Nova política de preços do WhatsApp

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Sumário

A partir do dia 1º de fevereiro de 2022 o WhatsApp irá mudar o seu formato de precificação: o preço, antes baseado em mensagens, passará a ser baseado em conversas. Por conta disso, a TALLOS preparou este conteúdo para que você entenda todas as mudanças que ocorrerão!

COMO FUNCIONA A NOVA POLÍTICA DE PREÇOS DO WHATSAPP?

De acordo com o WhatsApp: “Hoje todas as conversas são medidas em 24 horas, também conhecidos como “sessões”, que iniciam quando a empresa entrega a primeira mensagem. A primeira mensagem pode ser enviada pela empresa (iniciada pela empresa) ou ser uma resposta em até 24 horas a um usuário (iniciada pelo usuário). O usuário é uma pessoa ou entidade com quem a empresa troca mensagens.”

A mudança que o WhatsApp fará será que agora em vez de ser cobrado por mensagens enviadas, todo negócio será cobrado por conversa. Uma conversa inclui todas as mensagens entregues em um período de 24 horas.

O WhatsApp possui 2 tipos de categorias de mensagens, veja:

Iniciadas pelo usuário

É quando um usuário entra em contato com uma determinada empresa. Exemplo: Suporte, Marcação de consultas, Pedidos de restaurantes delivery e etc.

Neste exemplo, o cliente iniciou uma conversa com a empresa, enviando a 1ª mensagem da conversa. A empresa respondeu com um bot enviando assim a 2ª mensagem da conversa que levou a outra resposta do cliente sendo considerda a 3ª mensagem desta conversa. Em 24 horas, eles poderiam trocar muito mais mensagens, sendo cobrada 1 conversa iniciada pelo usuário.

Iniciadas pela empresa

Quando a empresa decide ativamente enviar mensagens para a sua base de clientes. Exemplo: Pós-venda, Pesquisas, Promoções e ofertas.

Neste exemplo, a empresa iniciou uma conversa com o cliente, enviando a 1ª mensagem desta conversa que neste exemplo é uma divulgação de novidades no cardápio. O cliente respondeu em seguida enviando a 2ª mensagem da conversa. Em 24 horas, eles podem trocar muito mais mensagens como por exemplo uma pesquisa de satisfação ao término da compra, sendo cobrada 1 conversa iniciada pela empresa.

Em suma, em vez de ser cobrado por mensagens enviadas, todo o negócio só será cobrado por conversas originadas da empresa ou cliente. Em uma conversa, inclui todas as mensagens entregues em um período de 24 horas, ou seja:

  • Se a empresa iniciar uma conversa com um cliente enviando uma mensagem, ambos poderão trocar quantas mensagens desejarem, isso por um período de 24 horas, contabilizando como 1 conserva, apenas;
  • Se o cliente iniciar uma conversa com a empresa, enviando uma mensagem, a conversa será somente contabilizada quando a empresa responder a mensagem do cliente. A partir da resposta da empresa, ambos poderão trocar quantas mensagens desejarem, isso por isso período de 24 horas, contabilizando como conversa. 

É importante lembrar, que o Whatsapp liberou cerca de 1.000 conversas gratuitas por mês para as empresas. Logo, você empresa, enviando mensagens ou respondendo-as a um cliente, sua conversa só será contabilizada como pagantes a partir da mensagem de n° 1.001.

CONVERSAS GRATUITAS DO WHATSAPP

A mudança que o WhatsApp fará também trará uma novidade: uma franquia de 1.000 conversas gratuitas por mês (iniciadas pela empresa ou pelo usuário) para que possam testar e já ter resultados antes mesmo de iniciar a tarifação (a partir da mensagem nº “1.001”)

CONVERSAS INICIADAS A PARTIR DE ANÚNCIOS PAGOS

Empresas que realizam anúncios pagos em Facebook ou WhatsApp terão a primeira conversa oriunda dos anúncios realizada pelo usuário sem cobranças, tendo em vista que as empresas já estão pagando para veicular os anúncios. Porém somente a 1ª conversa. As conversas posteriores serão contabilizadas como uma conversa tarifável normalmente (com exceção se estiver dentro da franquia de 1.000 mensagens gratuitas por mês)

Para verificar o anúncio oficial do WhatsApp na íntegra, clique aqui.

Entenda sobre o pagamento no Whatsapp

De acordo com o WhatsApp, a nova forma de pagamento a ser exercida a partir do dia 1° de fevereiro de 2022, se deve ao fator de proporcionar às empresas uma experiência mais dinâmica no relacionamento da empresa para com seus clientes, não limitando-se apenas a uma comunicação simples e não tão esclarecedora e abrangente.

Esta decisão e argumento foi reforçado, após realizado uma pesquisa da Kantar, na qual empresas relataram um aumento da eficiência em 133% através da API do WhatsApp, em comparação com canais alternativos de atendimento ao cliente.

