O WhatsApp Business, surgido em 2018, é uma versão do aplicativo tradicional de mensagens, mas sua diferença para o modelo padrão é que o Business é focado em negócios e empresas.
Tornando-se tão popular quanto a versão padrão, o WhatsApp Business conquistou seu espaço no comércio eletrônico brasileiro em pouco tempo, e hoje em dia é amplamente utilizado na prospecção e até para fechamento de negócios.
Com grandes benefícios para o consumidor, atualmente, toda marca precisa entender e utilizar bem o aplicativo de troca de mensagens online. Para que sua marca conheça bem tudo o que o WhatsApp Business tem a oferecer, para um atendimento ainda mais cheio de qualidade, confira neste artigo um guia prático do WhatsApp Business para sua empresa.
O que é WhatsApp Business?
A função WhatsApp Business foi desenvolvida em 2018 com o objetivo de aumentar a relação entre empresas de porte menor com seus consumidores. O aplicativo nesta versão, disponibiliza uma série de recursos, como:
- Adicionar informações de funcionamento;
- Valores de produtos e serviços;
- Site;
- Etiquetas para agrupar as conversas;
- Respostas automáticas para disparo no contraturno;
- Catálogo de produtos.
Para quem está conversando com a empresa, basicamente não tem nenhum tipo de diferença. O cliente recebe a notificação de que trata-se de uma conta comercial e envia mensagens como de costume.
Além desses recursos, a conta no WhatsApp Business é bastante útil para separar os perfis pessoais e comerciais. Ao realizar o cadastro com a foto no perfil da marca, o aplicativo torna-se um canal oficial na empresa, e também permite o acesso de mais de um usuário da equipe ao número.
E mais, antes de tudo, além de conhecer nosso guia completo do WhatsApp Business, conheça o guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp, com a nova parceira da TALLOS, a RD Station. Uma plataforma de soluções, um centro totalmente integrado, preparado para levar os esforços de venda, marketing e crescimento da sua empresa para outro patamar.
Vantagens do WhatsApp Business
O uso do WhatsApp Business para as empresas nos dias de hoje, gera grandes benefícios. Sendo assim, confira a seguir algumas das maiores razões pelas quais as empresas estão adotando essa ferramenta:
Encontrar clientes em qualquer lugar do mundo
As empresas deverão prestar ajuda nos canais mais convenientes para o público, assim como o WhatsApp Business. De fato, de acordo com os proprietários clientes, a probabilidade de entrar em contato com as empresas por meio dos canais que eles preferem é um dos maiores e principais indicadores de uma boa experiência do cliente.
Cerca de 48% das pessoas em todo o mundo possuem um smartphone, e 87% dos proprietários de smartphones utilizam aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. E, com 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp faz com que suas marcas cheguem ao conhecimento de seus clientes em qualquer lugar do mundo em que estiverem conectados. Os consumidores poderão receber respostas e mandá-las, quando e onde quiserem, usando apenas o aplicativo já instalado.
Gera confiança para com seus clientes
Não é possível gerar clientes se não existir confiança. Os clientes relatam que a confiança é um dos fatores fundamentais em um relacionamento com a marca, ao lado de integridade e honestidade.
O WhatsApp Business ajuda as empresas a construírem da melhor e mais leve forma, um relacionamento mais confiável com o cliente pelas seguintes razões:
- Perfis comerciais verificados do WhatsApp Business: para que os clientes possam ter a confiança de saber com que tipo de empresa estão se comunicando;
- Políticas comerciais rígidas de envios de mensagens: para evitar spam, os consumidores deverão consentir o recebimento de comunicações, e o WhatsApp restringe certos tipos de mensagens que violam as diretrizes da plataforma;
- Avaliações de qualidade, determinadas pelos feedbacks do cliente, incluindo bloqueios de números de telefone e outras demais denúncias;
- Criptografia de ponta a ponta: o WhatsApp em si, considera criptografados de ponta a ponta os chats com empresas que usam o WhatsApp Business ou gerenciam e armazenam mensagens de clientes.
