O que é Dashboard e como montar um

O que é Dashboard e como montar um

Sumário

Para o sucesso de uma empresa, além de trabalhar com inovações, estratégias de atrair leads e estabelecer uma boa comunicação, realizar a gestão de dados é imprescindível dentro de uma empresa. Nesse processo, um Dashboard é bastante essencial e bem-vindo. 

Quando uma determinada organização deseja entender instantaneamente como uma campanha de marketing está desempenhando, ao invés de analisar diversas planilhas, levando horas ou até mesmo dias para chegar a uma conclusão, é mais fácil, ideal e rápido utilizar um Dashboard. 

Os Dashboards são meios visuais excelentes de auxílio de otimização e aumento da velocidade em processos de tomada de decisão. Com a coleta e a análise de dados, muito bem organizada da melhor forma no Dashboard, é possível entender tudo o que se passa dentro da empresa. 

O que é Dashboard?

A palavra Dashboard quando traduzida para o português, significa: “Painel de Controle”. É uma ferramenta de gestão de dados, que auxilia na exibição de métricas, que indicam como um processo de campanha ou a saúde de um negócio está se desenvolvendo, ou seja, ele analisa tudo que está acontecendo dentro da empresa. 

Alguma vez na vida, você já deve ter ouvido a expressão: “Informação é poder”, não é verdade? No mundo corporativo, essa frase faz todo sentido, principalmente se pensarmos no momento que vivemos, a Era Digital

Entretanto, com a grande demanda de informação gerada constantemente, o processo e a análise acabam sendo dificultados, levando horas, dias e até meses, se realizados em um processo tradicional.

Um Dashboard é composto de número, tabelas, textos e gráficos, que representam o detalhamento de todas essas informações complexas de maneira simplificada e organizada, auxiliando as empresas na tomada de decisão e acompanhamento de metas de forma rápida e fácil. 

Além disso, ele pode ser utilizado por qualquer área, para as mais diversas finalidades, pois é customizável. Para que o Dashboard funcione da melhor forma, precisa estar conectado aos servidores de dados da empresa.

Quais são as vantagens do Dashboard? 

Entender o que é Dashboard é compreender que ele é a forma mais eficiente de acompanhar diversas fontes de dados ao mesmo tempo, em tempo real ou não, e em um local apenas. O uso do Dashboard oferece as seguintes vantagens:

Auxilia na tomada de decisão

No processo de tomada de decisão tudo se torna mais simples com o uso dos Dashboards, que centralizam todos os dados em uma fácil visualização e compreensão, possibilitando a compreensão ampla do negócio, sejam nas atividades, investimentos, KPIs, prazos, estoque entre outros. 

Otimização de tempo e recursos

A visualização por Dashboard otimiza o tempo para a tomada de decisão, evitando trabalhos demorados com organização de dados, além de poupar o uso de ferramentas ou softwares completos de gerenciamento de projetos. 

Prevenção de riscos

A distribuição organizada dos dados de um projeto no Dashboard proporciona, além das oportunidades de insights, a detecção de riscos não visualizados no decorrer do planejamento de todo o processo ou até mesmo entender a real gravidade de um problema subestimado anteriormente. 

Integração e transparência

Muitos acreditam que um Dashboard é útil apenas para os gestores, e na verdade, não é bem assim. Muitas empresas expõem seus painéis com os processos de negócio em lugares estratégicos da organização, para que possam ser visualizados por todos os funcionários e até clientes. 

Em uma gestão de projetos, é essencial que tanto os líderes quanto suas equipes tenham acesso aos indicadores e resultados da empresa, para manter a transparência das informações e a construção colaborativa em que todos participam com o máximo de comprometimento para o bem do negócio. 

Como montar um Dashboard?

Antes de tudo, é importante e necessário entender qual a finalidade e definir qual será o público-alvo. Isso deve ser feito para que o painel não se torne uma mistura de dados sem um consenso, algo que nenhuma pessoa conseguirá entender e em uma ferramenta sem utilidade. 

Sendo assim, analise quais tarefas fazem parte do processo organizacional, e assim, defina quais as métricas e indicadores serão incluídos no Dashboard, além das pessoas que terão acesso, de acordo com seus papéis na empresa. Veja como montá-lo:

Escolha o tipo de Dashboard

Cada Dashboard possui um determinado propósito. Logo, é essencial que, desde o início do desenvolvimento, todos os objetivos sejam definidos para que seja realizada a melhor escolha. 

Fazer um benchmarking, é uma ótima opção nesse processo, buscando saber como as outras empresas, sejam elas concorrentes diretas ou não, estão visualizando seus dados, que tipos de gráfico costumam usar e como dividem os painéis para cada setor da empresa. 

Organize as informações e escolha o que interessa

Um bom Dashboard representa diferentes dados agrupados de forma lógica. As informações financeiras devem estar juntas em uma tela, assim como dados de marketing e vendas devem estar em outra, e assim por diante.  

Com todos os dados, métricas e indicadores em seu devido local bem agrupados, filtre-os no que são relevantes para o público-alvo. O objetivo é deixar o Dashboard objetivo, com visualização fácil, para uma utilização mais eficaz. Caso haja excesso de dados, o sentido da ferramenta será totalmente perdido e o painel ficará poluído. 

Preocupe-se com a atualização dos dados

O gestor ou analista que cuida do Dashboard deve certificar-se de que tudo está sendo atualizado no intervalo correto de tempo. Em diferentes casos ou situações, dependendo da necessidade, não é preciso um painel com atualizações em tempo real, mas pode ser por hora, dia, semana, mês e muito mais!

O Dashboard ajuda a empresa a realizar uma análise mais prática, ágil e organizada, por isso há vantagens que realmente valem a pena o uso. Mas, para ajudar seu negócio, que está em busca de praticidade, agilidade e uma melhor forma de realizar análise dentro da sua empresa, conheça a TALLOS.

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados. E você conseguirá visualizar através dos dados em um dashboard completo, todas as etapas do seu atendimento.

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Será possível notar que um Dashboard, é composto por números, tabelas, textos e gráficos, que representam o detalhamento de todas essas informações complexas de maneira simplificada e organizada, auxiliando as empresas na tomada de decisão e acompanhamento de metas de forma ágil e simples. 

E com a TALLOS será possível acompanhar sua empresa ainda mais de perto, melhor, rápido, simples e com uma aliada de altíssima qualidade. Sendo assim, acesse o site da TALLOS e saiba mais!

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