O avanço tecnológico garantiu várias portas infinitas de possibilidades, vantagens, benefícios e segurança para quem almeja trabalhar com vendas online. O ambiente online é, hoje, responsável por milhares de vendas anualmente. Dessa forma, cada vez mais gestores passam a perceber a importância de estar presente na web.
Visando isso, surgiram diversas ferramentas e canais que possibilitam a venda online.
Sem o medo de errar, você pode apostar que quase metade da população fez ao menos uma compra virtual. Logo, se comprar pela internet é fácil, vender por ela também pode ser, contudo, será preciso algumas ferramentas importantes.
Portanto, se você possui o desejo de iniciar as vendas online, confira no guia de hoje tudo o que você precisa saber para iniciar esta jornada.
1. Como iniciar com as vendas online?
Antes de tudo, há determinados passos a serem seguidos. Sendo assim, confira-os a seguir:
1.2 Saiba o que vender
O primeiro passo a ser dado antes de qualquer coisa, é o planejamento. É preciso questionar-se sobre “que tipo de produtos você vai oferecer?” Se eles forem de fabricação própria, você precisa ter espaço físico para guardar o seu estoque.
Caso queira realizar revendas, é preciso preparar uma lista de possíveis fornecedores com as características de cada um, como preços, prazos e localidade.
Será preciso saber também o quanto será cobrado. E para isso, a melhor estratégia é conhecer bem sua concorrência, tanto no mundo físico quanto no virtual.
1.3 Conheça seu público
Busque entender e conhecer, também, seu público-alvo e quem serão seus possíveis concorrentes. É preciso saber se a venda será realizada somente para quem está perto de você, na sua cidade, ou se a venda se estenderá para outros estados e países.
O custo de entrega com frete precisa estar nos seus planos. Saiba também, como chegar até seus possíveis clientes. As redes sociais são uma excelente estratégia para atingi-los.
1.4 Faça um bom planejamento financeiro
Uma parte bastante importante e que, durante todo o processo, não pode jamais ser esquecida, é o planejamento financeiro, projetando seus gastos e receitas. O quanto você gastará com a manutenção do site, toda a parte de tecnologia, a compra de matéria-prima ou de produtos para revender, marketing entre outros.
1.5 Prepare seu estoque
É preciso, ainda, esquematizar como será feita a administração do estoque de sua loja. Será produzida uma quantidade inicial e guardada? Ou a produção irá acontecer sob encomenda? Tente descobrir como funcionará melhor para o seu tipo de negócio.
1.6 Entregas
Você já pensou e definiu como serão realizadas as entregas dos pedidos de seus clientes?
Você possui duas opções principais: correios ou transportadora. O serviço da estatal é aconselhável para o pequeno e médio empreendedor, que vende poucas quantidades. O órgão oferece, inclusive, um serviço exclusivo para varejistas virtuais. Informe-se sobre os valores, que são diferentes de acordo com o destino, e veja quais regiões você será capaz de atender. Isso também deve estar claro para os seus clientes.
1.7 Busque por um bom sistema para vender
Agora, é um passo importante para saber onde você colocará seus produtos para vender e como irá receber por eles.
Quem busca por uma solução mais profissional tem a possibilidade de montar uma loja virtual. Para isso, você precisará de um sistema que permita cadastrar produtos e automatizar o recebimento de pedidos.
2. Quais são as fases de uma venda online e como otimizá-las?
Conheça nos tópicos seguintes as três etapas das vendas online e como melhor otimizá-las:
2.1 Atração
A descrição de produtos deve ter um cuidado e atenção bastante especial para a captação de clientes que gostam de pesquisar tudo sobre o que desejam comprar. Portanto, priorize um texto detalhado e objetivo sobre todas as funcionalidades dos itens que fazem parte do catálogo.
Evite cometer erros ortográficos, especialmente na aba de ficha técnica, para não demonstrar amadorismo aos usuários mais atentos. Outro recurso excelente para a atração e demais etapas da jornada comercial, é a criação de um blog corporativo relacionado à loja virtual.
Depois disto, basta alimentá-lo com conteúdos vinculados ao segmento do seu e-commerce como artigo sobre eletrônicos, por exemplo, com dicas de como utilizá-los e conservá-los. Essa estratégia tem o poder de converter leitores em possíveis compradores, gerando mais vendas.
2.2 Conversão
Entre as melhores abordagens para gerar conversão imediata encontra-se o e-mail marketing. Para isso, utilize o seu blog para coletar e-mails dos usuários. Coloque chamadas no final de cada texto para induzir o público a assinar a newsletter, por exemplo, ou ofereça um desconto especial na primeira compra.
Após o usuário conferir a oferta e fazer a primeira aquisição, a próxima dependerá de um pequeno empurrão. Portanto, aguarde um tempo para enviar e-mails aos contatos de modo a manter um vínculo mais próximo com eles.
2.3 Fidelização
Para garantir a fidelização do cliente, é preciso ter em mente que o cliente deseja ser “mimado” para ser fiel a sua marca. Nesse sentido, o pós-venda é extremamente necessário. Ofereça canais de atendimento e suporte para que o consumidor fale com você como desejar: e-mail, chat online, chatbot, aplicativo de mensagem instantânea, telefone e demais canais de comunicação.
Entre em contato depois de um tempo para saber se está tudo bem e demonstre estar disponível para tirar qualquer dúvida a respeito dos produtos ou serviços. Aproveite para oferecer programas de fidelidade, descontos especiais e bônus relacionados ao frete.
Dessa forma, você terá uma cartela recheada de clientes fidelizados, aumentando as chances de indicação.
Uma boa dica para quem deseja iniciar com as vendas online, é sem dúvidas, o uso de plataformas que auxiliam nas vendas e atendimento ao cliente. Portanto, confira a seguir mais uma dica incrível e imperdível para você que deseja iniciar com as vendas online.
3. Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
3.1 Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
3.2 Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
3.3 NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
3.4 Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
3.5 Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
3.6 Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Realizar vendas online pode até não ser uma tarefa tão fácil assim, contudo, com o uso de plataformas e demais ferramentas que auxiliam seu negócio, além de melhorar sua vendas e relação com clientes, sua vendas podem ir a outro nível.
Portanto, para melhor iniciar as suas vendas online, conseguindo navegar de forma estratégica pelos mais variados canais de comunicação e estabelecer um melhor atendimento ao cliente, acesse o site da TALLOS e conheça mais do atendimento digital!