Transmitir uma boa experiência no atendimento ao cliente antes, durante e depois da realização de uma compra é essencial para o cliente e serviço. O atendimento ao cliente fornece todo o suporte por meio de informações, assistência e da criação de uma ambiente mais confiável e bem receptivo.
Um bom atendimento ao cliente, pode ser fornecido através de várias mídias distintas como: telefone, e-mail, chatbot, mídias sociais, mensagens de texto entre outras. E tudo isso, serve para tornar o atendimento ao cliente um atendimento de qualidade e confiável, oferecendo ao cliente todo o suporte que ele precisar.
É por isso que, entender o que é Customer Service, é algo essencial, pois através disso, poderá se tornar um diferencial muito bem vindo em meio à concorrência e para sua empresa. É preciso, de fato, buscar as melhores formas para oferecer um atendimento aos seus clientes cheios de excelência e qualidade. Sendo assim, que tal entender mais profundo o que é Customer Service? Confira a seguir tudo sobre!
O que é Customer Service?
Traduzido do inglês, “Customer Service”, significa “Serviço ao cliente”, ou seja, atendimento ao consumidor. O customer service é uma área que possui uma atuação bastante ampla, que cada vez mais, tem conseguido conquistar espaço e importância nos processos internos das empresas.
O Customer Service é a área que trabalha com o atendimento às reclamações dos consumidores. E também, trata-se de um setor bastante estratégico, que possui a capacidade de transformar os problemas de seu público em melhorias para o produto/serviço, ou para o suporte.
É importante ressaltar, que o Customer Service não se resume apenas em atender as reclamações. A área abrange demais situações, como a insatisfação do cliente, buscando resolver suas dificuldades de imediato. Mas, também busca formas de evitar a reincidência dos problemas. Os principais pontos de visão do Costumer Service, são:
- Metas Customer Service de eficiência comercial, operacional e de qualidade;
- Foco na satisfação e fidelização dos clientes através da personalização e humanização dos serviços;
- Investimento constante em melhorias e tecnologias que otimizam a experiência do consumidor.
Sendo assim, o Customer Service, não é somente uma área de suporte técnico, já que esta área reúne todos os departamentos que lidam com o público. Juntos, todos esses setores analisam as reclamações e usam os feedbacks para resolver dificuldades frequentes, otimizar o produto/serviço e identificar seus pontos fortes e fracos.
Benefícios do customer service para uma empresa
Com um atendimento de qualidade, que possui o poder de transformar os problemas em algo benéfico para o cliente, é impossível não gerar uma satisfação agradável do cliente para com a empresa. É por isso que o Customer Service, possui grandes benefícios, confira-os a seguir:
Reputação positiva
A área de Customer Service trabalha com o foco no cliente, um fator que ajuda bastante a evidenciar o quanto sua empresa se preocupa com o nível de satisfação dos consumidores.
Dessa forma, mesmo que ocorra uma insatisfação de qualquer situação por parte do cliente, é possível contornar a situação por meio do atendimento personalizado, que trabalha para solucionar e evitar problemas futuros.
O que acontece em casos como esses, é que na percepção do público passa a ser voltada para o bom atendimento e, ao indicar a empresa, o foco já não é direcionado unicamente para o ocorrido, mas para a solução, que deve ser encontrada e entregue rapidamente.
Dessa forma, a porcentagem de boas avaliações, satisfação e recomendação passa a subir e, como consequência, a boa reputação também. Além de ser importante atrair novos consumidores, essa iniciativa poderá abrir portas para novas parcerias e investidores.
Presença competitiva no mercado
Embora esse modelo de atendimento personalizado voltado para o cliente seja uma grande tendência no mercado, muitas das marcas ainda não estão trabalhando com esse mesmo foco. Por esse motivo, adotar uma estratégia de Customer Service ajuda você a manter-se à frente dos concorrentes que não estão reproduzindo o mesmo e ajudará você a obter um melhor resultado na empresa.
Além disso, o grande objetivo e foco principal da área de Customer Service, está em trazer melhorias para o seu produto ou serviço. Dessa forma, ela é responsável por inúmeras atualizações e sugestões que podem tornar o seu negócio muito mais competitivo. Também é por meio das funções de um Customer Service bem estruturado e organizado que você passa a ser capaz de atrair o público da concorrência, uma vez que, conseguirá comunicar seus diferenciais com mais eficiência.
