Modalidades de Atendimento: quais são e como funcionam?

Modalidades de Atendimento: quais são e como funcionam?

Sumário

São diversas as modalidades de atendimento que existem no mundo, não é verdade? E com a ajuda da tecnologia, as formas de atendimento estão cada vez melhores, mais rápidas e eficazes, e com isso as empresas têm se aproveitado do atendimento personalizado e se beneficiado bastante, já que, se destacar no mundo dos negócios está cada vez mais difícil.

E nos dias de hoje é importante se manter cada vez mais próximo ao cliente, e dessa forma, os tipos de atendimento ao cliente precisam ser diversificados. Especialmente no mundo mais veloz de hoje, em que as pessoas exigem autonomia, dinamismo e mais qualidade. E com isso, os clientes desejam ser bem atendidos e desejam que isso tudo aconteça de forma otimizada.

Quais são as principais modalidades de atendimento que existem?

Dependendo da necessidade de cada cliente e da atuação da sua empresa, certos tipos de atendimento ao cliente são bastante vantajosos do que os demais. O leque de modalidades de atendimento é bastante diversificado nos dias de hoje, e entre as principais estão:

Atendimento no Ponto de Venda

Usualmente essa modalidade de atendimento ao cliente ocorre quando o consumidor se dirige a uma loja ou outro tipo de ponto de venda de sua empresa em busca de um produto ou serviço de que precisa. 

A forma de atendimento ao público nessas ocasiões varia bastante em função da cultura de cada país, até mesmo dos costumes locais e das características de posicionamento da marca.

Telefone

O uso do telefone também é bastante comum e conveniente, na maioria dos casos. Ele pode ser utilizado tanto pelo cliente que toma a iniciativa quanto pela empresa. É o caso de uma empresa que liga para falar com o cliente e oferecer um tipo de oferta ou solução, assim como da pessoa que entra em contato para resolver algum ponto.  

Em organizações de médio e grande porte, utiliza-se uma central telefônica. Ela pode, inclusive, funcionar com SAC e também como call center. 

Tradicionalmente, ainda é uma das modalidades de atendimento mais utilizadas para falar com que mais importa, embora venha sendo integrada cada vez mais a outras possibilidades. 

E-mail

A comunicação via endereços eletrônicos tende a ser bastante conveniente para ambas as partes, de modo a não gerar grandes custos e nem levar tanto tempo. 

Contudo, para falar com consumidores por e-mail é preciso garantir o máximo de organização e diligência. Manter-se informado sobre contatos anteriores e criar um histórico de informações é crucial para tornar tudo mais ágil, satisfatório e com mais qualidade. 

Trata-se de uma opção adequada tanto para empresas de pequeno porte quanto para as empresas de grande porte. Por meio dele, é possível oferecer um atendimento mais eficaz, mas que deve ser muito bem planejado, já que tudo fica registrado. 

Chat

Com o crescimento da população e da criação de sites corporativos, o chat está se tornando cada vez mais utilizado. Ele permite a interatividade em tempo real com a pessoa, o que normalmente é feito com a ajuda de uma espécie de robô. 

As respostas são programadas previamente e trata-se de uma forma de direcionar melhor os contatos. Problemas e dúvidas menores são solucionados de forma mais rápida e o restante pode ser encaminhado para um atendente de verdade. 

Redes Sociais

As redes sociais chegaram e passaram a dominar boa parte do mercado. Elas são excelentes canais de promoção da marca e, também, de interação com contatos e consumidores. Por meio de comentários ou respostas é possível, por exemplo, identificar pessoas insatisfeitas ou que estão com algum problema. Os recursos de mensagem privada, presentes em toda rede, permitem que o assunto seja tratado de forma adequada. 

Autoatendimento

Visando à necessidade e ao interesse cada vez maior dos clientes em ter independência e autonomia, o autoatendimento é uma possibilidade que não deve ser desconsiderada. 

Como o próprio nome indica, trata-se de uma forma de garantir que o próprio consumidor resolva suas questões, dentro do possível. Uma das formas de executar isso é por meio do FAQ.

Como funciona as modalidade de atendimento?

A comunicação em si, é de grande importância para a humanidade, de modo geral. Para as empresas a necessidade de uma comunicação de qualidade, é prioridade e sua importância se intensifica ainda mais. 

Por isso, existem diversas modalidades de atendimento, e a IA tem beneficiado ainda mais o mercado, como é o caso do uso de Chatbot, por exemplo. 

E para ajudar você, a entender a importância do atendimento ao cliente, conheça agora mesmo, o poder do atendimento digital com a TALLOS.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

É possível observar quantas modalidades de atendimento de altíssima qualidade há no mercado, não é mesmo? Trata-se de uma melhor forma de realizar um bom atendimento ao cliente mais prático e ágil. 

E para agir com mais facilidade, agilidade e altíssima qualidade, conte com a TALLOS e suas excelentes funções, potencializando ainda mais sua empresa no ramo de atendimento, vendas, entre outros. Acesse o site e saiba mais!

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