Para o bom funcionamento e sucesso de uma empresa, a marca necessita de ferramentas que contribuam para uma boa gestão. Como uma ferramenta em prontidão para organizar e registrar todas as ações de vendas de uma empresa, como a CRM. É o sistema ideal e preciso para tornar a abordagem e todos os contatos com os clientes mais assertivos.
O conceito de CRM envolve processos, estratégias, cultura organizacional e tecnologia. E acima de tudo, é um grande facilitador para as equipes de vendas.
Seja pequena, média e/ou grandes empresas, todas se beneficiam da estratégia como um todo.
Afinal, o CRM consegue analisar dados do cliente, antecipar seus desejos, otimizar o processo de vendas e aumentar a produtividade na rotina comercial, gerando um grande crescimento nas vendas e satisfação garantida do consumidor.
Afinal, o que é CRM?
A sigla CRM, em inglês “Customer relationship management”, significa “ Gestão de Relacionamento com o Cliente”, em português. Trata-se de um sistema que permite registrar e organizar da melhor forma, todos os pontos de um contato que um cliente tem com o vendedor de uma empresa.
Dessa forma, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, na mesma hora, consegue armazenar na ferramenta de dados como:
- Nome;
- Endereço;
- Telefone;
- Visitas ao site;
- Descrição de cada uma das interações.
Com isso, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos em um mesmo lugar.
É importante entender, que vai muito além de uma simples lista de contatos, na verdade, a CRM permite que sua marca construa um bom relacionamento e duradouro com seus clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.
Termos de CRM
A transformação digital veio para colocar o consumidor no centro do negócio. Logo, novas tecnologias como o CRM contribuem nesse mesmo sentido, pois ele leva o relacionamento da marca com o cliente para outro nível.
Contudo, é preciso realizar a separação de dois termos:
CRM de Marketing
O sistema CRM de Marketing, também pode ser chamado de plataforma de automação de marketing. Pois, está voltado para os processos de atração e nutrição de potenciais clientes, ou seja, os chamados leads.
Algumas funcionalidades do CRM de marketing que são básicas:
- Publicação de posts em redes sociais;
- Campanhas de email marketing;
- Pontuação e automação de lead scoring;
- Relatórios e dashboards;
- Integração com CRM de vendas;
- Entre outros.
CRM de vendas
O CRM de vendas é um sistema que ajuda as empresas a realizar melhores e mais vendas, e tudo em pouco tempo.
Ou seja, trata-se de um software voltado para o processo comercial, o processo de relacionamento que começou no marketing e que agora encontra-se com a equipe comercial.
O grande objetivo do CRM de vendas é controlar da melhor forma o fluxo dos leads no pipeline. Algumas funcionalidade do sistema de vendas, são:
- Cadastro de clientes (pessoas e empresas);
- Criação de múltiplos funis;
- Gestão de leads;
- Gestão do time de vendas;
- Integração com plataformas de marketing e outras demais plataformas;
- Relatórios;
- Entre outros.
Como o CRM funciona?
O CRM armazena todas as informações e facilita o trabalho da equipe de vendas em todos os pontos. É um sistema que organiza, de ponta a ponta, todo o processo de vendas.
Um bom software realiza:
- Registro e gerenciamento de todas as informações dos clientes;
- Agiliza o envio de emails, propostas e contratos;
- Entrega uma melhor visibilidade para tudo o que a equipe de venda realiza;
- Simplifica e agiliza tarefas repetitivas, deixando seu time livre para vender mais;
- Fornece relatório completos sobre o processo de vendas e oferece insights;
- Potencializa o crescimento das vendas de empresas de todos os tipos de portes.
Vantagens de utilizar o sistema CRM
A seguir, conheça as principais e maiores vantagens de adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento para a sua empresa:
Melhora o relacionamento com os clientes
Os clientes ativos de uma empresa são de suma importância, por isso, todo o cuidado e estratégias devem estar voltadas a eles, com o objetivo de consolidar esse relacionamento.
E tudo deve ser feito através do CRM. Isso porque é possível realizar um mapeamento das principais dores do cliente e antecipar-se a elas. Com isso, além da otimização de todo contato, é garantido também, a melhor experiência do cliente.
Identifica as melhores oportunidades
Um dos grandes benefícios do CRM de vendas, encontra-se na possibilidade de segmentação de dados. Por meio disso, é encontrada a possibilidade da ferramenta mostrar quais são as melhores oportunidades de vendas. Cujo é realizada de diferentes formas:
- Quais os melhores canais de aquisição de clientes;
- Qual o melhor tipo de cliente para a empresa;
- Quais podem trazer mais ganhos.
Praticidade e armazenamento de informação
Um dos principais benefícios do mundo digital é a facilidade do armazenamento de dados, que pode ser usado para diferentes estratégias de gestão, marketing e também de vendas.
Ademais, uma vez que manter as informações dos clientes sempre em mão é de grande importância, o acesso fácil e rápido a essas informações é essencial. E através do CRM, é possível.
Mantém o foco nos clientes e nos processos de vendas
A partir do momento em que o CRM é implementado em sua empresa, será garantido que a prioridade, sempre estará no atendimento personalizado, na fidelização e na satisfação do cliente.
Além de todas essas grandes vantagens, o CRM também permite o acompanhamento de todos os resultados obtidos pela empresa.
Para as empresas que estão em busca de otimizar sua empresa, implementar ferramentas como a CRM, torna-se benéfico e essencial. Sendo assim, conheça a seguir a TALLOS.
Conheça a TALLOS para um atendimento de qualidade
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
É no software de CRM em que são coletados e armazenados todos os dados de ações realizadas entre empresas e clientes, sendo responsável pelo gerenciamento dessa relação.
Dessa forma, é possível orientar de maneira efetiva o planejamento, para então definir as principais estratégias, visando vender mais através da fidelização e do bom relacionamento com seus consumidores.
Com a TALLOS, será possível otimizar de forma personalizada o atendimento da sua empresa. Gerando um relacionamento ainda melhor e mais bem estruturado com os consumidores. Sendo assim, acesse o site da TALLOS e saiba mais!