Chatbots: como a Inteligência artificial tem influenciado na saúde?

Chatbots: como a Inteligência artificial tem influenciado na saúde?Chatbots: como a Inteligência artificial tem influenciado na saúde?

Sumário

O mundo digital está em constante evolução, sempre em busca de trazer agilidade e praticidade para as empresas e melhorar a experiência dos usuários. Na saúde, a inteligência artificial também faz parte da transformação digital que está revolucionando o mundo. 

A Inteligência Artificial tem se revelado nos dias de hoje, uma ferramenta de apoio aos profissionais da área da saúde e otimização de processos, e agora com a união de chatbots. 

Qual o impacto da inteligência artificial na saúde?

A inteligência artificial na saúde tem obtido ganhos constantes e a expectativa é de que o mercado experimente um crescimento significativo nos próximos anos. 

De acordo com um relatório da Grand View Research, a indústria global de inteligência artificial e saúde, excederá US$ 31 bilhões até o ano de 2025. À medida que a inteligência artificial começa a se estabelecer na saúde, desenvolvedores passam a construir aplicativos voltados à área da saúde com o objetivo de melhorar e expandir serviços. 

Com o nível alto de crescimento, é possível esperar desenvolvimentos surpreendentes ao decorrer dos anos. Que tal conferir um pouco desse impacto na saúde? Confira a seguir:

Telemedicina

A telemedicina é uma das áreas mais comuns de inteligência artificial na saúde. Com esse sistema, os profissionais de saúde podem fornecer um atendimento igual aos serviços prestados presencialmente nos hospitais e clínicas. Esses serviços atuam como forma de ajudar pessoas com dificuldades motoras que são impossibilitadas de comparecer presencialmente ou para agilizar e diminuir filas de espera no atendimento presencial. 

Na Telemedicina, os pacientes podem usar tecnologias como: Vídeo ou chat de voz para consultar um médico sem ter que realizar uma visita presencial. Além disso, existem alguns aplicativos fornecidos pelos hospitais e clínicas que conseguem agendar consultas, exames e envios de resultados aos seus médicos para acompanhamento. 

Análise de imagem 

Hoje já existem sistemas capazes de ajudar médicos com diagnósticos de doenças e também existem sistemas em desenvolvimento que serão capazes de fornecer diagnósticos completos de doenças desses pacientes. Ou seja, isso iria retirar parte da carga de trabalho dos médicos e também poderia levar a um diagnóstico precoce de doenças potencialmente fatais.

Cuidados individualizados  

Os sistemas de inteligência artificial na saúde podem ser usados para fornecer cuidados mais individualizados para o paciente. A inteligência artificial pode ser treinada para analisar o histórico médico de um paciente e fornecer uma avaliação de risco para uma ampla gama de condições. 

Isso pode auxiliar os médicos sobre o que procurar e quais testes precisam ser realizados quando o paciente chega para um check-up regular. A tecnologia também pode criar iniciativas para gerar economia com cuidados de saúde, técnicas robóticas para reduzir complicações cirúrgicas e para diminuir o tempo de permanência dos pacientes no hospital após a cirurgia, entre outras. 

Uso de chatbot na saúde

O uso do chatbot na saúde só tem beneficiado a área cada vez mais. O primeiro contato do paciente com a clínica médica para o agendamento de uma consulta já pode ser feito por meio de assistentes virtuais dotados de inteligência artificial. Estes assistentes também são chamados de chatbots. 

Os chatbots são robôs que simulam uma conversa de forma humanizada, por meio de texto ou áudio, aprendendo informações novas a cada interação. Com ela você consegue automatizar diversos serviços para o seu paciente.

Essa tecnologia pode ser programada para priorizar as filas de atendimento, agendar consultas para os pacientes, ajudar os profissionais a identificar achados clínicos em exames, a selecionar melhores tratamentos e priorizar alertas de casos que exigem atenção, prevendo demandas no uso de recursos. 

Um chatbot é uma forma de melhorar o atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e ajudar os pacientes a processar todas as solicitações de serviços com mais agilidade do que nunca. 

Apesar da ampla adoção da inteligência artificial na saúde, uma preocupação de grande importância é decidir em quais tecnologias emergentes vale a pena investir. Para que qualquer tecnologia de saúde digital tenha sucesso, é particularmente importante ter um plano de implementação adequado, bem como uma estrutura estratégica de gerenciamento de risco. 

E para ajudar você nessa caminhada, convidamos você para conhecer a maior plataforma de atendimento digital no Brasil, a TALLOS.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Que tal implementar um atendimento personalizado e facilitar na saúde e bem estar de seus pacientes e empresa? Acesse agora mesmo o site da TALLOS e venha para o digital!

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