramenta de grande sucesso em todo o mundo. Com cerca de 2 bilhões de usuários ativos em 108 países, empresas têm se beneficiado bastante com a utilização dessa plataforma, obtendo um bom atendimento, gerando fidelização e vendas. 

Contudo, para realizar um atendimento de qualidade e obter bons resultados em vendas, é preciso buscar entender quais foram os passos que as grandes empresas realizam para obter bons resultados com o uso do WhatsApp API. Então, que tal conhecer esses passos agora mesmo? Vamos conferir!

Quais são as ferramentas que o WhatsApp oferece e para que servem?

A plataforma de mensagens WhatsApp, surgiu pela primeira vez em 2009 e tornou-se um grande sucesso como um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Com isso, hoje, ele oferece 3 opções de utilização, vamos conhecer? 

1. WhatsApp Padrão

O aplicativo padrão é utilizado para uso pessoal, em que seus recursos se limitam a envios de mensagens para os contatos de sua agenda no celular, ligação por chamada e vídeo, envio de documentos, emojis, fotos e vídeos. 

2. WhatsApp Business

Criada em 2016, a conta comercial é utilizada para pequenas empresas interagirem com os seus clientes. Com ele é possível: perfil empresarial, mensagens automatizadas, etiquetas de mensagem, ferramentas de catálogo, respostas rápidas, estatísticas de mensagem e chamadas de voz e vídeo.

Conheça mais em nosso artigo sobre Guia prático do WhatsApp Business para sua empresa

3. WhatsApp Business API

Uma excelente alternativa para empresas de médio e grande porte, que permite a integração do aplicativo com diversos outros sistemas e ferramentas. Além disso, com essa versão, é possível: conversa em tempo real, mensagens em massa, automação de processos, integração com outras ferramentas, segmentação de clientes, suporte a mídia e análises e relatórios. 

O que é o WhatsApp API e como funciona?

O WhatsApp API é uma plataforma de comunicação empresarial que permite que empresas se conectem com seus clientes através do próprio aplicativo de mensagens WhatsApp. Essa versão da plataforma foi lançada em 2018 com o objetivo de oferecer às empresas mais recursos para um melhor atendimento ao cliente.  

A API do WhatsApp permite que empresas enviem mensagens automatizadas e em massa, além de receber mensagens de clientes em tempo real, utilizar integrações de Chatbots e muito mais. Isso ajuda as empresas a se comunicarem com seus clientes de forma mais eficiente e personalizada.

Para usar o WhatsApp API, as empresas precisam se registrar como parceiras de negócios do WhatsApp e passar por um processo de aprovação. Depois disso, elas podem acessar as ferramentas de desenvolvimento do WhatsApp e integrar a API às suas plataformas de negócios.

A API do WhatsApp funciona através de um sistema de mensagens criptografadas de ponta a ponta, o que garante uma maior segurança e privacidade das conversas. Com ele, as empresas também têm a opção de integrar chatbots e outras ferramentas de automação para fornecer um melhor atendimento ao cliente, ou seja, é possível estar onde seu cliente estiver presente.

Quais são as vantagens do WhatsApp API para empresas?

O WhatsApp API é, de fato, uma ferramenta poderosíssima para empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma mais eficiente, personalizada a qualquer hora do dia. Algumas das vantagens do WhatsApp API para as empresas incluem:

Automação de processos

Com o WhatsApp API, é possível criar Chatbots personalizados que podem automatizar processos e responder a perguntas frequentes de forma rápida e eficiente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso ajuda a reduzir o tempo de resposta e aumenta a satisfação do cliente. 

Maior alcance

Com o WhatsApp API, as empresas podem enviar mensagens em massa para um grande número de clientes de uma só vez. Isso permite que elas alcancem um público mais amplo e aumentem sua visibilidade.

Integração com outras ferramentas

O WhatsApp API pode ser facilmente integrado com outras ferramentas de comunicação, como o CRM da empresa, e-mail marketing, Chatbots e mídias sociais. Isso ajuda a centralizar as comunicações e manter um registro completo de todas as interações com o cliente. Contudo, é importante escolher a plataforma ideal, que ofereça todos os recursos necessários e de eficientes, como a TALLOS

Confira também Chatbot para WhatsApp: Afinal, o que é e como funciona?

