Qual a importância de investir em treinamentos para a equipe?

Qual a importância de investir em treinamentos para a equipe?

Sumário

Nos últimos anos tem sido bastante comum ver o investimento em treinamentos e desenvolvimentos da equipe nas organizações, principalmente devido aos resultados positivos que esta ação tem proporcionado às empresas.

Com o treinamento de funcionários, é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, consequentemente, isso tem gerado o desenvolvimento da própria empresa. 

Os treinamentos da equipe podem ser utilizados, também, para ensinar os procedimentos do negócio e normas de segurança, favorecendo o desempenho dos trabalhadores e evitando a concorrência de acidentes laborais. 

Devido aos seus benefícios, essa prática tem ganhado destaque como recurso para a obtenção de vantagens competitivas entre as empresas, então que tal conhecer mais a importância de investir nessa prática? 

Benefícios de investir em treinamentos para a equipe

Seja grande, média ou pequena empresa, a principal razão para investir no treinamento e desenvolvimento da sua equipe, é pelo simples fato de que eles são o ativo mais importante que você tem para a conquista dos bons resultados que tanto almeja e para que o seu negócio cresça constantemente. Portanto, confira  a seguir a grande importância de investir no treinamento para o seu time e os resultados causados por esta prática:

Aumento da produtividade

Um dos principais motivos para investir na capacitação do seu time é a melhoria na produtividade da organização. Quando treinados de forma correta, os profissionais adquirem ou aperfeiçoam habilidades que são fundamentais para seu trabalho na empresa. Com isso, eles se tornam mais qualificados e geram melhores resultados para a instituição. 

Os trabalhadores que possuem qualificação teórica e técnica para desenvolver suas atividades tendem a se sentir mais satisfeitos profissionalmente. Além disso, investir na aprendizagem contínua é, também, uma forma de reter talentos e valorizar os profissionais. 

Esses fatores influenciam na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da motivação e produtividade dos trabalhadores.

Melhoria dos níveis de qualidade

O sucesso de uma organização depende em grande parte da qualidade de seus funcionários. Um time profissional e bem treinado eleva o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. 

Os treinamentos podem melhorar, também, a qualidade das relações entre os funcionários e o atendimento aos clientes, o que faz com que a empresa tenha um maior destaque no mercado. 

Vantagem competitiva

Uma empresa com funcionários capacitados e que oferecem produtos e serviços de qualidade obtém vantagem em relação aos seus concorrentes.

Essa é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento da equipe e consiste em possuir um diferencial em relação a outras empresas. 

Por meio do investimento em treinamento, é possível obter melhores posições no ambiente organizacional, ter preços atrativos e atendimento diferenciado. Essa estratégia gera bons resultados e coloca a empresa à frente da concorrência. 

Retenção de talentos

O treinamento da equipe pode trazer o benefício da retenção de talentos para a empresa. Essa pode ser uma forma de promover o desenvolvimento da carreira dos trabalhadores, possibilitando que eles ascendam para cargos de maior responsabilidade e com menor remuneração. 

Além disso, contratar pessoas qualificadas geralmente custa mais caro do que preparar o público interno. Dessa forma, é interessante que o time permaneça na empresa e aprimorem suas habilidades para desenvolver uma boa carreira dentro da empresa. 

Estimular o trabalho em equipe

O investimento em treinamento na equipe é uma excelente forma de motivar e estimular o trabalho do time. Quando se trata de uma nova leva de funcionários, o treinamento ajuda não só no esclarecimento sobre a realização do trabalho, mas também serve para integrar os colaboradores e formar grupos que podem apresentar ótimos resultados ao longo dos anos. 

Melhorar o engajamento do funcionário com a empresa

Os treinamentos não se limitam somente à realização de tarefas, mas abrangem a cultura organizacional ou ações internas que melhoram algum aspecto na empresa, como uma abordagem ecologicamente mais consciente no uso e descarte de materiais, por exemplo. 

Estabelecer metas

A sobrevivência de qualquer empresa está ligada ao alcance das metas. Com bons treinamentos, a produtividade aumenta sem perder a qualidade. Os gestores podem, então, estabelecer metas mais altas, que desafiem a equipe sem temer que a reputação da marca seja prejudicada. 

Em contrapartida, entendendo a forma correta de trabalhar, sua equipe se sente mais disposta a alcançar os objetivos do período e pode até mesmo ganhar bônus ou uma gratificação pelo melhor desempenho. Também é satisfatório para os profissionais desempenhados receber conhecimento e conseguir entregar algum valor à corporação. 

E para auxiliar você empresa, no melhor desempenho com treinamento da sua equipe, apresentamos a você a TALLOS. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

É preciso escolher bem o treinamento para a necessidade correta para cada tipo de funcionário de sua empresa para que obtenha o melhor desempenho possível. E mais, para conhecer e usufruir o melhor do atendimento digital com a sua equipe, e estabelecer uma comunicação de altíssima qualidade, acesse agora mesmo o site da TALLOS.

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