O mercado está cada vez mais competitivo e a busca por novos clientes passou a ser uma tarefa difícil para muitas das empresas. Além disso, o maior acesso à internet permite que as pessoas pesquisem diferentes opções para o produto ou serviço que elas precisam antes de fechar qualquer negócio.
Com isso, a geração de leads se mostra uma estratégia de grande importância para empresas que desejam obter sucesso em suas vendas.
Logo, fazer pessoas se interessarem por sua empresa a ponto de elas mesmas entrarem em contato, passa a ser um sonho, mas é a realidade de muitos negócios.
Essa atração é realizada por meio de um processo chamado Lead Generation e nele são trabalhadas diversas estratégias para fazer com que essas pessoas de interesse, ou leads, se tornem parte de sua base de clientes.
Pode parecer difícil compreender o Lead Generation, como: o que é ou como funciona. Mas, a seguir você conseguirá entender tudo sobre o Lead Generation e como gerá-lo em seu negócio.
O que é Lead Generation e como funciona?
O processo de Lead Generation abrange muitas estratégias que, quando combinadas, se tornam uma forma única de atrair pessoas que desconhecem inicialmente a marca mas, de forma natural, passam a se interessar pelos produtos e serviços que a empresa oferece.
Quando um completo estranho inicia um relacionamento com uma marca, a transição de uma simples lead para um cliente satisfeitos ocorre de uma forma bem mais natural.
Esse relacionamento pode começar a partir de um interesse genuíno pela credibilidade dessa empresa no mercado, ou pela sugestão de amigos e conhecidos, por exemplo.
É por esse motivo que as empresas anseiam tanto pela visibilidade no meio em que atuam. E é a visibilidade da empresa que garante a familiaridade dos clientes com a marca em um primeiro contato, e permite que eles prefiram essa identidade familiar em detrimento da concorrência.
Dessa forma, a atração e conversão de leads que, de alguma forma, já tenham passado por experiências de contato anteriores, têm resultados melhores para as empresas.
Tente imaginar como você se sentiria no lugar do cliente que recebe o contato “do nada”, com a oferta para um produto ou serviço. Agora, imagine como seria a sua reação se o contato acontecesse depois de um primeiro momento, em que você tivesse tido a chance de conhecer melhor essa empresa e descobrir que ela realmente é autoridade do nicho em que atua.
Em qual dessas situações você estaria mais propenso a consumir os produtos ou serviços dessa marca?
A geração de leads se enquadra no segundo estágio do Inbound Marketing. Isso ocorre depois que a empresa atrai um público e está pronto para converter os visitantes em leads para sua equipe de vendas.
Como gerar novos Leads?
Independente de qual seja o ambiente da sua estratégia, as equipes de Marketing e vendas precisam estar alinhadas para que esses Leads tenham uma experiência de qualidade.
Há diversas formas de entender como fazer geração de leads qualificados. Entretanto, cinco se destacam, tais como:
- Landing Pages;
- Marketing de Conteúdo;
- SEO;
- E-mail Marketing;
- Eventos online e offline.
Um lead qualificado é aquele que já tem alto potencial de comprar seu produto ou serviço. É importante deixar claro que antes de começar a geração de leads qualificados essas estratégias também colaboram para as fases anteriores do funil de vendas.
E para ajudar você na geração de Leads, apresentamos a maior plataforma de atendimento digital do Brasil, a TALLOS.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
A geração de leads é de grande importância para as empresas, já que abre portas para o crescimento para as empresas que desejam obter sucesso nas vendas, fidelização e atração de potenciais clientes.
E para ajudar você no Lead Generation, acesse agora mesmo o site da TALLOS e conheça o melhor do Omnichannel!