Segurança

O WhatsApp API oferece segurança de ponta a ponta para todas as mensagens enviadas e recebidas. Isso garante que as informações dos clientes estejam protegidas e que as empresas cumpram com as regulamentações de proteção de dados.

Personalização

Com o WhatsApp API, as empresas podem personalizar as mensagens de acordo com as necessidades do cliente, incluindo o uso de emojis, mensagens de voz e outros recursos interativos. Isso ajuda a criar um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente.

Confira também nosso artigo sobre WhatsApp API: 5 vantagens de utilizá-lo.

Afinal, como as grandes empresas utilizam o WhatsApp para atender e vender 

Com a API do WhatsApp, as empresas agora podem ter um atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado, além de ampliar suas vendas.

Com a API, as empresas podem ter uma conta oficial no WhatsApp, o que permite o uso de recursos avançados, como a possibilidade de enviar mensagens automatizadas, criar Chatbots e integrar o atendimento do WhatsApp com sistemas de CRM.

Imagine poder oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com respostas imediatas e personalizadas, sem precisar de um grande número de funcionários. Isso é possível com a API do WhatsApp. Além disso, as empresas também podem utilizar a ferramenta para enviar promoções, novidades, informações de produtos e serviços, aumentando as chances de venda.

Grandes empresas como Uber, KLM, Netflix, Coca-Cola e muitas outras já estão utilizando a API do WhatsApp com sucesso. E não é só para atendimento ao cliente que a ferramenta pode ser utilizada. A API também pode ser integrada com outras ferramentas de marketing, como o Facebook Ads e o Google Ads, ampliando ainda mais as possibilidades de alcance e conversão de clientes.

Então, se você quer se destacar no mercado e oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes, a utilização da API do WhatsApp pode ser uma ótima opção. Não perca a oportunidade de acompanhar essa tendência e alavancar suas vendas, e não se esqueça que para automatizar o processos de atendimento, você pode contar com a TALLOS, para que sua empresa ofereça um atendimento digital de qualidade, garantindo a satisfação e fidelidade dos clientes com o uso de Chatbots, presença online onde o seu clientes estiver, atendimento 24 hora por dia em 7 dias da semana, com maior segurança e muito mais. 

Empresa grandes que utilizam o WhatsApp API com sucesso

Com o sucesso do WhatsApp API grandes empresas visam a tamanha importância de seu uso para os negócios e melhora de experiência do usuário. Por isso, confira a seguir algumas das grandes empresas que usufruem dessa ferramenta:

  • Uber: A Uber utiliza o WhatsApp para permitir que seus motoristas se comuniquem com os passageiros de forma mais rápida e eficiente;
  • KLM Royal Dutch Airlines: A companhia aérea LM utiliza o WhatsApp para enviar atualizações de voo, horários de check-in e outras informações importantes;
  • Netflix: A Netflix utiliza o WhatsApp para enviar recomendações personalizadas de séries, programas e filmes para os seus clientes;
  • Coca-cola: A Coca-cola utiliza o WhatsApp para se comunicar com seus consumidores sobre novos produtos, campanhas e promoções;
  • Nubank: O Nubank, banco digital brasileiro, utiliza o WhatsApp para enviar confirmações de reserva, atualizações de check-in e outras informações importantes para seus clientes;
  • Booking.com: A plataforma de reservas Booking.com utiliza o WhatsApp para enviar confirmações de reserva, atualizações de check-in e outras informações importantes para seus clientes;
  • Havaianas: A marca brasileira de sandálias utiliza o WhatsApp para oferecer suporte ao cliente e enviar informações sobre novos produtos e promoções.

Essas são apenas algumas das grandes empresas que utilizam o WhatsApp API com sucesso. Muitas outras empresas de diferentes setores também estão adotando essa plataforma para melhorar o relacionamento com o seu clientes de forma mais eficiente e personalizada. 

Para concluir

O WhatsApp API é uma ferramenta que está cada vez mais em ascensão e as empresas que a utilizam conseguem estar passos à frente da concorrência realizando atendimentos de qualidades e gerando mais vendas. E para fortalecer ainda mais o uso  do WhatsApp API para atendimento e vendas, hoje, convidamos você a acessar o site da TALLOS e realizar um teste gratuito e começar a se beneficiar agora mesmo com um atendimento de qualidade no WhatsApp API.

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