A empresa que trabalha com pesquisa de clima em sua organização, tem mais probabilidade de obter um bom crescimento e um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.
Existem empresas que atuam de forma operacional e possuem um ambiente de trabalho nada agradável. É essencial que não somente os gestores, mas também os diretores e acionistas saibam da importância do clima para uma empresa.
Os objetivos dessas empresas devem mudar para obter um local de trabalho mais saudável com maior produtividade e engajamento dos colaboradores. Para isso, é essencial conhecer melhor os valores, as atitudes e os comportamentos no ambiente de trabalho. Além disso, estar atento a tudo o que faz parte do envolvimento dos trabalhadores com o a empresa em si, como o relacionamento com colegas e supervisores, cultura organizacional, espaço para o desenvolvimento pessoal, entre outros
Um ambiente de trabalho positivo faz com que os funcionários se sintam bem em apenas chegar no trabalho, e isso proporciona a motivação para sustentá-los ao longo do dia.
Logo, a aplicação da ferramenta de pesquisa de clima ajuda a mensurar cada um desses fatores que afetam o relacionamento que as pessoas possuem entre si e com a própria empresa.
Um pouco sobre pesquisa de clima
Em uma empresa, para que haja produtividade, é preciso que os funcionários sintam-se confortáveis e motivados.
E, para medir o nível de satisfação dos colaboradores, a pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais indicada.
A pesquisa de clima, trata-se de um questionário investigando sobre fatores diversos que envolvem a organização como um todo, tais como:
- Remuneração e benefícios;
- Relacionamento com gestores;
- Políticas de RH;
- Infraestrutura para a execução do trabalho.
Geralmente, a pesquisa de clima é formulada pela área de recursos humanos, com apoio da gestão empresarial, e aplicada uma vez por ano. Também pode ser pontual, quando há a necessidade de avaliar um aspecto exclusivo e imediato.
Qual a importância da pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é fundamental para saber o que os colaboradores estão pensando e como estão se sentindo em uma organizacional e a partir daí, pode-se tomar atitudes mais estratégicas. É basicamente uma análise que traz um diagnóstico da empresa, visando melhorias para a realidade organizacional.
Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.
Vários profissionais são capazes de montar e estruturar pesquisas de clima, mas o ideal é contratar soluções externas para que fatores internos não interfiram em nenhum processo da pesquisa. Existem diversas consultorias que oferecem o serviço para organizações de diversos portes e segmentos.
Antes de decidir como será a pesquisa, é importante estudar propostas e formas mais adequadas ao perfil da organização que será pesquisada.
Vantagens da pesquisa de clima organizacional
Agora que você já conhece mais sobre a pesquisa de clima organizacional e qual sua importância, confira a seguir suas grandes e principais vantagens:
- Aumento da motivação, engajamento e produtividade;
- Efetivação da comunicação e da transparência de informações;
- Aproximação entre funcionários e empresa a partir dos canais abertos de diálogo;
- Profissionalização da liderança, que assume um papel muito mais assertivo;
- Profissionalização da liderança, que assume um papel muito mais assertivo;
- Formação de um local mais seguro, com condições físicas apropriadas e minimização dos riscos envolvidos;
- Fortalecimento da reputação e imagem da empresa, que pode ser percebida não apenas pelos funcionários, como também pelos outros públicos de relacionamento;
- Consolidação e adequação à filosofia da organização;
- Diminuição da rotatividade, uma vez que os trabalhadores enxergam o esforço da empresa em instituir políticas e melhores práticas de RH;
- Índices de assiduidade melhores por conta do comprometimento.
A pesquisa de clima garante a empresa a melhor entender os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa, melhorando assim o relacionamento e convívio. E para ajudar ainda mais sua empresa a estabelecer um clima melhor na organização, conheça a TALLOS.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
Com a TALLOS você garante um melhor relacionamento com cliente interno e externo por meio do atendimento personalizado. Acesse agora mesmo o site da TALLOS.