Em uma empresa para manter-se sempre organizada e bem estruturada, é preciso que haja uma boa comunicação em todos os aspectos e áreas. Logo, o email marketing nada mais é que, toda comunicação via email que ocorre entre uma empresa e seus clientes ou equipe.
É considerada uma das principais estratégias de Marketing Digital. Trata-se de um canal direto de comunicação com o seu público, que pode ser usado para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas.
Por um longo tempo, o email marketing passou a ser sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens sem antes visualizá-las.
Porém, com o decorrer dos anos, muitas coisas mudaram e com isso a tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos emails, que podem chegar para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Para isso, basta saber usá-la.
Sendo assim, confira neste artigo a seguir, tudo sobre o que é email marketing, para que usá-lo e suas vantagens.
Afinal, o que é email marketing?
O email marketing é uma estratégia de envios de emails para uma determinada lista de contatos de clientes e/ou equipe, com o objetivo de estabelecer uma comunicação com cada usuário e cumprir determinadas metas de marketing.
Principais vantagens do email marketing
Entre as maiores vantagens que há no email marketing, confira a seguir as 5 principais:
Permite segmentar o envio de mensagens
Dessa forma possibilita a construção de conteúdos diferentes para perfis de públicos diferentes. Geralmente, esse tipo de estratégia apresenta taxas de engajamento melhores dos que os de e-mails genéricos.
Constrói relacionamentos e desperta o interesse dos clientes
O relacionamento com o cliente, é a chave para gerar receita no digital atualmente e o email marketing é o principal meio para nutrir um contato direto e contínuo com seu público.
Facilidade de iniciar e medir os resultados
As ferramentas auxiliam qualquer pessoa a começar com o email marketing, sem mencionar que, várias campanhas bem-sucedidas utilizam texto simples, mostrando que o conteúdo de um email é essencial. A maioria dos softwares também permite que você rastreie as taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real.
Trabalha com um público que já está engajado
Esse é conhecido por ser um dos únicos canais que o público pede para receber comunicações de uma empresa. Grande parte das empresas que utilizam o email marketing só enviam mensagens para quem realizou as inscrições para recebê-las. Isso contribui para obter taxas de conversão bem elevadas, pois sua empresa se comunica apenas com aqueles que já possuem um interesse em sua marca.
Custos bem mais baixos na comparação com ações de marketing
Uma das grandes vantagens do email marketing, encontra-se em seu custo ser mais baixo em comparação com os outros canais de marketing convencionais ou até outros digitais que demandam um certo investimento para obter bons resultados.
Logo, usar de forma adequada o email marketing é uma poderosa e mais eficiente fonte para manter um excelente relacionamento com essas pessoas, sejam elas, clientes atuais ou apenas potenciais interessados, e transformar esse contato em retorno financeiro.
A sua empresa ainda poderá economizar tempo, entregando mensagens mais ágeis para sua audiência.
É importante ressaltar que esse é um ativo que deve ser nutrido com tempo e muito bem explorado com cuidado, mas o resultados valem todo o esforço e tempo.
Qual a importância de usar o email marketing?
O email marketing quando utilizado poderá gerar e cumprir diversos benefícios e objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito mais além disso.
A partir do momento em que um usuário permite o recebimento de mensagens da sua empresa, ele libera acesso a um ambiente pessoal da sua vida, e que poucos podem adentrar, e a partir daí está aberto e apto para conversa. Sendo assim, até aqui você poderá conversar de forma mais pessoal com seus clientes.
Se você limitar-se apenas à estratégia de divulgar e vender produtos, poderá perder chances de aproximar-se de seus consumidores e assim criar laços mais fortes com cada um deles. Portanto, confira a seguir a importância de utilizar o email marketing:
Estreitar relacionamento
O email marketing é uma comunicação direta com seus clientes, trata-se de um canal de relacionamento bastante pessoal. Logo, é a oportunidade ideal de estreitar o relacionamento com eles. A partir do momento em que os usuários permitiram dar permissão aos emails da empresa, logo eles esperam receber as mensagens de tempos em tempos da sua marca.
Nesse momento, é ideal aproveitar para manter a sua marca sempre próxima ao seus clientes, sempre ativa na sua lembrança.
Promover seus conteúdos
Promover conteúdos publicados para as empresas que possuem um blog, é um papel essencial e fundamental para o sucesso da sua estratégia.
Há vários canais possíveis de utilizar para esta função, e o email é um deles. Você poderá enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos. Com isso, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a visibilidade de sua empresa na internet.
Nutrir e educar leads
A estratégia de nutrir e educar leads, tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes. Para isso, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com cada um de seus clientes.
Cada vez que um conteúdo é enviado, mais seus usuários entenderão melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes
A comunicação em uma empresa é essencial, inclusive, através do email marketing serve como uma forma de sempre lembrar que você está ali em prontidão para atendê-los e as suas necessidades. Além de realizar uma comunicação com seus clientes e possíveis clientes, é preciso estratégia na forma de se comunicar, e é neste ponto que o marketing entra. Portanto, para oferecer um atendimento e comunicação de qualidade, conheça a TALLOS.
Afinal, o que é TALLOS?
A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.
Funil de vendas da TALLOS
Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação.
Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc.
Métricas de atendimento na TALLOS
A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.
NPS na TALLOS
Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a TALLOS também possui vários indicadores e dashboards em sua plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.
Acompanhe a sua equipe
Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.
- Média de atendimento por setor;
- Média de atendimento por operador;
- Tempo de atendimento;
- Palavras-chave nas conversas;
- Motivo de finalização de atendimento.
Armazenamento de dados
Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.
Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da TALLOS também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente.
O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!
Indicadores em tempo real
Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.
Confira algumas informações que você pode ter em tempo real:
- Quantas pessoas estão online;
- Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
- Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
- Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
- Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
- Quantidade de atendimentos realizados até o momento.
A grande importância de utilizar o email marketing para uma empresa é imensurável, pois através do email marketing é possível abrir portas às novas possibilidades e assim obter ganhos inimagináveis.
A famosa frase “quem não é visto não é lembrado”, pode adequar-se ao email marketing, pois através dele, pessoas podem passar a enxergar a empresa e encontrar necessidades pessoais que a sua marca poderá supri-las e trazer assim, soluções aos futuros consumidores, tornando-os clientes fidedignos e satisfeitos.
A comunicação no email marketing é um outro ponto essencial e de suma importância a ser comentada, já que, através do atendimento os clientes poderão ou não consumir novamente seus produtos/serviços. É preciso oferecer um atendimento e uma comunicação de qualidade e plausível, e para obter um atendimento mais organizado e estruturado, conheça mais sobre a TALLOS acessando seu site!