Redução da insatisfação dos clientes e aumento da fidelização
Trabalhar em busca de um melhor atendimento, é algo essencial, para evitar uma insatisfação da parte do cliente para com o produto/serviço. Por isso, uma das principais metas do Customer Service é justamente evitar uma insatisfação e poder contornar a situação.
Quando sua equipe conhece bem o público alvo, ele pode, inclusive, antecipar-se das dificuldades e possíveis problemas. Além de reduzir um possível cancelamento, o atendimento focado no público também aumenta a possibilidade de fidelizá-lo à medida em que a experiência vai superando as expectativas.
Valorização do produto ou serviço
O mercado é bastante competitivo e com isso as ofertas disponibilizadas pela empresa estão cada vez mais semelhantes. Isso faz com que o atendimento diferenciado torne-se um dos grandes benefícios percebidos pelo público na hora de fazer uma contratação ou realizar uma troca de produto ou serviço.
Quais os objetivos do Customer Service?
O grande objetivo do Customer Service, é que ele não fique apenas recebendo e resolvendo problemas, mas também melhore o relacionamento com o cliente, de forma a satisfazê-lo por meio da comunicação.
Dessa forma, a área de Customer Service oferece um atendimento humanizado em todas as etapas da jornada do consumidor. Em especial no pós-venda, ajudando o cliente a usar o produto ou serviço, esclarecendo todas as dúvidas e trazendo boas soluções a qualquer dificuldade.
Quando o atendimento demonstra empatia e estabelece uma conexão com o cliente, fica ainda mais fácil comunicar-se com ele. Neste cenário, a área de Customer Service torna-se essencial para fazer com que sua equipe de atendimento consiga transmitir os valores da sua empresa.
Além de possuir o poder de transformar a experiência do cliente, as metas do Customer tem como objetivo contribuir diretamente para a fidelização do consumidor.
A importância do atendimento para seu negócio
Ao ler sobre o Customer Service, é possível observar e entender a grande importância de possuir um atendimento de qualidade e oferecer esse mesmo atendimento para os demais clientes. É sempre necessário manter:
- Experiências personalizadas;
- Funcionários amigáveis e representantes de atendimento ao cliente;
- Chance de trabalhar com uma marca que tenha uma boa reputação;
- Informações de fácil acesso ou ajuda.
É comum que haja dificuldades na hora de realizar vendas e atendimentos aos clientes, uma pressão maior para garantir novos negócios. Mas para ajudar você a encontrar uma maior facilidade, é possível contar com as inovações tecnológicas atuais.
É por isso que a TALLOS está presente no mercado: para auxiliar as empresas por meio de uma comunicação de altíssima qualidade e bem estruturada, conheça mais a seguir.
Conheça a TALLOS
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Contribui para uma melhor comunicação e entrega uma melhor experiência para seus cliente no atendimento, o que beneficia a empresa a possuir e transmitir para com os clientes uma comunicação de qualidade e repleto de benefícios. .
Meios sociais que a TALLOS gerência
A TALLOS trabalha com diversos canais de comunicação como: WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM, e etc. Tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Como funciona?
Confira a seguir como funciona:
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também tem vários indicadores e dashboards na plataforma que podem ajudar na gestão do seu time. Com a TALLOS, será possível identificar todos os problemas que ocorrem durante o atendimento e com isso, é possível contornar os cancelamentos.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, nossa plataforma também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
Nosso time de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
O Customer Service não é utilizado apenas para atender as reclamações dos clientes, mas também para auxiliá-lo de forma antecipada, ou seja, você deve sentir o problema do cliente antes de acontecer e de forma rápida ajudar o cliente em novas e boas soluções.
Demonstrar bastante empatia no atendimento, poderá torná-lo um cliente bastante satisfeito e capaz de indicar sua empresa para demais consumidores e conseguir com isso novos parceiros de negócios.E com esse objetivo a TALLOS poderá auxiliar a sua empresa na realização de um atendimento ao cliente bem estruturado e capaz de trazer um retorno satisfatório a sua empresa. Sendo assim, para entender e conhecer melhor sobre a TALLOS acesse o site!