Observe alguns outros pontos de possíveis melhorias relatadas:

  • Reduzir os custos de hospedagem e manutenção com o lançamento planejado da API Cloud, hospedada pelo Facebook;
  • Acelerar o tempo de obtenção de valor reduzindo o tempo de integração;
  • Construir recursos interativos e ricos como botões “Responder” e “Mensagens em lista”, lançados recentemente;
  • Expandir os testes para permitir que as empresas enviem novos tipos de notificações proativas, como atualizações de estoque;
  • Tornar mais acessíveis as taxas de conversas iniciadas pelo usuário para que as empresas possam manter uma presença sempre ativa no WhatsApp.

Dado cada um desses passos, a seguir já será possível aguardar novas mudanças bastante significativas, à medida que novos recursos forem tornando-se disponíveis e novos valores iniciarem a ser ofertados.

Entenda sobre o modelo de preço WhatsApp business

Entenda melhor sobre a mudança na precificação do WhatsApp:

Sessão de conversação

As cobranças serão efetuadas por sessão de conversação de 24 horas, com taxas diferenciadas para as conversas iniciadas pelas empresas ou pelos usuários. Uma sessão é aberta na entrega de uma mensagem iniciada pela empresa ou na entrega de uma resposta comercial a uma mensagem iniciada pelo usuário. Uma sessão termina apenas 24 horas após a entrega da primeira mensagem comercial.

Conversas gratuitas

As primeiras 1.000 conversas de cada mês são gratuitas para que as empresas possam proporcionar experiências únicas e inesquecíveis a seus clientes. Somente quando elas estiverem prontas para expandir em mais de 1.000 conversas ao mês, o preço de conversação será aplicado.

Entrada gratuita

Serão gratuitas as conversas iniciadas a partir de botões “CTA” (botão de chamada para ação) em anúncios que direcionam ao WhatsApp ou clicados diretamente na página do Facebook.

Como o grande foco e objetivo desta nova atualização do WhatsApp trata-se de uma nova e melhor dinâmica para o relacionamento entre empresa e cliente, é preciso que a comunicação seja, se possível, bem apresentada. E como a TALLOS faz integração direta com o atendimento pelo WhatsApp, com ela será possível entregar uma atendimento com uma experiência única e satisfatória para os clientes, incluindo usos como Chatbot WhatsApp, por exemplo, você obterá uma melhor automação no WhatsApp.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, é possível encontrar um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo na sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, nós também temos vários indicadores e dashboards na nossa plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time de Sucesso do Cliente da TALLOS, está sempre disponível para esclarecer dúvidas e ajudar você a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Entenda sobre o pagamento no Whatsapp com a TALLOS

Com o novo modelo de comunicação via Whatsapp, a TALLOS também exemplifica sua forma de comunicação via Whatsapp para com seus cliente e a forma de pagamento no whatsapp, confira a seguir:

  • Número de Whatsapp Business API (Chip): Não ocorreram alterações nos valores referentes aos números de Whatsapp integrados à plataforma, seja com a TALLOS ou diretamente com os Brokers (GupShup ou 360Dialog);
  • Mensagens de abertura de sessão Whatsapp: Os Brokers (GupShup ou 360Dialog), de forma adicional, farão cobranças de todas as Business-Initiated – conversa iniciada pela empresa de 24 horas – e User-Initiated – conversa de 24 horas iniciado pelo cliente, após responder – que sua empresa irá transacionar e pagar para o Whatsapp;
  • Tarifação para clientes que contratarem diretamente com o Broker (GupShup ou Dialog): será cobrado $0,03 por conversas iniciadas pelo cliente e aprovadas pela empresa e $0,05 por conversas iniciadas pela empresa. (Pagamentos em dólar e sem diferenças por conta do Broker);
  • Tarifação para clientes que contratam diretamente com a TALLOS: será cobrado R$ 0,025 por conversas iniciadas pelo cliente e aprovadas pela empresa e R$ 0,40 por conversas iniciadas pela empresa. Muitos dos clientes optam e preferem contratar de forma direta com a TALLOS devido a comodidade de Emissão de Notas Fiscais e pagamentos em Real;
  • Utilização da plataforma TALLOS: em fevereiro de 2022 ocorrerá mudanças nos valores mensais da plataforma para novas contrataçẽs, mas os clientes atuais não sofrerão reajuste, com exceção do ajuste anual de IGPM/IPCA.

Com o novo modelo de preço do Whatsapp, é preciso lembrar que as mensagens enviadas pelo consumidor não iniciam conversas e jamais serão cobradas, nesse caso, somente as mensagens pela marca, quando entregues ao consumidor podem iniciar conversas que podem ou não serem cobradas. E tudo isso ocorrerá em um tempo determinado.

Através da TALLOS será possível organizar melhor a comunicação e o atendimento da sua empresa para com seus clientes de forma ampla, rápida, organizada e satisfatória. Sendo assim, acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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