Oferece uma melhor experiência na comunicação
Com o surgimento da pandemia, as solicitações de suporte por WhatsApp e Facebook Messenger cresceram de forma impressionante, enquanto os canais de serviços mais tradicionais, como email, SMS e telefone, continuaram estáveis.
O WhatsApp Business, tem o poder de proporcionar uma experiência ao cliente única e melhor que a do SMS, em parte porque permite a criação de perfil comercial da empresa mais bem elaborado e estruturado. Os clientes não recebem uma mensagem de número desconhecido, o que aumenta a credibilidade e a autenticidade. E, no WhatsApp os agentes possuem um maior controle do contexto porque sabem quando as mensagens são entregues e lidas.
Agora que você entendeu melhor a diferença entre WhatsApp pessoal e o WhatsApp Business, é hora de conhecer o meio que facilita a comunicação de mensagens enviadas aos clientes e produz uma experiência de altíssima qualidade.
Como o WhatsApp Business funciona para empresa?
O WhatsApp Business funciona da mesma forma que o pessoal, basicamente, suas principais diferenças estão relacionadas às funcionalidades previamente citadas que sua empresa terá a possibilidade de utilizar a chamada “Estatísticas”.
Essa funcionalidade fornece métricas e análises do alcance e do engajamento na comunicação entre a empresa ou o vendedor e o cliente.
Por meio delas, o usuário consegue visualizar quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato. Todas essas estatísticas só podem ser acessadas por meio do aplicativo no smartphone, pois o formato web do WhatsApp Business não disponibiliza essas informações.
Como baixar o WhatsApp Business?
Para baixar o aplicativo WhatsApp Business, basta acessar o Google Play Store ou Apple Store, para iPhone. Depois é só clicar em um desses links e você logo terá acesso. Para certificar que, de fato, esse é o WhatsApp Business, confira se ele possui um “B” sobre a logo do WhatsApp.
Realizada a certificação, siga o passo a passo a seguir:
- Clique em “Instalar” e abra o aplicativo;
- Após isso, toque em “Concordar e Continuar”;
- Permita que o aplicativo acesse seus contatos, fotos e arquivos;
- Insira e verifique seu número de telefone comercial.
Como configurar o perfil comercial no WhatsApp Business?
Com o aplicativo já instalado, a própria ferramenta sugere que você edite o Perfil Comercial no WhatsApp Business. Sendo assim, siga o passo a passo a seguir para configurar o perfil comercial em seu WhatsApp Business:
- Na foto do perfil, poderá inserir uma foto da marca da empresa ou pessoal que foi tirada com uma camisa na empresa e com uma câmera de ótima qualidade e em um ambiente muito bem iluminado;
- No nome comercial, é preenchido nome e sobrenome do atendente ou nome da empresa;
- Na descrição, é escrito uma breve explicação da empresa, cujo é padrão para todos;
- No horário de atendimento é configurado o período de trabalho do colaborador;
- No site, é inserido o da empresa;
- Em endereço, é configurado o local onde o escritório da empresa se encontra;
- Em endereço de e-mail, é inserido o e-mail profissional do vendedor ou empresa;
- Na categoria, é selecionado o segmento da empresa;
- Na mensagem de ausência, é utilizado uma mensagem automatizada, como por exemplo: “Olá, não estou disponível no momento, mas responderei o mais rápido possível. Fique a vontade para enviar sua mensagem”;
- A mensagem de saudação poderá ser realizada da mesma forma que a mensagem de ausência, de forma automatizada.
Que tal completar o nosso guia com a função de atendimento de altíssima qualidade e mais que satisfatória para seus clientes?
Para isso, basta conhecer a TALLOS que será apresentada a seguir, confira!
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O WhatsApp Business possui muitas funções altamente vantajosas e benéficas para as empresas, por isso, há uma importância em conhecê-la e utilizar todas as ferramentas que este aplicativo tem a oferecer.
E para ajudar sua empresa nessa nova jornada de comunicação, sua marca poderá contar com a TALLOS para realizar um atendimento ainda mais prático, satisfatório e cheio de qualidade. Acesse o site e saiba mais!