O que a IA pode fazer pelas vendas do seu negócio?

O que a IA pode fazer pelas vendas do seu negócio?

Sumário

A inovação transforma a vida das pessoas, incluindo as vendas do seu negócio, o que tem melhorado a forma de viver delas, inclusive para as empresas, que têm se beneficiado bastante com o uso da Inteligência Artificial (IA).

A tecnologia tem possibilitado a novas oportunidades e faz com que as empresas desenvolvam novos produtos e serviços. A inovação e tecnologia quando unidas, possibilitam a IA, que faz com que máquinas apresentem com experiência, se ajustem e se adaptem a novos dados, além de serem capazes de performar com exatidão em tarefas cotidianas. 

O que é IA?

IA é a sigla para Inteligência Artificial, que nada mais é que uma área da ciência da computação formada por sistemas que simulam a capacidade humana de pensar de forma racional e inteligente. 

Utilizando dados digitais, as máquinas conseguem aprender determinados padrões de linguagem e interpretação de textos e imagens, usando essas informações para encontrar uma solução ou resposta para determinado problema ou pergunta. 

Alguns exemplo de IA são:

  • Os chatbots usam a IA para entender os problemas dos clientes mais rapidamente e fornecer respostas mais eficientes.
  • Os assistentes inteligentes usam a IA para analisar informações críticas de grandes conjuntos de dados de texto livre para melhorar a programação.
  • Os mecanismos de recomendação podem fornecer recomendações automatizadas para programas de TV com base nos hábitos de visualização dos usuários. 

A IA está mais relacionada ao processo e a capacidade de pensamento superpoderoso e a análise de dados do que a qualquer formato ou função em particular. Embora a IA traga imagens de robôs parecidos com os homens de alto funcionamento que dominam o mundo, a IA não pretende substituir os seres humanos. Seu objetivo é melhorar significativamente as habilidades e contribuições humanas. Isso faz dela um ativo de negócios bastante valiosos. 

O que a IA pode fazer pelas vendas do seu negócio?

Em um cenário tão competitivo e exigente, as empresas estão aderindo às tecnologias de IA para diminuir os custos com os processos de vendas por meio de um atendimento mais rápido e personalizado com o cliente. 

O cliente deve se perguntar como a inteligência artificial contribui para a consolidação desse tipo de atendimento ao consumidor. E a resposta reside no armazenamento inteligente de dados dos clientes de modo a definir padrões e modelos que desenvolvam o mapa de jornada do cliente. 

Esse mapa, é um documento onde é armazenado todos os passos do cliente, desde a primeira visita, até a finalização da compra. E com essa quantidade de dados referentes aos consumidores, é possível gerar insights que embasam a tomada de decisão e o planejamento estratégico da marca junto ao público. 

Possuir informações importantes do consumidor ajuda a guiar a interação da empresa com a audiência do topo à base do funil de vendas, como também na gestão da relação pós-venda. 

Mais do que analisar os dados armazenados, é importante também utilizar da capacidade preditiva da inteligência artificial para orientar as interações com os clientes e alavancar as vendas da marca. 

A partir dos dados organizados no big data, é possível desenvolver inteligência que deve orientar tanto a hora certa da interação com o público individualmente, como a forma do conteúdo a ser compartilhado, além de que tipo de produto deve-se ofertar para suprir a necessidade do cliente. 

Portanto, é um processo que atravessa toda a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o engajamento pós-venda. 

O uso de inteligência artificial para vendas é elemento fundamental para desenvolver o mapa da jornada do cliente e, consequentemente, gerar os seguintes fatores:

  • A impulsão das vendas;
  • A diminuição de custos de aquisição do cliente;
  • E na produção de um atendimento personalizado e otimizado ao consumidor que gera engajamento. 

O resultado lógico desses fatores é a geração de uma imagem positiva da marca com a audiência e a consolidação de um relacionamento prolongado. E visando a importância da IA para o seu negócio de modo geral, conheça no tópico a seguir a TALLOS.

Quem é a TALLOS?

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Visando a importância do IA para as empresas, não perca mais tempo e conheça o poder do atendimento digital. Acesse agora mesmo nosso site!

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