LGPD: conheça os 10 pontos para estar atento no tratamento de dados dos seus clientes

LGPD: conheça os 10 pontos para estar atento no tratamento de dados dos seus clientes

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A LGPD não apenas prevê como as empresas deverão lidar com os dados e informações pessoais de seus clientes daqui para frente, mas também para manter a transparência sobre a coleta e como esse conteúdo é utilizado pela organização. 

A LGPD foi criada baseada na GDPR, que nada mais é que a versão europeia desta lei. Lá entrou em vigor em 2018, impactando a vida de empresas e seus clientes. 

Já no Brasil esta lei afeta todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, bem como empresas estrangeiras que fazem negócios no país, pois determina algumas obrigações e responsabilidades que essas instituições devem seguir. 

O descumprimento dessa lei acarreta uma multa de até 2% do faturamento da empresa, grupo ou conglomerado no Brasil no ano anterior, limitada ao valor de R$ 50 milhões por infração. 

Além disso, a LGPD também estabelece a possibilidade de seus clientes realizarem a solicitação a qualquer momento e de forma gratuita às empresas e podem, em seguida, esclarecer sobre como seus dados pessoais estão sendo tratados, bem como requisitar a exclusão deles em casos nos quais forem obtidos sem o consentimento de seu titular, ou seja, a pessoa a quem pertencem estas informações. 

O que é LGPD?

A sigla LGPD significa, “Lei Geral de Proteção de Dados”, (Lei n° 13.709, de 14/08/2018). 

Conforme os casos de vazamentos de dados foram aumentando pelo país e ao redor do mundo, notou-se uma necessidade de aumentar o cuidado com informações pessoais e o sigilo em relação a estas. O que ocasionou uma grande preocupação com a área de segurança, pois eventos deste tipo trazem grandes danos a imagem da empresa, afetando a relação de confiança estabelecida entre ela e seus clientes, além de prejuízo girando em torno de milhares e até mesmo, bilhões de dólares. 

E para minimizar esse problema, várias medidas foram tomadas, como, por exemplo, a criação de leis como a GDPR e a LGPD e a posição de DPO nas empresas.  

Afinal, o que é um dado pessoal?

É definido como dado pessoal pela LGPD, uma informação relacionada a uma pessoa física, identificada ou identificável, como informações básicas: nome, sobrenome, endereço de residência, RG, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, nacionalidade, hábitos de consumo, interesses. 

Já para um dado sensível, são: os que tratam sobre sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político. Além disso, são incluídos dados que sejam referentes à saúde ou à vida sexual e dados genéticos ou biométricos. 

Pontos para estar atento no tratamento de dados de clientes

É de suma importância entender que, o tratamento de dados pessoais sensíveis somente poderá ser feito quando o titular ou responsável legal, consentir para finalidades determinadas, de forma que esse consentimento seja específico e destacado. 

Mas, caso o titular dos dados ou seu responsável não permita, o tratamento poderá ser realizado nas hipóteses em que for indispensável para:

  1. A empresa controladora deve cumprir obrigação disposta em lei ou regulação;
  2. Execução pela administração pública de políticas públicas previstas em leis ou regulamentos;
  3. Realização de estudos por órgãos de pesquisa, garantindo, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais sensíveis. 
  4. Exercício regular de direitos, inclusive em contrato e em processo judicial administrativo e arbitral;
  5. Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  6. Tutela da saúde, em procedimento realizado por profissionais da área da saúde ou por entidades sanitárias;
  7. Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos, resguardados os direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais;
  8. É importante lembrar que essas disposições aplicam-se não apenas às empresas, como também, aos profissionais da área da saúde, como: médicos, psicólogos e fisioterapeutas;
  9. Os pessoais que, de alguma forma, revelam dados sensíveis deverão ser tratados com o mesmo vigor, os mesmos critérios e requisitos de tratamento dos dados sensíveis;
  10.  É proibida a comunicação ou o uso compartilhado entre colaboradores de dados pessoais sensíveis referentes à saúde com objetivo de obter vantagem econômica exceto nas hipóteses de portabilidade de dados, quando consentido pelo titular ou quando a comunicação for necessária para a adequada prestação de serviços de saúde suplementar. 

Com isso, é importante, caso sua empresa tenha que lidar com dados sensíveis, que seja considerada a elaboração de um relatório de impacto com profissionais especializados, analisando os riscos do tratamento de dados e buscando solucionar eventuais falhas na segurança dessas informações. 

Um ponto essencial a ser mencionado é a TALLOS, que poderá ajudar sua empresa, a como organizar os dados de clientes e mantê-los em segurança e sem risco de perda e como manter um bom relacionamento com o cliente. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Com o aumento exponencial de novas tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, contempla avanços tecnológicos significativos para o mundo. Porém, da mesma forma que as tecnologias estão avançando e são utilizadas para o bem, também podem ser utilizadas para o mal. 

Muitas práticas que utilizam dados pessoais, começaram a ficar cada vez mais invasivas e discriminatórias, o que fortaleceu ainda mais a necessidade de regulamentação em práticas envolvendo o uso de dados pessoais, assim surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, ou seja, a LGPD. 

E para fortalecer ainda mais os dados dos seus clientes, apresentamos no artigo acima a TALLOS. E para mais informações acesse seu site!

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