O que é Call Center e como funciona?

O que é Call Center e como funciona?

Sumário

No universo do mercado, as empresas que possuem uma maior visibilidade e fidelidade do público, são as que mais oferecem um atendimento de altíssima qualidade.

No Call Center não é diferente, e é por isso que entender tudo sobre o que é e como funciona um Call Center é de grande importância para uma empresa mais estruturada, organizada e com excelência na comunicação da empresa para com seus clientes. 

Afinal, o que é Call Center?

Call Center é uma central de atendimento telefônico, que atua diretamente como um canal de relacionamento entre a empresa e seus clientes. Ele é responsável, principalmente, pelo serviço de atendimento ao cliente, o SAC, mas, que também pode ser realizado para a realização de ligações aos consumidores. 

Há duas formas de atendimento telefônico entre a empresa e o cliente, sendo eles:

1. Receptivo ou Passivo

Interessados, consumidores ou clientes podem realizar uma ligação para empresa buscando a resolução de seus problemas ou para efetuar compras. Consiste, portanto, no recebimento de ligações por parte da empresa. 

2. Passivo

A empresa entra em contato com os possíveis interessados ou clientes, para oferecer novos produtos ou serviços, realizar aplicações de pesquisas de satisfação como a pós-venda, entre outros. Consiste na realização de ligações por parte da empresa. 

Como funciona um Call Center?

Devido a sua forma de atendimento como uma central telefônica ou/e recebimento de ligações dos clientes. O Call Center pode ser utilizado para a área de vendas de comunicação, de suporte técnico, entre outras. Tudo isso como uma forma de suporte para o cliente, e de melhorias tanto para a empresa como para o consumidor. 

Quais são as métricas importantes de um Call Center?

Realizar análises e monitoramento de métricas de atendimento poderá auxiliar na implementação de melhorias nos procedimentos internos, na otimização de produtos ou serviços, no direcionamento mais assertivo de investimentos e a identificar se o atendimento está prestando um bom atendimento ao cliente. 

Confira a seguir, quais são as métricas mais importantes para serem analisadas pela empresa:

Tempo de atendimento

O tempo que ocorre um atendimento é imprescindível para a avaliação da eficiência e da produtividade dos atendentes e para entender e promover melhorias internas na comunicação. É importante estabelecer um tempo médio de atendimento, para que sua equipe tenha um parâmetro a ser seguido. 

Tempo de espera

Um dos principais motivos da insatisfação e desistência do cliente é o tempo de espera de seus “problemas”. É importante sempre ter um tempo médio para ambas as métricas para assim, estabelecer um tempo adequado e minimizar as possíveis insatisfações e implementar cada vez mais melhorias internas. 

Histórico do atendimento

O histórico de todo o atendimento realizado, permite analisar tudo o que aconteceu durante durante o atendimento e possibilita a empresa a organizar-se e encontrar soluções rápidas caso ocorra algum problema. 

Nível de satisfação do cliente

O nível de satisfação do cliente realizado, permite que a empresa descubra se a eficiência operacional está dentro de todos os padrões de satisfação da empresa e do consumidor, e contribui para identificar procedimentos que podem ser melhorados na empresa e em seu atendimento. 

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Para que a empresa prossiga bem e obtenha um atendimento bem qualificado e satisfatório, é preciso que a empresa e o Call Center sigam uma série de estratégias e boas práticas, que devem ter o cliente como foco das operações. 

Dessa forma, para que o Call Center contribua para um bom aprimoramento do relacionamento entre empresa e consumidor, é preciso:

  • Conhecer bem a fundo o perfil do público;
  • Possuir um fluxo de trabalho bastante determinado;
  • Utilizar ferramenta que otimizem a atuação dos agentes;
  • Treinar de forma adequada a equipe;
  • Oferecer um atendimento ágil, empático, mas sem perder a qualidade;
  • Utilizar os dados gerados como base para melhoria dos processos.

Como montar um Call Center de qualidade?

Agora que foi possível entender melhor o que é e como funciona um Call Center, está na hora de descobrir como montar um Call Center de qualidade, para que o clientes se sintam satisfeitos e bem solucionados. Para montar esse departamento, é preciso:

  • Definir um plano de negócios bem elaborado e estratégico;
  • Fazer um bom planejamento financeiro;
  • Escolher quais serviços farão parte do Call Center;
  • Determinar qual será o tipo de operação, ou seja, ativa, receptiva ou mista;
  • Definir quais ferramentas e tecnologias serão utilizadas no departamento;
  • Respeitar as legislações vigentes, a exemplo da chamada Lei de SAC;
  • Treinar e capacitar a equipe que irá atuar no Call Center. 

O que um Call Center deve possuir para ser montado?

Para que seja um departamento bem preparado e estruturado na empresa, o Call Center precisará ter:

  • Processos bem definidos, padronizados e organizados, que estejam sempre visando o cliente;
  • Uma equipe bem formada por atendentes bem preparados, que possuam conhecimento técnico sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas que também saibam como tratar o cliente, aplicando o tom de voz adequado;
  • Estrutura tecnológica avançada e robusta que comporte o volume de ligações e de informações e dados gerados. 

Se você entender tudo sobre o que é, como funciona e o que é preciso para montar um departamento de atendimento em sua empresa, cujo é de extrema importância, é hora de buscar formas de atrair melhorias para sua empresa. 

Para manter um Call Center de sua empresa em perfeita ordem, com um atendimento de altíssima qualidade, bem organizada e estruturada de forma a atrair cada vez mais clientes fidedignos e satisfeitos, conheça a TALLOS a seguir!

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

O Call Center é uma central de atendimento telefônico, que atua diretamente como um canal de relacionamento entre a empresa e seus clientes. É um departamento de extrema importância para a empresa, pois é a área em que irá lidar com o cliente de forma direta, por isso, é preciso que seja uma comunicação empática e com soluções plausíveis de forma a satisfazer por completo o consumidor. E através da TALLOS, é possível desenvolver as melhores estratégias na comunicação e obter os melhores resultados de satisfação do cliente. Para saber mais acesse o site!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga nossas redes sociais

Conteúdos Relacionados

Veja mais

Posts relacionados