O que é API

O que é API

Sumário

Para quem trabalha com desenvolvimento e comunicação em uma empresa, determinadas ferramentas existentes podem auxiliar essas áreas a realizar um trabalho mais prático e ágil. Dessa forma, a API é um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permite a criação de plataformas de maneiras mais práticas para os desenvolvedores. 

A partir dessa ferramenta, é possível a criação de softwares, aplicativos, programas e diversas plataformas. Por exemplo, apps desenvolvidos para celulares Android e iPhone, são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs de cada sistema operacional. 

Entender em detalhes como funciona uma API, é como desvendar segredos sobre a fórmula usada por softwares, sistemas e aplicativos para interagir, se integrar e comunicar-se. 

É simplesmente, descobrir como a TI (Tecnologia da Informação) pode ser mais eficiente, gerando menos trabalho e mais produtividade para os consumidores de uma determinada empresa. É projetar como a jornada do cliente pode ser ainda melhor com o apoio da equipe desta área. 

Sendo assim, confira no artigo de hoje tudo o que você precisa saber sobre o API. Portanto, prossiga com a leitura. 

Afinal, o que é API?

A sigla API deriva da expressão inglesa “Application Programming Interface”, traduzida para o português, “Interface de Programação de Aplicação”. Ou seja, é o conjunto de normas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos. Em outras palavras, possibilita a comunicação entre as plataformas. 

O objetivo do API é realizar a troca de dados entre diferentes sistemas, na maior parte das vezes trocas de dados tem como meta automatizar processos manuais e/ou liberar a criação de novas funcionalidades. 

Por exemplo, um software de marketing recebe dados de um prospect e utilizando uma API envia determinadas informações de um lead qualificado para o software de CRM. Nesse ponto, ocorre uma troca de dados para automatizar um processo manual. 

Qual a finalidade de uma API?

As APIs possuem diversas funcionalidades e de diversas formas, integrando diferentes sistemas para maior eficiência na hora de seu manuseio, e possui uma função estratégica na rotina das empresas. Afinal, há vários sistemas e aplicativos utilizados em um negócio. 

O melhor exemplo e o mais comum para entender a finalidade de uma API, é o de um funcionário que necessita emitir notas e boletos para finalizar o pedido de um cliente. Neste caso, a API poderá conectar o sistema de gestão da empresa ao sistema de geração de boletos do banco – e ao de emissão de notas da prefeitura. Dessa forma, o colaborador precisará apenas inserir seus dados de uma vez e finalizar o processo em poucos cliques. 

Uma outra forma de aplicação poderia auxiliar na redução da taxa de inadimplência, por exemplo. A API conectaria dados do setor de contas a receber ou do CRM da empresa a uma plataforma de chatbots. Os clientes inadimplentes, receberiam uma mensagem com todos os dados informativos da cobrança de uma forma automática e assim regularizariam a situação em pouco tempo.

Qual a importância da API?

Com o uso de APIs, podem surgir alguns benefícios para o seu negócio, confira-os a seguir:

Segurança

Através de uma API, é possível ter maior autonomia sobre as permissões e acesso ao software e hardware da sua empresa. Ela identifica quem são os usuários que tentaram acessar seu sistema e localização de onde partiu a requisição. Além disso, você poderá decidir quais informações ficarão disponíveis ao cliente no momento da integração. 

Agilidade e compatibilidade na integração entre sistemas e aplicações

O uso da API, também permite a realização de uma integração mais ágil de sistemas que sejam incompatíveis, sem que haja necessidade de alocar um time de desenvolvedores para o processo. Além de uma maior agilidade na troca de informações, há economia de tempo, quantidade de recursos financeiros e dados utilizados no trabalho. 

Possibilidade de inovação em produtos e serviços

Realizando a cobrança de uma determinada taxa muitas empresas disponibilizam suas APIs para que outros usuários e negócios desenvolvam soluções inovadoras com elas. Tudo isso sem que o produto original seja despadronizado, já que somente a empresa proprietária poderá emitir o acesso ou qualquer tipo de alteração na API. 

Redução de trabalho manual

Uma das infinitas possibilidades que a API oferece, é a automatização da extração de determinados dados. Assim, diminui a necessidade do trabalho manual no momento de exportar informações. 

O API trabalha da melhor forma para otimizar o tempo de produção da empresa, realizando de forma ordenada, ágil e eficiente. Além de optar pelo API e utilizá-lo para auxiliar a produção da empresa, é importante apresentar à você empresa, a TALLOS a seguir. 

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Muitas das vezes, os clientes sentem a necessidade de obter um acesso a determinados dados disponibilizados por um banco de informações, serviço ou dispositivos, por exemplo. E é neste exato momento em que a API se faz presente.

Para acessar todas essas informações específicas, o cliente faz uma solicitação, nomeada de requisição, no caso a API. Dessa forma, ela consegue realizar uma busca no servidor e devolver as respostas solicitadas em formato de dado, que são entregues em seu estado mais puro.  Já com a TALLOS, será possível trabalhar com uma comunicação de forma otimizada através de todos esses aplicativos de atendimento, de forma organizada, estruturada e de qualidade. Sendo assim, para mais informações sobre a TALLOS, acesse o site!

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