O que é endomarketing e como ele pode melhorar a sua empresa

O que é endomarketing e como ele pode melhorar a sua empresaO que é endomarketing e como ele pode melhorar a sua empresa

Sumário

Possuir colaboradores engajados e muito bem informados é um dos maiores diferenciais que qualquer empresa pode ter. É por isso que o Endomarketing é tão essencial em uma empresa. 

O Endomarketing é uma das formas mais eficazes para reduzir o índice de rotatividade de funcionários, o turnover, e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa. 

Essa estratégia contribui para a criação e desenvolvimento de imagem de um lugar agradável e prazeroso a se trabalhar tornando este o emprego dos sonhos de muitas pessoas. 

Como o marketing deve sempre iniciar de dentro para fora, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing e como ele poderá melhorar a sua empresa com sucesso.

Afinal, o que é Endomarketing?

O Endomarketing nada mais é que uma estratégia institucional voltada para as ações internas de uma empresa. Também é chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, resultando em um time ainda mais motivado e reduzindo o turnover.  

A grande importância de investir nessa estratégia em uma empresa, gira em torno da influência dos colaboradores dentro do próprio negócio, pois, possuem contato direto com todos os processos o que torna mais aptos para opinar e influenciar as pessoas a respeito da marca de modo geral. 

Seu objetivo principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca. 

Os colaboradores mais engajados também ajudarão na organização a divulgar sua cultura interna. As ações de Endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas. 

Qual a importância e influência do Endomarketing para a melhora da sua empresa?

Antes de dar início ao investimento na estratégia de Endomarketing, é essencial entender a importância dessa estratégia para sua empresa. Portanto, confira a seguir:

Equipe mais motivada

A estratégia de Endomarketing auxilia na motivação da equipe, isso porque a empresa demonstra estar mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer. 

A grande motivação dos funcionários tende aumentar consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que preocupa-se com a qualidade de trabalho e bem-estar em uma empresa. 

Otimização da produtividade

Da mesma forma que a motivação, a produtividade também torna-se realidade dentro de uma empresa com boas estratégias de Endomarketing. 

Quando a equipe se sente mais motivada e satisfeita com seu trabalho, o time tende a executar da melhor forma, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

Menor rotatividade de funcionários

A motivação está ligada a mais um ponto de vantagem do Endomarketing. Quando vem à mente, colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho em que estão inseridos, é perceptível que a rotatividade de funcionários diminui.

Ao notar que está inserido em um ambiente de trabalho em que a qualidade e bem-estar da equipe é prioridade, poucos demonstram estar dispostos a deixar a empresa, não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa entrega a todos os funcionários. 

Times mais leais e compromissados com a empresa

Uma empresa que se preocupa com as necessidades e sugestões da equipe para melhorar o dia a dia da empresa impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham. 

Empresa mais agradável para trabalhar

Quando uma empresa preocupa-se com a qualidade de trabalho e bem-estar da sua equipe, o fluxo de atividades e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa. 

Logo, isso influencia no desempenho da equipe e no aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa. 

A estratégia do Endomarketing é essencial em sua empresa para auxiliar no crescimento da empresa através de uma equipe de altíssima potência, satisfeita e encorajada. 

A TALLOS utiliza estratégias de Endomarketing com os seus colaboradores e isso tem ajudado bastante na satisfação e retenção deles. Você conhece a TALLOS?

TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital criada para descomplicar a gestão do seu time de vendas e sucesso do cliente. Centralize todos os seus canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail, Messenger, seu Site, CRM etc) e tenha acesso a jornada do seu cliente; conversas por texto e áudio, processo de implantação, tickets abertos, pesquisa de NPS, análise de dados.

Funil de vendas da TALLOS

Dentro da plataforma da TALLOS, possui um funil de vendas criado para otimizar o trabalho do seu time comercial. Com ele, é possível categorizar os clientes de acordo com as etapas pré definidas pela sua empresa. A funcionalidade é customizável, para que você possa aproveitar ao máximo a sua operação. 

Além de poder categorizar os clientes pelas etapas, você também tem acesso aos dados desses clientes, como histórico de conversas. O seu filtro pode ser por colaborador, setor, processo de venda etc. 

Métricas de atendimento na TALLOS 

A TALLOS possui um gráfico criado para observar a quantidade de atendimentos relacionados ao período escolhido pelo usuário. É possível analisar dados de T.M.A (Tempo Médio de Atendimento) e  T.M.E (Tempo Médio de Espera), além do NPS.

NPS na TALLOS

Ao final de cada contato o seu cliente responde a pergunta de satisfação: “De uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a sua empresa?”. A análise é integrada com todos os seus canais de atendimento (WhatsApp, Telegram, seu Site, E-mail e Messenger). Além da pesquisa, a Tallos também possui vários indicadores e dashboards em sua  plataforma que podem ajudar na gestão do seu time.

Acompanhe a sua equipe

Com os indicadores certos é possível resolver vários problemas da sua equipe e fortalecer os pontos positivos. Com a TALLOS, você tem acesso ao ranking de atendimento e pode fazer o filtro por setor ou operador. Confira algumas informações que você pode ter acesso.

  • Média de atendimento por setor;
  • Média de atendimento por operador;
  • Tempo de atendimento;
  • Palavras-chave nas conversas;
  • Motivo de finalização de atendimento.

Armazenamento de dados

Com a TALLOS você tem todos os seus dados na nuvem, com segurança e acesso online e 24h por dia. Já imaginou armazenar as suas informações em planilhas compartilhadas por várias pessoas? Uma simples edição indevida pode mudar o cenário do mês, prejudicando toda a operação.

Com o armazenamento de dados é possível filtrar suas informações por mês, data, horário, setor ou operador de atendimento. Além dos números, a plataforma da Tallos também armazena todas as conversas – por texto e por áudio. É uma ferramenta de segurança para você e seu cliente. 

O time da TALLOS de Sucesso do Cliente está sempre disponível para esclarecer dúvidas e te ajudar a ter as informações corretas. Tudo feito de forma automática!

Indicadores em tempo real

Além do armazenamento de dados, também é possível ter acesso às informações em tempo real. Esse é um recurso que pode ser utilizado no dia a dia para interferir em atendimentos que não estão no padrão.

Confira algumas informações que você pode ter em tempo real: 

  • Quantas pessoas estão online;
  • Quantas pessoas estão sendo atendidas naquele momento;
  • Quantas pessoas entraram em contato até aquele momento;
  • Qual o tempo médio de atendimento do setor ou do operador;
  • Qual o tempo do cliente na fila de atendimento;
  • Quantidade de atendimentos realizados até o momento.

O Endomarketing é uma excelente estratégia a ser elaborada dentro de uma empresa, com isso, será possível obter os melhores resultados com sua equipe, resultando, inclusive, no crescimento da marca. E para que sua empresa possua uma melhor e maior comunicação, seja com a equipe ou clientes, conheça mais sobre a TALLOS acessando seu site!

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