O que é Conversational Commerce e como usá-lo?

O que é Conversational Commerce e como usá-lo?

Sumário

Com o decorrer dos últimos anos, foi possível observar o quanto as redes sociais são ferramentas de extrema importância para as pessoas, que mesmo com todo o cenário do covid-19, se fizeram ferramentas de extrema necessidade para as pessoas e principalmente empresas. 

E é por isso que muitas empresas de E-commerce estão aproveitando e desfrutando da inteligência artificial, ferramentas de mídias sociais e estratégias personalizadas de atendimento ao cliente para melhorar a experiência de compras online em todos os canais.

O que é Conversational Commerce?

Conversational commerce ou comércio conversacional é uma modalidade de comércio online na qual os consumidores podem interagir em tempo real com empresas por meio de aplicativos de mensagens, apps para chat com humanos, chatbots e assistentes de voz. O objetivo, desse modo, é gerar conexões mais intensas com os consumidores e concluir mais vendas. 

Ou seja, por meio do conversational commerce os consumidores podem realizar várias ações, sem a necessidade de interagir com a interface de uma loja virtual. Por exemplo, é possível pedir informações sobre pedidos, fazer pagamentos, ver um catálogo de produtos e saber sobre prazos de entrega, além de tirar dúvidas em geral, sem ter que sair do ambiente do chat. 

Enquanto isso, empresas como a sua podem usar o ambiente dos chats para segmentar e se comunicar com grupos de consumidores. Assim, é possível enviar notificações push, links e conteúdo para vários consumidores com interesses em comum de modo simultâneo. Além disso, dá para expor produtos, enviar e receber pagamento, converter vendas e fornecer suporte. 

Por que usar o conversational commerce?

De acordo com pesquisas realizadas, cerca de 91% dos clientes de todo o mundo desejam ter assistência em tempo real. Até 21% desses clientes preferem esse tipo de atendimento, pois assim eles podem fazer várias tarefas enquanto recebem ajuda do atendente ou vendedor. 

E mais, segundo pesquisa do Facebook, cerca de 66% dos consumidores estão mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa é ativa em apps de mensagens. 

E conforme em mais informações, cerca de 89% dos consumidores relatam que uma resposta rápida a uma consulta inicial é importante para decidir de qual empresa comprar. Nesse aspecto, os chats e os apps mensageiros proporcionam muito mais agilidade no atendimento do que o e-mail e outros métodos de comunicação. 

Como usar o Conversational Commerce?

Existem várias formas de integrar o conversational commerce à sua loja virtual. A primeira delas é por meio de apps de chat, ou utilizando ferramentas como a TALLOS, por exemplo. Assim, os consumidores poderão conversar com um dos seus vendedores enquanto visitam as suas páginas de vendas. 

Também é possível usar aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger, entre outros, com o mesmo efeito. Além disso, pode-se implementar o videochat, que proporciona um atendimento muito mais completo, já que além de ouvir, os clientes poderão ver os vendedores e ver demonstrações de produtos. 

Ao longo das páginas do seu e-commerce você poderá incluir links para que os consumidores possam acessar os chats. O mais comum, no entanto, é inserir uma caixa flutuante para o chat que possa ficar visível em todas as páginas da sua loja online. Assim, toda vez que quiserem falar algo com um vendedor, os consumidores só precisarão acessar a caixa. 

Para receber pagamentos pelas suas vendas via chat use carteiras digitais e apps de pagamento como o Samsung Pay, Apple pay e PayPal, por exemplo. Você também pode trabalhar com boletos, depósitos em conta e com o PIX. 

Não perca mais tempo e comece a testar o Conversational Commerce e mantenha um relacionamento mais estreito com os consumidores, assim como a plataforma de atendimento digital TALLOS. Com ela, você poderá oferecer a melhor experiência de atendimento e realizar melhores e maiores vendas. 

E mais, antes de tudo, para melhor entender sobre o comércio conversacional, conheça o Marketing Conversacional com a nova parceira da TALLOS, a RD Station. Uma plataforma de soluções, um centro totalmente integrado, preparado para levar os esforços de venda, marketing e crescimento da sua empresa para outro patamar.

Conheça a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Revolucione já o seu atendimento e garanta a experiência do seu cliente acessando o site da TALLOS!

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